terça-feira, 31 de dezembro de 2013
Coletânea Hominis Canidae - #HitsBr (2013)...
Download: #HitsBr (2013).rar
Hit seria aquele faixa de disco ou single que se destaca e tem sucesso. Aquela música ou melodia que gruda na sua cabeça e demora pra sair, que acaba marcando o seu ano e fazendo você lembrar o que passou nele toda vez que escutar esta canção. O artista pode fazer de uma faixa hit, mas não necessariamente ter um bom disco. Falamos isso porque existem discos que não entrariam entre os melhores do ano, mas aquela faixa é realmente genial.
Pedimos para diversos amigos nos mandarem suas opiniões das melhores músicas que ouviram no Brasil em 2013, e eis aqui nossa mixtape colaborativa de hits nacionais deste ano. Feita através da votação de parceiros da internet e alguns daqueles que nos acompanham diariamente e curtem fazer suas listas de final de ano. Chegamos a um resultado abrangente, com mais de 160 bandas ou artistas citadas e mais de 200 músicas.
Desde que começamos esta brincadeira (este é o terceiro ano), esta é a coletânea mais pop e com menos distância entre as bandas citadas e que entraram na compilação. Seria pelo fato do ano ter sido mais parelho, ou realmente o Brasil é muito grande e as escolhas se diversificam? É o tipo de questionamento que pediria um estudo sobre o assunto, mas que não tira o mérito deste resumo. Segue então algumas palavras sobre os sons selecionados na ordem decrescente de votação:
01. Apanhador Só - “Despirocar”: sabe a rotina? Ônibus cheio, correria, atender telefone, digitar, emprego, sentir fome 12h, seu chefe e tudo isso? A canção fala sobre isso, sobre o chegar em casa, a rotina. É notável que no álbum que tem essa canção, Antes que Tu Conte Outra, o grupo melhorou e muito e a faixa representa bastante essa nova fase do Apanhador Só.
02. Emicida – “Crisântemo”: Essa foi provavelmente a música mais triste de 2013. Nela, Emicida conta sobre a perda de seu pai, seu Miguel, que após tentar apartar uma briga no bar, caiu e bateu a cabeça. A faixa ganhou um clipe lindo e que vale o clique. Por favor, faça isso aqui.
03. Passo Torto – “Homem Só”: Quando ouço esta canção, imagino o paulistano típico. Sozinho, ele, o mundo, as ruas congestionadas, aquele fluxo de gente ridículo dos centros comerciais da cidade e ele rondando, voltando do trabalho, sem perspectiva, numa cidade nada humanizada; no caos cinza dos carros, das pessoas solitárias mesmo rodeadas de gente.
04. Wado - “Rosa”: Uma dos foras mais românticas do ano, um poema de amor e uma ode ao fim. Com seu coração exposto em versos, Wado passa toda sua sensibilidade. Esta canção também é um bom exemplo da influência de Marcelo Camelo nas letras e no instrumental do novo disco do cantor, com um que de minimalismo e muito de MPB.
05. Don L - “Morra Bem, Viva Rápido”: a música que abre a mixtape, Caro Vapor / Vida e Veneno de Don L, pode ser entendido como um lance meio carpe diem, mas desencana, é mais legal que isso. Aqui rola um pouco daquela mensagem auto-destrutiva do Tyler Durden no Clube da Luta, com fitas reais da vida do Don, “E é, eu quero algo que venda tipo gasolina / E não me tenha treta tipo cocaína”.
06. Vanguart - “Estive”: Uma música que remete a uma banda de Cuiabá, que anos atrás apareceu para o Brasil com um alt. Rock, caindo pro Folk e cantando em inglês. Depois disso, se perdeu um pouco, mas para quem conhecia o Vanguart de outros tempos, a banda parece ter se reencontrado nesta bela canção, na qual temos um vocal choroso, em uma procura desesperadora, porém, bem bacana. Se você não conhecia este lado da banda, por favor, procure os sons mais antigos deles.
07. Marcelo Jeneci - “De Graça”: Jeneci tem a arte de incorporar influências diversas e conseguir expor todas elas em um mesmo trabalho ou canção. “De Graça”, música que dá nome ao segundo disco do cantor, tem uma áurea “Caetanesca” nos anos setenta e um vocal “Antunesco”, dos tempos animados de Titãs. Adicione ai, uma batida típica da atual música paraense e sim, você pode conseguir virar um hit. No final, concordamos que o bom da vida é de graça!
08. Bárbara Eugênia - “Roupa Suja”: relacionamentos que não dão certo sempre são temas de canções. A Bárbara Eugênia faz isso de um modo bem bonito, “Agora que você diz / Que não tem jeito sem dor / Demora, e não quer se enroscar / Agora chega pra mim / Dizendo "cantar cura o mal" / História, é conversa pra boi dormir / Eterniza a solidão, pior, faz bem não”.
09. Ex-Exus - “Estejam Sempre Aqui”: Esta é uma música manifesto em ritmo de um rock funkeado, convida a todos a os acompanhar, já avisando o que eles realmente são, bêbados errantes e ansiosos, deixando o ouvinte a par do que o espera, por sua conta e risco. E talvez nesse mundo careta e de incertezas, pensar por fora, diferente, ser um outsider, nos leve ao caminho da salvação, como eles próprios, nada modestos, se denominam, como gurus espirituais do caos, anti-heróis, inimigos declarados dos manuais de autoajuda.
10. Graxa - “Um Bando de Crocodilos”: Nós gostamos do Graxa por essas e outras. A canção, que tem um instrumental bem garageiro e lo-fi, fala sobre lugares descolados, gente “sem molho”, os crocodilos mesmo. Não entendeu? Ele mesmo explicou pra gente em um faixa a faixa que fizemos no Alt: “A locação da música na verdade é numa casa descolada, não num bar. Eu não me sinto à vontade em ambientes assim”.
11. Bixiga 70 - “Ocupai”: A big-band paulistana mostrando novas faces sonoras em seu segundo disco nesta canção, vemos um pouco destas influências. Um pouco de eletrônico, misturado a uma batida dançante, porém longe do Afrobeat, algo bem mais brasileiro. Instrumentos de sopros inspirados e bem entrosados entre si e temos uma música vibrante, dançante e que fala muito, mesmo não tendo uma palavrinha sequer.
12. Herod (Layne) – “Blinder”: Essa vai pra quem acha que no Brasil não existe shoegaze e também reafirma a nova fase da Herod, como uma das melhores bandas experimentais do Brasil. “Blinder” é uma das melhores faixas de Umbra e conta com a participação de Filipe Albuquerque (Duelectrum) nos vocais. Uma canção que mistura certa delicadeza instrumental com uma letra forte cantada baixinho. O esporro do final é impecável.
13. Lupe de Lupe - “Homem”: Se o Emicida compôs uma das canções mais tristes do ano, o Vitor Brauer conseguiu fazer uma das sinceras. Aqui, num molde meio Morrissey, o mineiro criou uma verdadeira carta para um amigo antigo e bem próximo. “Houve um tempo em que nós dois erámos feito unha e carne / Houve um tempo em que nós dois éramos inseparáveis / E por isso imbatíveis”. Ao longo da canção, Vitor continua abrindo seu coração para encerrar num momento tenso e extremamente sincero. “25 anos sem beijar um homem / 25 anos pra chegar e te dizer / Que se eu tivesse beijado um homem, esse homem seria você /Esse homem seria você”.
A arte mais uma vez foi colaborativa, porém, desta vez, partindo de rabiscos feitos por alguns dos artistas que participaram do blog neste ano, realizando capas para nossas coletas mensais. Quem deu inicio a arte da capa foi Cairo Melo (Novembro) e na contracapa foi Felipe Vaz (Janeiro). Depois disso, aconteceram intervenções de Rafael Brasil (Fevereiro), João Cassiano (Setembro), Ianah Maia (Junho) e Thiago Couceiro (Outubro). Finalizando a arte, mais uma vez o parceiro George Frizzo fez a diagramação em grande estilo. Agradecemos a todos os artistas que realizaram nossas coletas ao longo do ano e mais esta última correria, precisando, estamos ai! Foram belos trabalhos, torcemos para que vocês continuem fazendo arte e que tenhamos ajudado de alguma maneira em suas vidas.
Esse material não deve ser comercializado, apenas disponibilizado para download. Trata-se de mais uma mixtape, desta vez feita da maneira mais democrática possível, com a opinião de quem teve tempo e fez contato com a gente ao longo de nossa existência e deste ano de protestos, tanto para trocar ideia, enviar seu som, realizar intervenção visual, reclamar de nossas postagens ou simplesmente acompanha esta nossa brincadeira insana e saudável. São 13 artistas de diversos locais do país, trabalhos de estilos diferentes, cada qual com sua qualidade e mostrando a diversidade da música feita no Brasil, esperamos que você divirta-se quando ouvir os sons da coleta como nós que a fizemos e até o ano que vem!
Continuem disseminando o som, escutando música e indo aos shows!
segunda-feira, 30 de dezembro de 2013
24 discos nacionais que vocês deveriam ter escutado em 2013...
Eis aqui nosso já tradicional resumo musical do ano em links para download de discos bacanas deste ano postados aqui no blog. Caso queira ler opiniões sobre tais trabalhos, basta clicar neste link e ler os textos e justificativas no Altnewspaper, boa diversão! Neste ano, postamos para download aqui no blog 444 trabalhos nacionais lançados ao longo de 2013, superando todos os outros anos de postagens por aqui. E mesmo assim, o email segue cheio de discos deste ano, que só serão postados no ano que vem. Ontem, saiu a última coleta mensal do ano, representando o mês de dezembro e contabilizando mais de 43 mixtapes ao longo deste quatro anos e meio, nada mal, né?! Amanhã, sai a edição 2013 da coleta de #HitsBr, feita através da votação de vários parceiros de outros sites e jornalistas culturais, além da votação popular de você que acompanha este blog e quis participar. Assim, fecharemos mais um ano de atividades da melhor maneira possível, com a boa música nacional!
Segue então uma lista com 24 registros nacionais de 2013 que você deveria ter escutado neste ano, sem ordenar nem nada, quem sabe ainda dá tempo! Ah, os comentários seguem abertos, mandem suas listas, comentários, mimimis, entre outras coisas!
domingo, 29 de dezembro de 2013
Hominis Canidae #43 - Dezembro (2013)...
Chegamos a nossa última coleta mensal do ano, logicamente que é por que o ano está acabando e estamos em Dezembro. Esta mix ficou bem doida e cheia de disco lançados ao longo do ano de 2013 (saca ai o setlist), sabe como é, tentamos dar saída no máximo de discos do ano que está acabando. Exemplos não faltam, como o indie rock dos gaúchos da Loomer, ou o som divertido do Dubstereo, ao improviso com os paulistanos da Aos Maníacos Símeis e o eletrônico regional de DJ Dolores. A faixa que fecha a mixtape veio de Maceió e é o novo single da Katty Winne, o rock ló-fi bem bacana de “Sweetheart”, que também saiu em videoclipe, mas ouça o som ai...
A colorida e bonita arte deste mês é da carioca, mas atualmente morando no Recife, Isabella Giordano, ela mesmo explicou a ideia por email: “Segundo Brian Froud, vários sons conhecidos pelos humanos tem suas origens em um outro mundo. A música das fadas com o ar melancólico pode acalmar o ouvinte em um sono fatal enquanto, na melhor das hipóteses, ele é arrastado para um esquecimento melancólico, ouvindo sempre um vago anseio, um lembrete constante do inatingível. O cisne representado no banjo faz referência à crença corrente na Antiguidade de que o cisne emitia sua mais bela canção antes de morrer: exatamente nesse momento seu canto tinha as modulações mais harmoniosas. As flores sobre o chapéu do duende da direita são jacintos-do-campo, também conhecidos como sinos de fadas. Entre várias lendas que circulam a flor, uma conta que se você ouvir o sino de um bluebell soar, é porque você ou alguém próximo irá logo morrer. O que talvez não seja uma mentira, já que as flores são venenosas, então se você estiver perdido num campo destas flores e se sentir desorientado e com sinos nos ouvidos, é melhor se preocupar." Ela explicou os personagens em sua fanpage do facebook, mas para curtir outros trabalhos da moça, visitem o site dela!
Lembramos mais uma vez que essa coletânea não deve ser comercializada, apenas disponibilizada livremente na internet (pode disseminar sem moderação!). Se quiser, você pode até ripar um CD e da de presente pra algum estranho na rua, ou para aquela gatinha que você estiver afim. O nosso intuito com essa coleta é fazer um resumo do mês para quem acompanha o blog com frequência e pode ter deixado algum som desses passar. A ideia sempre foi divulgar ao máximo a música nacional independente, além de animar a vida das pessoas com boa música! Ou você vai dizer que suporta o transito no busão sem música? E que o passeio de bicicleta não fica bem mais legal com som? Fazemos isso por que achamos bacana, então, ano que vem voltamos com mais, ou não!
Continue comprando discos, indo aos shows e apoiando as bandas!
sábado, 28 de dezembro de 2013
TuNa - Dupla Face (2013)
Download: Dupla Face.zip
"Dupla Face tem este nome porque tráz a ideia da multiplicidade da realidade e das coisas da vida e porque está arranjado nessa simetria: oito músicas, quatro de cada lado, formando pares que abordam, de pontos de vista diferentes, não necessariamente opostos, mas diferentes, quatro temas, ou quatro temas geradores, porque cada tema tem suas outras faces, que se vão mostrando como a cara e a coroa se mostram enquanto a moeda gira no ar. Este é um disco conceito, que tenta discutir o quanto a rigidez pode quebrar mas que com uma boa raiz podemos florescer em diversos lados, opostos inclusive".
Weise - Aquele que superou o fim dos tempos (2013)...
Formada em meados de 2005, em Salvador (Ba), pelos amigos Leonardo Freitas, Vitor Santos e Paulo Ferreira, a banda Weise vem buscando espaços no cenário musical alternativo. Assim como designa seu nome - maneira, jeito. Weise nasceu com o objetivo de fazer música autoral sem se definir em um único estilo. As músicas, que variam entre o peso, agressividade, leveza e melancolia, possuem letras poéticas mas sem compromissos, geralmente questionando o ser humano, suas relações, limites e necessidades. A banda é simples, sim, porém sinérgica....
sexta-feira, 27 de dezembro de 2013
Arthur R - 1989 (2013)...
Download: Arthur R - 1989 (2013).rar
Acho que um dos camaradas que melhor define o termo ócio criativo é Arthur Ricardo, conhecido por "Tampinha", de Natal. Nos últimos dias do ano o camarada resolveu lançar um novo trabalho, um registro triplo. "Este material gravado ao longo do ano de 2013, e que rendeu um box com três discos de 12 faixas cada. O disco se chama 1989, que é o ano da foto da capa. Todas as músicas foram feitas e gravadas e mixadas naquele esquema eu-comigo-mesmo, exceto a faixa #07, do disco três, onde contei com ajuda dos amigos Olavo (Baixo) e Daniel (Bateria)", ficou bem bacana...
Dubstereo - Dubstereo (2013)
Download: Dubstereo.zip
Talvez o principal desafio do Dubstereo com esse disco fosse conseguir levar para o estúdio a energia de suas apresentações ao vivo. E a sensação ao ouvir essa pedrada é automaticamente imaginar o quanto essa banda deve crescer ainda mais no palco. Reunindo um time que conta com alguns dos músicos mais relevantes da música baiana atual, o Dubstereo passeia com tranquilidade por vertentes da música jamaicana nas 12 faixas (instrumentais e cantadas) do disco. Ouça a faixa “Sem Crise” e tente não se imaginar amarradão com a energia que isso deve ter num show. A produção do álbum é um ponto a se destacar, imprimindo uma atmosfera orgânica e clássica ao registro... (Continue lendo)
quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
Obasquiat - Obasquiat EP (2013)
Download: Obasquiat EP.zip
"Extensão auditiva de captação melódica": Extensão das veias do mundo das idéias,projeto introspectivo. Obasquiat tem a proposta também,de manter um contato mais intimo com a poesia e a prosa. O trabalho também engloba muita imagem,sons,percepção...O conceito vem no seguinte: ampliar idéias,buscar novas mesclas. A oportunidade de explorar novos campos artísticos. E essa foi a "formula" de manter a cadencia em estimulo".
Plastico Tangerina - Barbarismo (Eu me derreto em Plastico) (2013)...
O terceiro álbum lançado pelo selo independente Caesar Simia Records, traz músicas com letras contemporâneas, ácidas e questionadoras, além de linguagem poética do artista Plástico Tangerina. Esta é uma das possibilidades propositivas do projeto Plástico Tangerina. Além das apresentações audiovisuais, o arquiteto Vítor Locilento (como é conhecido) busca ampliar o universo da música experimental digital e orgânica, mesmo que isso aparente destoante, por meio de letras que tratam questões relacionadas às questões sociais, interação, meios digitais, e como tudo isso se relaciona no mundo atualmente. Gravado com loops recombinados e por meio de certo improviso momentâneo, as músicas possuem poucos ou nenhum, retoque ou regravação para "melhorar". Tratam-se de versões cruas e ásperas, como é a proposta estética do artista e arquiteto. O artista também é integrante do grupo instrumental de livre-improviso Aos Maníacos Símeis. Esta é, apenas, uma das possibilidades propositivas do projeto Plástico Tangerina. Plástico Tangerina parte de um manifesto escrito pelo próprio artista, iniciado em 2004...
quarta-feira, 25 de dezembro de 2013
65daysofstatic - Ao Vivo - Bowery Ballroom (2013)...
Eis aqui um showzaço da banda 65daysofstatic, realizado no último dia 24 de Novembro nos Estados Unidos. A banda inglesa mandou alguns sons antigos, alternando com músicas do último disco lançado neste ano. Eis uma banda que já passou do tempo de tocar no Brasil e merecia tocar em 2014, para quem curte instrumental é um prato cheio. O áudio está numa ótima qualidade, como é de costume no NYCTaper, divirtam-se...
The Offspring - Ao Vivo - Air Canada Centre (2000)
Download: Ao Vivo - Air Canada Centre.zip
"The Offspring (também conhecida como Offspring) é uma banda de punk rock dos Estados Unidos formada em 1984 na cidade de Huntington Beach, Califórnia. Seus membros atuais são: Dexter Holland (vocal e guitarra rítmica), Greg Kriesel (baixo e vocal de apoio), Kevin "Noodles" Wasserman (guitarra líder e vocal de apoio) e Pete Parada (bateria). A banda chamava-se Manic Subsidal, mas em 1985 o grupo decidiu trocar o nome para The Offspring. Vale ressaltar que o Offspring detém duas marcas históricas: O álbum de estúdio Smash é o mais vendido de todos os tempos por uma gravadora independente"
terça-feira, 24 de dezembro de 2013
Possuídos - Brutti, Sporchi e Cattivi (2010)
Download: Brutti, Sporchi e Cattivi.zip
Hardcore Oldschool / Hardcore Punk, sem apresentação. A filosofia dos Possuídos diz que uma boa música de 2 minutos pode virar uma excelente música de 60 segundos depois de cortado tudo que é desnecessário.Esse é o som, cru e direto, que celebra a simplicidade de clássicas bandas de hardcore oitentista como Minor Threat e Bad Brains.
Móveis Coloniais de Acaju - De Lá Até Aqui (2013)...
Download: De Lá Até Aqui (2013).rar
Quando o Móveis Coloniais de Acaju surgiu, bem no fim da década de 1990, o mercado fonográfico brasileiro era completamente diferente. Grupos como Raimundos e O Rappa vendiam milhões de discos no mainstream, enquanto o cenário independente começava a entender o que era a internet, e qual seria o impacto dela na indústria. O sonho da maior parte das bandas em atividade na época era assinar um contrato com uma grande gravadora, e o maior inimigo delas era a pirataria física – aqueles CDs graváveis à venda em qualquer esquina por R$ 0,50, e revendidos a R$ 5 recheados de discografias inteiras. De lá até aqui (!), muita coisa mudou. As referências e as perspectivas musicais são completamente diferentes, e nesse meio tempo o Móveis se tornou uma das maiores bandas do país. O grupo desenvolveu um modelo de autogestão que virou exemplo para diversos outras bandas, sofreu uma série de impactantes mudanças internas, e lança o terceiro álbum, De Lá Até Aqui. Ironicamente, é o primeiro por uma grande gravadora, a Som Livre... Continue Lendo
segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
Marcos Lamy - Eu Tô é Tu (2013)...
Download: Eu Tô é Tu (2013).rar
A principio quando escutei o disco “Eu tô é tu” de Marcos Lamy, pensei: ele é do Recife? Essa questão me veio a mente pois o disco apresenta instrumentos percussivos tão conhecidos em Pernambuco. Embora eu tenha tido essa impressão, ela está errada, o cantor Marcos é natural de São Luiz – Maranhão. Em sua trajetória musical, Marcos já participou da banda Nova Bossa. Porém no final de 2012 iniciou sua carreira solo e lançou seu primeiro projeto. O disco apresenta uma identidade bem regional, que mescla com um ritmo dançante e suave. O álbum "Eu tô é tu" possui seis faixas que foram divididas em lado A e B, pois as gravações aconteceram devido a fases distintas... Continue Lendo
Meno Del Picchia - Macaco Sem Pelo (2013)
Download: Macaco Sem Pelo.zip
"Músico e Antropólogo, Meno Del Picchia é, acima de tudo, um apaixonado pelo universo sonoro nas suas mais variadas formas e possibilidades. Atua no mundo musical como compositor; como produtor musical de discos, trilhas e jingles; como antropólogo da música; e como instrumentista ao lado de bandas e artistas com os quais tem alguma ligação criativa. O site é um espaço para apresentar essa atuação múltipla no mundo musical, passando pelos campos da arte, da pesquisa acadêmica e da publicidade".
domingo, 22 de dezembro de 2013
Bruno Morais - Contra a Vontade do Chão (2013)
Download: Contra a Vontade do Chão.zip
"Bruno Morais, sem pressa, se firma como uma das vozes masculinas de maior personalidade da música brasileira e acerta na estratégia escolhida para registrar seu momento criativo entre o último disco (“A Vontade Superstar”, de 2009) e o próximo. Conforme compôs, gravou e criou versões para faixas de outros compositores, prensou as novas faixas em compactos de vinil e a coleção de disquinhos acaba de ganhar o quarto 7 polegadas da série: “Contra a Vontade do Chão”, com “Insomnio y Palabrería” (canção criada sobre poema do cubano Canek Guevara, neto de Che Guevara, parceria musicada com Demétrius Carvalho) no lado A e a uma versão para “O Pé” (de Karina Buhr) no lado B. Ambas as faixas são gravadas com o apoio do trio 3 Cruzeiros. A previsão de lançamento do disco físico é entre o fim deste 2013 e o começo do 2014 vindouro", continue lendo
Thiago França - Malagueta, Perus e Bacanaço (2013)...
Download: Malagueta, Perus e Bacanaço (2013).zip
O músico Thiago França é uma das figuras mais ativas do independente nacional no momento. Integrante do grupo Metá Metá, também tem vários projetos próprios, como o Sambanzo e o trio de improviso MarginalS. Inspirado no conto "Malagueta, Perus e Bacanaço" do livro homônimo do escritor João Antônio, o disco nasceu como homenagem aos 50 anos do lançamento. Entre causos, códigos e personagens, somos apresentados aos três malandros que vagam na noite paulistana pelos salões de sinuca em busca de jogo. Um relato tipicamente paulistano, cru, cinzento e pouco esperançoso, onde a cidade é pano de fundo e personagem da trama que envolve seus protagonistas... Leia a Entrevista
sábado, 21 de dezembro de 2013
Standing Point - Work. Consume. Die. (2013)...
Download: Work. Consume. Die. (2013).zip
Standing Point é uma banda punk/hardcore/straight edge/vegan que surgiu no ano de 2011 na cidade de Piracicaba/SP. A banda soltou meses atrás o EP "Work. Consume. Die", e por conta do aflorado lapso de memória que ando tendo, só por agora posto o lindo som deste conjunto de música rápida. A bolachinha conta com 5 cantigas com uma pegada que mescla o hardcore old school com sonoridade mais contemporânea. O disco abre com a excelente "Farewell" em que destaca-se o vocal nervoso do Alex, além dos coros. Diferente, inusitado e interessante, a faixa "Un Mar de Fueguitos" é uma poesia de Eduardo Galeano e causa uma boa intriga mental para aquele que ouve o registro. "Gears" possui riffs com melodia e remete à aquela fase de ouro do hardcore melódico (emo) da metade da década de 90, cantiga esta que mais agradou os meus ouvidos... Continue Lendo
Gisele de Santi - Vermelhos e Demais Matizes (2013)
Download: Vermelhos e Demais Matrizes.zip
"Com o seu inquestionável talento para encantar através da música e da poética, a cantora e compositora gaúcha nos ganha pela sutileza e requinte empregados responsavelmente em um disco de cores e sensações. Sua evolução só comprova o que eu já havia percebido, a crítica técnica não cabe mais no universo de De Santi. Inquestionável a entrega final deste álbum que podemos seguramente chamar de arte. Não há crítica que destrone a nobreza da delicada produção musical de Gilberto Ribeiro Jr e Fabricio Gambogi", continue lendo no A Musicoteca.
sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
Teu Pai Já Sabe? - Agora Sabe (2013)
Download: Agora Sabe.zip
"Imagine 4 malucas montando uma banda punk com influências que variam de Gorilla Biscuits à Limp Wrist. Com letras polêmicas, uma dose bruta de sarcasmo sem deixar de lado toda a luta anti-homofobia.Então, resumindo somos isso. Se não gostou, só temos a lamentar, caso contrário, junte-se à nós e traga sua bandana rosa, venha dançar freneticamente contra todo tipo de discriminação possível".
César Lacerda - Porquê da Voz (2013)...
Download: Porquê da Voz (2013).rar
Depois de apresentar um bom EP em 2011, que já adiantava duas canções que viriam a ser gravadas em 2013, o cantor e compositor César Lacerda mereceu atenção também pela boa versão de “Elegia” (Péricles Cavalcanti e Augusto de Campos), canção do repertório de Caetano Veloso. Agora, o músico mineiro ganha fôlego ao lançar seu primeiro álbum, “Porquê da Voz”, em edição independente. Com 12 canções autorais, o cd surpreende pela boa qualidade do repertório que foge da acomodação formal na qual a MPB está mergulhada e parece não conseguir emergir. “Porquê da Voz”, faixa que abre e dá título ao álbum, com seus versos que são uma espécie de carta de intenções do artista, “A Dois”, canção em que César divide os vocais com Lenine e também conta com participação de Marcos Suzano e seu pandeiro elétrico ou a bela “Heroi”, número que se aproxima mais da arquitetura pop muito por conta da ótima guitarra de Elísio Freitas, músico que também é responsável pela (boa) produção musical do trabalho, são exemplos dos caminhos seguros trilhados por César Lacerda... Continue Lendo
quinta-feira, 19 de dezembro de 2013
Tiago Iorc - Zeski (2013)...
Download: Zeski (2013).rar
Sabe aqueles tecidos que parecem bem leves, mas que protegem do frio como poucos? Desculpe, não entendo nada de roupas e não sei como eles se chamam. Porém, com o pouco que sei de música, posso afirmar que Zeski tem esse mesmo efeito. Tiago Iorc nunca nos entregou um trabalho tão rico em conteúdo e que, ao mesmo tempo, fosse de tão fácil digestão, apreciação. Skin Deep começa o disco já mostrando qualidade e preparando o clima para o que nos espera mais adiante. Ela se desdobra facilmente aos ouvidos em uma construção simples e bem pensada. Quando Tiago começa a cantar, quase dá pra escutar seu sorriso (mas há chances de você esboçar um ao mesmo tempo)... Continue Lendo
Lisabi - Acts (2013)
Download: Acts.zip
"Explosivo é o adjetivo mais adequado para definir o grupo campinense de Rock Progressivo com levadas Punk, Lisabi. Direto, e com uma gravação sonora de vocais que não nos deixa esquecer que estamos diante de um demo, a curta obra surpreendente pelo pluralismo musical e pelas bem definidas influências, sendo enérgica e viajante no momentos certos.Acts é uma demonstração do quão interessante o som moderno pode se tornar quando temos acesso a toda uma biblioteca musical ao alcance das teclas de um computador. Posso até estar errado e recitar o inconsciente coletivo de Carl Jung, em que as ideias estão soltas no ar e que podemos tanger propostas semelhantes mesmo em diferentes lugares do mundo, mas a banda do interior de São Paulo parece claramente se influenciar no som dos grupos de Omar Rodríguez-López e Cedric Bixler-Zavala, At The Drive-In e Mars Volta", continue lendo no Monkeybuzz.
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
Television - Ao Vivo - My Father's Place (1978)
Download: Ao Vivo - My Father's Place.zip
"Television foi formado em 1974 na cidade de New York, foi a primeira banda de punk rock a tocar no CBGB abrindo a cena para outras grandes bandas como Ramones, Patti Smith, Blondie e Talking Heads".
Medialunas - Ao Vivo - Festival Maionese (2013)...
Eias aqui o áudio em ótima qualidade do show do duo gaúcho Medialunas no Festival Maionese 2013, com direito a música inédita e tudo mais. Era a vez da primeira atração de fora do estado, era a vez da Medialunas (RS). Um dos shows mais sinceros e espontâneos do festival, rock do bom, daquele que quando mais moleque me foi apresentado como ‘rock alternativo’. Uma dupla furiosa e muito encontrada, formada simplesmente por guitarra e batera. Música tocada alta e berrada, cheia de referências anos 90, pra quem ouve sem procurar rotular... VIA
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
Sin Ayuda - Your Sound Is What You Are EP (2013)...
Download: Your sound is what you are EP (2013).zip
Depois de lançar a versão do Ronnie Von pra uma coletânea no ínicio do ano, o Sin Ayuda passou por diversas mudanças em sua formação. Julito (The Vain) deixou o baixo a cargo de Gustavo (Chacal), que também nos deixou nas gravações do nosso novo EP, fruto deste 2013: Your Sound Is What You Are. Gravado entre agosto e outubro no Estúdio Wasabi por Diego Xavier, e mixado/masterizado por Cassio Zambotto, o registro conta com o single "Hey Bro", e como B-Side a balada "Smile Before", e é o último registro dessa fase, com lançamento pela Popfuzz Records e Bigorna Discos. Agora como power trio, a banda sai em tour de lançamento pelo interior paulista, com um repertório focado nos últimos EPs e em novas músicas que serão gravadas no início de 2014...
Cellardoor - Random Alarms EP (2013)
Download: Random Alarms EP.zip
O Cellardoor é um projeto do músico André Graciotti com influências de The Cure, Beach House, Sigur Rós, Godspeed You! Black Emperor, Depeche Mode e Radiohead.
segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
unself - Contaminados Desde o Nascimento (2013)
Download: Contaminados Desde o Nascimento.zip
"Estamos presos neste cimento, o concreto pressionando nossos instintos", assim começa o EP do grupo de Piracicaba. Dá para entender o quanto isso fala da cidade, do capitalismo e tudo aquilo que nós adoramos meter o pau.
Glue Trip - Just Trippin EP (2013)...
Download: Just Trippin EP (2013).rar
Existe um sentimento curioso de fuga dos excessos e libertação na estética que define a obra do Glue Trip. Projeto assumido pelos músicos Felipe Augusto e Lucas Moura, a banda de João Pessoa, Paraíba pode até fluir como uma representação nacional dos sons e essências que definem a Chillwave, entretanto, a leveza dos instrumentos e o fluxo das vozes aproximam o duo de um novo resultado. Como se fosse gravado à beira mar ou imerso em algum cenário paradisíaco, Just Trippin EP (2013, Independente), obra de apresentação da dupla, materializa no toque sublime dos arranjos um movimento lento, mas de explícita descoberta e natural complemento para o trabalho.
Construído ao longo dos meses, desde que Elbow Pain foi oficialmente apresentada no Soundcloud da banda, o registro traduz no catálogo de referências um ponto visível de transformação. Como pequenos experimentos isolados, cada uma das cinco músicas do álbum navegam por distintas essências e interpretações específicas. Pequenas construções sonoras que se alimentam do que há décadas define a cena estrangeira ou mesmo a música nacional... Continue Lendo
domingo, 15 de dezembro de 2013
Sr. B & Dona Vontade - À Milanesa (2013)...
Download: À Milanesa (2013).zip
Sabe aquela bela feijoada musical? Móveis Coloniais de Acaju e Garotas Suecas sabem como ninguém os ingredientes dessa receita maluca de ritmos, mas agora temos uma nova banda para esse tipo de mistura: Sr. B e Dona Vontade. Pois é, esse grande nome é reflexo do dia a dia de todo brasileiro que está implícito nas letras bem humoradas e melodias divertidas da banda. São 8 integrantes e 9 músicas dentro do primeiro álbum da banda, chamado À Milanesa e que acaba de ser lançado. O registro está disponível para download gratuito na página oficial do combo musical e já tem até o primeiro clipe, para a polêmica faixa “Julio Presidente”... Continue Lendo
Young Lights - An Early Winter (2013)
Download: An Early Winter.zip
Banda de folk/rock de Sabará. Jay, o fundador do grupo, viveu durante toda sua vida nos Estados Unidos e hoje mora no Brasil. Ele é membro da Geração Perdida, aquele movimento/coletivo que só produz coisa boa lá de Minas Gerais.
sábado, 14 de dezembro de 2013
Tape Rec - Death Friends (2013)
Download: Death Friends.zip
Death Friends foi gravado quase todo no estúdio Interestellar Lo-fi e terminado no novo espaço da Transfusão, o Escritório. As guitarras dissonantes do Sonic Youth seriam a maior referencia, se não fosse o total desapego ao tocar realmente bem guitarra.
Aos Maníacos Símeis - Horizonte #1 (2013)...
Download: Horizonte #1 (2013).zip
Grupo de improviso surgido em 2010, Aos Maniacos Símeis iniciou em 2012 uma série de exercícios para ampliar seu horizonte sonoro. O registro da primeira destas sessões de improviso é publicado agora pela Caesar Simia Records com o título Horizonte #1. Como todo registro símil-maniaco, é apenas mais um bootleg. Horizonte #1 captura os lapsos envolvendo cinco das várias cabeças do grupo com um punhado de cabos e uma dúzia de microfones mixados em apenas dois canais. Reuniu num sobrado da cidade de São Carlos o set composto por bateria, baixo, guitarra, escaleta, percussões, osciladores, controladores e computadores, manipulados e tratados ao vivo por pedais e plugins VST. Lança sete faixas irrecuperáveis, com apenas um tapa na equalização, sem cortes ou edição, cheias de microfonias e saturações imprevistas. Este primeiro álbum do grupo exibe algo muito próximo do que podem ser suas performances em público: Idéias atiradas contra uma página em branco...
sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
DJ Dolores - Banda Sonora:músicas para filmes (2013)...
Com a palavra, o próprio DJ Dolores: "Esse é um disco de canções que foram inspiradas por imagens das mais diferentes procedências, de documentários a filmes de natureza fantástica. Escolhi um ou outro tema movido por razões igualmente diversas: uma lembrança pessoal relacionada, um achado musical, uma letra engraçada ou até porque havia uma boa história a ser contada por de trás da música. Enfim, são pedaços soltos da minha memória no trabalho com cinema.”
O LP está disponível através do selo Assustado Discos, email: assustadodiscos@gmail.com
Cambriana - House of Tolerance (2012)
Download: House of Tolerance.zip
"Ultimamente tenho pensado que a maneira mais eficiente de uma banda fazer seu primeiro disco é parecendo com tudo e não parecendo com nada ao mesmo tempo. É uma alquimia complicada: soar familiar para para os fãs de outros artistas, mas soar minimamente diferente para que te levem a sério. Muita gente falha pendendo para um dos dois lados, o que pode ser uma pá de cal numa época viciada no novo, em que álbuns de estreia às vezes parecem mais o último capítulo do que o início da história", continue lendo no Fita Bruta.
quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
Mângo - Torcidas de Futebol do Nordeste (2013)...
Mângo é uma banda de reggae progressivo instrumental formada em 2010 em Santo André, São Paulo por Danilo Dutra (bateria), Murilo Saad (percussão), Fernando Lopes (baixo), Marco Antonio (teclados), Paulo Gadioli (guitarra/fx), Vitor Zanirato (guitarra), Pedro Oltramari (sax alto), Rodrigo Martins (trombone/gaita) and Guilherme Dias (trompete). Este primeiro lançamento, em formato Demo, conta com 3 músicas gravadas da forma mais faça-você-mesmo possível e trazem influências que vão de Toots and the Maytals a Butthole Surfers, passando por Moacir Santos. Vista seu capacete e prepare-se para a viagem...
quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
Os Metá Negras - Ao vivo na Casa de Francisca (2013)...
Eis aqui um presente de natal, um áudio bem bacana de uma apresentação conjunta dos projetos Os Mulheres Negras, de Mauricio Pereira e André Abujamra e Metá Metá, o trio pauleira formado por Kiko Dinucci, Thiago França e Juçara Marçal. Nesta apresentação que aconteceu no dia 18 de Agosto deste ano na Casa de Francisca, os 5 estão no palco o tempo inteiro, um atrapalhando a música do outro. O setlist é uma beleza e o áudio está bem bacana, boa diversão...
Portugal, The Man - Ao Vivo - Austin City Limits Festival (2013)
Portugal. The Man é uma banda de música de rock psicadélico, com influências indie, baseada na cidade de Portland, no estado norte-americano de Oregon, mas originária de Wasilla, Alasca. O grupo editou os seus dois primeiros álbuns com a Fearless Records. Assinaram contrato com a Atlantic Records em 2 de abril de 2010.
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
It Came Cam The Rain - EP (2013)
Joanatan Richard - Rockin' This Crazy World (2013)...
Download: Rockin' This Crazy World (2013).rar
O camarada canta e toca guitarra como ninguém. Em geral interpreta Rock dos anos 50, Blues e Instrumentais autorais e releituras de clássicos. Joanatan Richard tem sua própria maneira de executar a sua música, deixando no coração de cada música uma interpretação de dentro para fora. Seu amor pela música de raiz americana torna-se evidente, mostrando um talento incrível, que nunca esgota. Ele escreve música com sensibilidade e a executa com pungência e espontaneidade. Joanatan inspira-se em grandes nomes dos anos 50 e início dos anos 60, tais como, Elvis Presley, Bill Haley, Buddy Holly, Little Richard, Gene Vincent, Jerry Lee Lewis, Buddy Knox, Ritchie Valens, Carl Perkins, Tommy Sands, Everly Brothers, Ricky Nelson, Bobby Darin, Rudy "Tutti" Grayzell, Johnny Kidd and The Pirates, Billy Fury, Johnny Burnette Trio, The Ventures and The Shadows somando tudo isso ao clima de filmes "B" dos anos 50 e 60, mais Blues, Surf Music, Jazz. Nos últimos vinte anos, Joanatan trabalhou como performer, cantor e compositor, assim como um dos pioneiros do blues e de "rock dos anos 50 e 60" feitos no Nordeste do Brasil. Ele esteve envolvido em compor e executar a música para vários artistas e projetos álbum de estúdio. Trabalhou como um homem do lado de uma série de bandas, que incluem trabalho freelance e shows, apoiando bluesmen brasileiros e americanos também. Ele organizou sua banda (The Bluz) em 1999, e depois de alguns anos tocando em grandes festivais de blues e rock e em casas noturnas, Joanatan senti que é hora de ir sozinho...
segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
Cacique Revenge - Cacique Revenge EP (2013)...
Download: Cacique Revenge (2013).rar
Olha os Novos Curitibanos já aprontando em 2013. Nasce a Cacique Revenge, nome ótimo para banda nova de uma galera já veterana que tem formação bizarra em seu “lado B''. O Cacique Revenge é constituído, para além da faceta musical, por “uma baixista que foi amputadora de membros oficial de um hospital famoso do Paraná, uma baterista campeã de basquete de rua, um percussionista que é veterano da cena punk brasileira, um guitarrista briguento e um vocalista que já levou cachorros para passear em NY, assim como o Jerry Lewis''. A zoeira geográfica também é digna de nota. O Cacique Revenge, de Curitiba pois, gravou e mixou seu primeiro disco (sai em abril) em Florianópolis (produzido por Paulo Costa Franco, no estúdio Ouié/Tohosound) e ganhou masterização em Seattle (Chris Hanzsek, parceiro do bamba Jack Endino)... Continue Lendo
Assinar:
Postagens (Atom)