terça-feira, 31 de dezembro de 2019

HOMINIS CANIDAE - #HITSBR (2019)...





Fala galera, resolvemos fechar o ano com uma compilação com 31 sons lançados no Brasil que curtimos neste ano de 2019! Chamamos de #HITSBR porque o nome já existia por aqui, mas não rolou votação aberta, apenas pedidos de sugestões via twitter. Sendo assim, compilamos uns sons que vão do hip hop ao rock, passando por eletrônico, mpb, instrumental, funk, um bocado de estilo e vários picos do Brasil!

Acreditamos que a melhor forma de divulgar os artistas do Brasil é disponibilizando o som no máximo de espaços possíveis. Para isso, colocamos a mixtape em nosso bandcamp e também criamos uma playlists com os sons da coleta no nosso youtube, além do já tradicional link pra download. Não vamos escrever sobre os sons, mas mais uma vez tem um thread no twitter do Hominis onde soltamos algumas das faixas que estão por aqui e falamos um pouco sobre elas. Aproveita e nós segue por lá!

A arte de capa foi feita por nós mesmos a partir de uma foto interiorana do brodagem de Fábio Bridges, do ótimo Peques Clássicos Perdidos. Seria o Bem-Te-Vi o passarinho mais presente do Brasil junto com o pombo?! Fica o questionamento!

Essa coletânea serve como resumão do Brasil em 2019, vai que rola por ela pra tocar na sua festa de final de ano! Sobre o primeiro ano do caos, segurem as pontas que amanhã vai ser pior!!!

Fé, força e foco e que se foda o facismo!!
Tags:  , , , , , , , , , , , , , ,          

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

20 discos nacionais que vc deveria ter ouvido em 2019...

Chegamos com aquele famigerado resumão de fim de ano! Foram disponibilizados no blog 489 trabalhos lançados em 2019 de artistas nacionais de diversos locais e estilos! Para um ano difícil como foi este, é um baita número! Nós tivemos uma média de 60.000 visualizações por mês segundo o blogger, tendo um aumento considerável em relação ao ano passado e uma média legal pra uma prática tão ultrapassado com o download né? (vai pensando!). Seguimos com nossas coletas mensais (ontem saiu a #coleta115) e seguimos dando espaço para artistas não apenas apresentarem seus sons, mas também seus trabalhos visuais em nossas capas. Seguiremos na resistência em todas as frentes, enquanto for possível!

Estes não são os melhores álbuns/ registros sonoros/ discos brasileiros de 2019, mas são os que mais ouvimos e curtimos! Se você acha realmente um absurdo termos deixado algum trabalho de fora, tem uma aba de contatos com nosso mail e tem os comentários aqui do post onde você pode falar tudo que você curtiu e não apareceu por aqui!

Este resumo é pra quem perdeu tempo com fakenews este ano e pode ter deixado algum destes álbuns massas passar despercebido! Faça download e dissemine...

Tags:  , , , , , , , , , , , ,          

domingo, 29 de dezembro de 2019

Hominis Canidae #115 - Dezembro (2019)...




O ano de 2019 de postagens de álbuns acabou ontem no blog. Sendo assim, a nossa #Coleta115, referente a este mês de Dezembro, vem antes do último dia do ano. Isto porque, amanhã a gente solta o resumão do ano com alguns destaques que achamos legais no ano e depois a coleta de #hitsbr2019!

A nossa mixtape de dezembro, vem recheada de sons do ano, tal qual uma maratona para ver quem chega primeiro, nós na utópica corrida de postar o máximo de álbuns do ano dentro do ano e o ano teimando em acabar junto com o calendário. Entre os sons, muito hip hop, alguns de discos de destaque no ano, uns sons indies e aquela mistureba lok (sacai o setlist). A faixa inédita, que fecha a coletânea, é o primeiro single do projeto paraibano Orijàh, com a música "Não vou sair da faixa", produção do BBS crew, uma mistura de hip hop, com dub e ragga, dando um pouco das misturas que estará presente no primeiro álbum do projeto a ser lançado ano que vem. E ainda saiu num clipe massa, saca ai...



A linda arte de capa da nossa #mix115, foi feita pelo designer gráfico e músico Guilherme Dobrowisch. Ele explicou os caminhos pra chegar a este trabalho:

"Com uma estética pós humanista, essa arte retrata tanto a busca incansável da humanidade por progresso científico quanto o deslocamento dos paradigmas sociais, ela descreve o afastamento da comunicação humana em meio a um fim de década que foi voltada a vida online, transformando todos em um retrato de si mesmos, mas deslocando a vida social.
Afim de representar o desconhecido, uma figura que não se encaixa em nenhum padrão se mostra presente, sozinha em torno de um domo que a protege e a afasta de um todo, demonstrando a desconexão humana em meio a situação atual do mundo."

Além de se garantir nos trampos de designer, o cara ainda tem umas ideias massas, né não?! Aconselhamos geral a conferir outros ótimos trampos do camarada neste instagram!

Agora, quase o de sempre: essa coletânea não deve ser vendida, apenas disponibilizada livremente enquanto temos liberdade na internet. Serve pra animar esse final de ano que mais parece fim do mundo e volta ao passado. Quem sabe um pouco de alento e esperança através de música, com boas e novas bandas que surgem em todos os cantos do Brasil.

Continue indo aos shows, comprando merch e ouvindo música! De preferência sem ouvir comerciais entre elas... 
Tags:  , , , , , , , , , ,          

sábado, 28 de dezembro de 2019

Leo Fressato - Canções Pra Você Me Perder de Vista (Ao Vivo na Gramofone) (2019)...




Após um ano de grandes novidades – como o segundo disco, “Louco e Divertido”, uma turnê por Portugal e um projeto que transformou seus lyric videos em material acessível para deficientes auditivos – o cantor e compositor Leo Fressato encerra 2019 entregando um EP acústico onde revela o lado mais intimista de suas composições. Formado pelas inéditas “Nexo” e “Sol do meio dia” e por uma reinvenção de “Eu Toco Violão Porque Não Sei Apertar Botão”, presente no disco lançado este ano, “Canções Pra Você Me Perder de Vista” já está disponível nas principais plataformas de streaming de música e com vídeos para todas as músicas.Com mais de 15 anos de carreira, o cantor e compositor brasiliense de nascença e curitibano de coração é um artista prolífico, marcado por canções que tratam de amor ou de sua ausência. Transformando sentimentos íntimos em performance, Leo ganhou notoriedade nacional com o hit “Oração”, d’A Banda Mais Bonita da Cidade, e com a faixa “Coisa Linda”, uma parceria com Tiago Iorc... VIA
Tags:  , , , , ,          

Gal Costa - A Pele do Futuro Ao Vivo (2019)...




No último mês, Gal Costa nos deu de presente o registro da sua última turnê, brindando em alto nível mais de 50 anos de carreira com A Pele Do Futuro Ao Vivo, que revisita a discografia e apresenta uma Gal reinventada, moderna e com a voz ainda melhor, sempre impecável.Gravado em São Paulo, em duas noites na Casa Natura, com direção musical de Pupillo e direção geral de Marcus Preto, as faixas do disco de estúdio A Pele Do Futuro, de 2018, se misturam aos grandes sucessos da carreira de Gal e mais uma série de clássicos da música brasileira.O início visceral com “Dê Um Rolê”, de Moraes Moreira e Galvão, gravada também pela própria cantora na década de 70, mostra bem a roupagem que temos durante o novo trabalho, sem descaracterizar as músicas e dando ainda mais beleza para uma artista que desde o ótimo Estratosférica (2015), assimila influências contemporâneas ao seu consagrado e inconfundível estilo no estúdio e nos palcos... VIA
Tags:  , , , ,          

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Flavia K - Janelas Imprevisíveis (2019)...




Sangue novo no jazz. Com toda a jovialidade, entusiasmo, suavidade e diversidade de parcerias e assuntos, a cantora e compositora Flavia K fez estreou no mundo da música, através de seu primeiro álbum – “Janelas Imprevisíveis”.O disco conta com 10 canções que exploram o talento da cantora, de apenas 22 anos. Mas se engana que quem pensa que a juventude pode atrapalhar na qualidade.Como quem tem muita experiência, a cantora exibe uma facilidade tanto dentro do jazz, quanto em se permitir parcerias, com outros artistas, que representaram seus respectivos ritmos musicais no disco, nas quais, Flavia demonstrou total preparo para poder transitar por esses estilos, dentro de seu trabalho. E tudo isso sem perder a essência, muito jazz, da cantora... VIA
Tags:  , , , ,          

Os REIDS - Deliciosamente Cru (2019)...




De uma leitura no livro "The Jesus and Mary Chain: Barbed Wire Kisses " surgiu a centelha para a criação da banda.Alguns clics e mensagens e logo as primeiras composições surgiram. Alguns shows e a gravação do disco em uma tarde cinzenta de uma Salvador fervente.Noise & distorção. Barulho & sussurro. Canções curtas & diretas. Beijos de arame farpado.O resto é história, a história de três REIDS que desejam reverenciar uma de suas bandas de rock favoritas...
Tags:  , , , ,          

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Guerrilha Garagem - Múltiplas (2019)...




Guerrilha Garagem nasceu em 2019, fruto da antiga parceria musical entre Carol Bahiense e Talita del Collado. O grupo estreia com seu primeiro álbum autoral, engajado e comprometido com a luta pelos direitos das mulheres. As canções trazem à baila temas centrais como: feminismo, descriminalização do aborto, feminicídio, depressão pós parto, maternidade solo, bissexualidade, opressão estética e amor livre. A renovação estética, temática, e a representatividade tornam este trabalho relevante e necessário...
Tags:  , , , ,          

Sidoka - Doka Language (2019)...




o rapper mineiro Sidoka lança seu mais novo trabalho, com 13 faixas e participações dos conterrâneos Pexande, FBC, Dogdu- que também produziu uma faixa, Delatorvi, Gu$tavera e Dogor.O estilo debochado do artista é visto de cara já no nome do disco: Language by Doka, já que uma das mais recorrentes brincadeiras com suas músicas é a dificuldade de entender algumas letras, algo que o próprio artista trata com naturalidade e de forma irônica – “não postei as letras, tentem decifrar”, escreveu Doka em seu Twitter, logo após o lançamento... VIA
Tags:  , ,          

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Bonifrate - Mundo Encoberto (2019)...





Mundo Encoberto, foi criado a partir de fragmentos de um poema publicado postumamente em 1554 chamado Miscelânea de Garcia de Resende & variedade de histórias, costumes, casos & cousas que em seu tempo aconteceram. Houve uma seleção e um rearranjo das redondilhas de forma que a adaptação se tornou um processo análogo à escrita de canções, mas dando sentido a versos de outrem e não a meus próprios. Todas as linhas cantadas neste álbum são de Garcia de Resende, com uma única exceção, pra que as profecias se cumpram e as regras se confirmem. Segue uma mera tentativa de dar a esses rearranjos alguma espécie de sentido poético, esperando que seja mais uma nota divertida a quem tenha curtido o disco e menos uma explicação do que ele poderia significar. Convidamos o cantor Bonifrate, para nos contar mais detalhes sobre cada faixa de seu disco Mundo Encoberto, as inspirações e curiosidades por trás de cada faixa... VIA
Tags:  , , , , , ,          

Caio Lima & Mateus Alves - Canto-Maquina (2019)...




Os compositores recifenses Caio Lima, vocalista e letrista do grupo Rua do Absurdo, e Mateus Alves, autor de trilhas sonoras de filmes como Bacurau e Brasil S/A, lançam juntos o disco “Canto-Máquina”. O novo projeto estará disponível em todas as plataformas de streaming a partir do dia 01 de Dezembro.Produzido entre os anos de 2015 e 2018, Canto-Máquina apresenta-se em quatro faixas musicais arranjadas por Mateus Alves, sendo três canções (“Canto-Máquina”, “Demiragens” e “A uma Voz”), todas com letras compostas por Caio Lima, e uma música instrumental (“Sem Título”), em parceria com Henrique Vaz. Durante um pouco mais de 13 minutos, Canto-Máquina propõe aos ouvintes a audição de quatro músicas que incorporam a sutileza enquanto desdobram-se com engenhosidade através dos arranjos para instrumentos de orquestra (como o Clarinete e o Clarone de Gueber Santos, a Flauta de Eltony Nascimento, o Saxofone de Luciano Emerson, o Trompete de Josias Adolfo, a Trompa de Esdras Campos, o Violoncelo de Fabiano Menezes e o contrabaixo de João Pimenta) costurados à bateria de Hugo Medeiros (Rua do Absurdo e Amaro Freitas Trio), o violão e a guitarra de Rodrigo Samico (Saracotia), o baixo elétrico de Mateus Alves e a voz de Caio Lima... VIA
Tags:  , , , , , , ,          

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Morenna - Blá Blá Blá (2019)...




A Jill Scott é uma inspiração para Morenna. E assim como ela, a artista capixaba pretende ocupar os espaços e “evidenciar a liberdade de viver o sonho com independência”. “Esperei muitos anos pra chegar no momento ideal, de ter confiança suficiente para mostrar a minha real face como artista”, diz. “Hoje eu me enxergo mais madura e com mais experiência, podendo identificar o que eu realmente quero passar para o meu público, com mais repertório e uma identificação maior com minha própria essência”.Morenna é uma das integrantes o Solveris. Mas dessa vez está “desacompanhada”. Não que isso seja uma tarefa difícil para ela. Nas 3 tracks do EP “Blá Blá Blá” expõe sem reservas os seus sentimentos: raiva (Blá Blá Blá), alegria (Quando eu quero) e amor (Sentimento). Eles formam a tríplice coroa... VIA
Tags:  , , , , ,          

Bruno Capinan - REAL (2019)...



Download: REAL (2019).zip

Bruno Capinan pode ser apresentado com muitos epítetos: um baiano radicado no Canadá; um cantor negro e gay; um compositor com carreira longa, de olhar sensível sobre o seu entorno; um artista inquieto e atento ao mundo. Todos essas referências podem ser encontradas dentro do quarto disco de Capinan, chamado “Real” (2019) e lançado recentemente. De poesia delicada e com produção cuidadosa, esse novo álbum é um fotograma das relações em nosso tempo, com direito a apps, sexo, solidão, medo e uma entrega apaixonada.“Real” foi produzido pelo próprio Bruno ao lado de Mark Lawson, engenheiro de som que já trabalhou com nomes como Arcade Fire, Peter Gabriel e Beirut. O trabalho foi gravado ao lado de músicos brasileiros e canadenses, contando com o auxílio luxuoso de Bem Gil, que é amigo de Capinan. Além disso, outros amigos ainda aparecem em diferentes momentos do disco, como Lan Lanh, Mãeana, Rubel, Basia Bulat, Domenico Lacenllotti e Philippe Cohen Solal. Capinan reside há 17 anos em Toronto, no Canadá, porém isso não diminui suas relações com o Brasil. O emaranhado de complexidades dessas bandas mexem com o artista lá no hemisfério norte e isso tudo foi transformado em canções no novo disco. Conversamos com Bruno através do WhastApp, em um papo sincero, onde o músico falou sobre políticas de incetivo, aplicativos de relacionamentos, música e amor... VIA
Tags:  , , , ,          

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Budang - 不当 (2019)...




A Budang surgiu no início de 2019 em Florianópolis (SC) quando os irmãos Guilherme e Eduardo Guths se juntaram ao seu vizinho Felipe Royg (Minhoca) com a proposta de criar um som autoral rápido, cru e contagiante. Para completar o quarteto, Vinicius Lunardi chegou somando forças e riffs.Com pouco tempo de ensaio o grupo fez sua primeira apresentação no findado estúdio Mama Tattoo Bodega (esse show pode ser visto na íntegra acessando ao canal da Budang no Youtube). Daí em diante a inxtiga só aumentou: tocando em Balneário Camboriú, Itapema e na grande Florianópolis, o grupo se destacou pela forte presença de palco e agressividade, chegando a se apresentar ao lado de importantes nomes do underground como 7magnificoz (ARG),Test (SP) e Whipstriker (RJ). Simultaneamente, em parceria com a Rhino Records,o EP auto nominado 不当  foi captado com participação do saxofonista Caio Amato e foi lançado pelo selo Fuck It All Music Company...
Tags:  , , ,          

Big Jesi - Kroutons (2019)...





Download: Kroutons (2019).zip (ou vá no bandcamp/ ou da proposito Records)

Daniel Jesi (Big Jesi) é um multi instrumentista, produtor e beatmaker paraibano. O baixo elétrico foi a chave que abriu as portas para o mundo das bandas. Fez/faz parte de diversos projetos paraibanos, entre eles Burro Morto e Rieg. Com influência e vivência através do funk, rock, soul e afrobeat, traçou suas linha de baixo por essas esferas. Sócio do Estúdio Mutuca, gravou projetos de artistas como Cabruêra, Chico Cesar, Chico Corrêa, Totonho, Burro Morto e Rieg. Atualmente, trabalha no Núcleo Criativo BBS - onde o foco é a produção de conteúdos criativos que tem a musica como fio condutor. Em "Kroutons", ele apresenta as faixas do projeto #30dias30beats, no qual ele produziu 30 beats distintos de até um minuto ao longo de um mês, postando um por dia em seu instagram....
Tags:  , , , , , ,          

domingo, 22 de dezembro de 2019

Wilson das Neves - Samba-Tropi (1970)...




Ainda em 1970 Erlon assinou outro trabalho que acho muito bom, a parceria agora foi com o monstro sagrado, percussionista e um dos melhores bateristas do mundo: Wilson Das Neves! O álbum tem o curioso nome de SambaTropi e é composto de temas que vão de Jorge Ben (que a alcunha já faz lembrar) a Beatles. Erlon fez um puuuuta dum trabalho massa nesse álbum, pois há quem diga que os arranjos dele acabaram ficando melhor que os originais. A faixa “Sarro”, contida nesse volume, fez parte da trilha do filme "Roberto Carlos e o Diamante Cor-De-Rosa" que foi lançado no mesmo ano. O tema arremete um pouco ao Hypnotic Brass Ensemble, pelo menos o começo dele. Outra faixa que acho muito boa apesar das intervenções feitas é "Repouso", arranjo excelente. "Moeda, Reza e Cor" que é a 10ª faixa tem a participação de Dom Salvador. Wilson Das Neves foi "O" Batera na década de 70 (na verdade final de 60 até meados de 70), se você pegar os discos mais marcantes da época o figura consta na ficha técnica, é de cair o queixo. Esse álbum tem algumas coisas que não me agradam muito, mas não posso negar que são boas, é foda porque não tem como ser ruim tendo de um lado Erlon e do outro Wilson, e, além do mais, é um disco bem dançante, bom, vocês vão ver... VIA
Tags:  , , ,          

sábado, 21 de dezembro de 2019

O Tetraedro - Cachorro do Mato (2019)...



Download: Cachorro do Mato (2019).zip (ou vá no bandcamp acima)

O "Cachorro do Mato", álbum da banda O Tetraedro, é um convite à fuga do ser urbano. Com cinco faixas, traz a textura sonora adstringente de guitarras reverberantes aliada ao agradável balanço do som de inverno tropical brasileiro. Produção independente de O Tetraedro e Estúdio República...
Tags:  , , , , ,          

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Lucas Santtana - O Céu é Velho Há Muito Tempo (2019)...




Baiano de Salvador, Lucas Santtana faz de seu oitavo trabalho, O Céu É Velho Há Muito Tempo, um disco-manifesto contra o estado de coisas no Brasil de 2019 e o nosso conformismo em relação a isso. Quase todas as canções autorais mandam recados diretos ao neofascismo instalado feito erva daninha nas entranhas do Brasil, e mesmo “Todo Se Transforma”, do uruguaio Jorge Drexler, em espanhol, adquire conotação engajada no cenário de levantes e repressões violentas que se esparrama pela América Latina.Em tom místico, a faixa de abertura, “Portal de Ativação”, clama para “que a sabedoria se transforme em ação correta” e provoca-pergunta: “Quem aí quer falar levanta a mão/ quem aí quer estudar levanta a mão/ quem quer se manifestar levanta então/ quem aí quer entender?”... VIA
Tags:  , , , ,          

Blue - Amor e Caos (2019)...




Blue é mais uma aposta do Inbraza, novo selo pop da Som Livre em parceria com a Liga Entretenimento, que leva a assinatura dos Dogz, trio de produtores formado por Pablo Bispo, Sérgio Santos e Ruxell. Blue, integrante do Inbraza, chega em grande estilo para mostrar toda sua ousadia e personalidade. Compõem o EP as músicas “Intro”, “Amor e Caos”, “Te Odeio Sóbria”, “Muda Nada” e “Me Chama de…”. Esta última ganha clipe gravado em São Paulo que carrega uma mensagem de empoderamento feminino e liberdade da mulher. Sobre o EP, a cantora diz que a junção das músicas é uma apresentação dela mesma e traduz verdades que deseja passar para o público. “Com ‘Me Chama de…’ eu quero mostrar que pessoas não precisam de rótulos, pessoas vivem relacionamentos intensos como ‘Amor e Caos’ e ‘Te Odeio Sóbria’. Ao mesmo tempo que olham para alguém que já é indiferente na vida e dizem que ‘Muda Nada’. O EP vai de um ponto ao outro e com isso, ele me apresenta”... VIA
Tags:  , , ,          

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Núbia Maciel - O Que Me Rodeia É Maior (2019)...




Deixando de lado a postura explosiva dos palcos, Nubia Maciel canaliza tudo que fez, criou e consumiu em sua jornada para “O Que Me Rodeia é Maior”.Com produção musical de Marcio Guimarães, com auxílio de Rovilson Pascoal e Leo Mendes, filho do célebre Roberto Mendes e que também assina a mixagem, o álbum traz uma estética minimalista que dialoga com as raízes da artista... VIA
Tags:  , , , ,          

Yannick Hara - O Caçador de Androides (2019)...




Imerso agora na cultura da ficção científica cyberpunk, o rapper Yannick Hara lançou o seu disco “O Caçador de Androides”, inspirado no livro “Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?” do escritor Philip K. Dick que originou os filmes Blade Runner (1982) de Ridley Scott e Blade Runner 2049 (2017) de Denis Villeneuve. O disco conta com as participações de Rodrigo Lima do Dead Fish, Clemente dos Inocentes e Plebe Rude, da cantora Sara Não Tem Nome, do rapper paraense Cronixta, de Moah da banda Lumiére, Rike do NDK, KEOPS & RAONY e do poeta Rafael Carnevalli. Quem assina as produções são os beatmakers Paulo Júnior, Everton Beatmaker e BLAKBONE... VIA
Tags:  , ,          

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Nath Rodrigues - Fractal (2019)...




Batizado de "Fractal", o álbum sintetiza parte das influências de Nath Rodrigues. Hoje com 28 anos, a artista conta que canta, compõe e toca desde a infância. "Na minha trajetória pessoal, passei por caminhos que me fizeram abraçar estudos técnicos e formais que me aproximaram bastante da Música Popular Brasileira", conta. "Também criei amor pelos instrumentos e pelo canto -- que também trato como instrumento -- e interesse por outros timbres e cores da música".O estudo técnico de Nath sempre teve uma vertente mais erudita. "Mas eu também sempre fui muito próxima da música popular e desde que eu comecei a compor eu mesclo essas duas vertentes", explica. "Depois eu comecei a estudar teatro também, o que deu uma ampliada no meu universo musical." O resultado disso tudo é um disco plural que, na definição da palavra "fractal", se divide em partes semelhantes à matriz, representada aqui pela própria Nath... VIA
Tags:  , , , ,          

Iza Sabino - Augusta (2019)...




Iza Sabino é um dos talentos raros que reside em MG. A artista vem esbanjo classe em seu novo projeto, apresentando cinco faixas com o EP batizado "Augusta", trazendo participações de Chris, Djonga, Sidoka, Dj Cost e Tamara Franklin.O material tem instrumentais por conta de @djcost, @fred.paco e @coyotebeatz, sendo mixado por Fred Paco, e masterizado por DJ Spider... VIA
Tags:  , ,          

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Arthur da Silva - Acenei (2019)...




Primeiro EP solo do cantor e compositor paraense Arthur da Silva, "Acenei" fala sobre os diversos recortes de o eu belenense. Possuindo 5 músicas, conta com as participações de Thalia Sarmanho, Malu Guedelha e Beá...
Tags:  , , , , ,          

Yung Buda - True Religion (2019)...




O rapper de Jundiaí e integrante do selo SoundFood Gang lançou seu primeiro álbum de estúdio, depois de lançar uma trilogia de mixtapes. Yung Buda tem apenas 23 anos e muita bagagem. Por meio de suas referências geeks, o artista conseguiu traduzir seus sentimentos e críticas sociais com referências de cultura pop em beats de trap com samples de animes e games.A relação com jogos de corrida e a música veio da adolescência, quando ele mesmo realizava a trilha sonora de seus jogos. “A trilha do jogo era muito parada e sem emoção. Eu queria algo que fizesse eu me imaginar dirigindo o carro”, explica o rapper...
Tags:  , ,          

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Bixarte - Faces (2019)...



Download: Faces (2019).zip

Poetisa, escritora, atriz e rapper, a artista paraibana Bixarte tem apenas 18 anos e é hoje uma das maiores expoentes do Rap Paraibano. Bixarte caminha para o lançamento de seu segundo álbum musical intitulado Faces, que sucede seu primeiro trabalho, Revolução. Ambas as produções foram realizadas no estúdio BBS, o primeiro produzido por Daniel Jesi e remixado pelo DJ Guirraiz e este segundo, que ainda está em processo de finalização, tem todos os instrumentais assinados por Daniel Jesi (Big Jesi) e uma colaboração do produtor artístico de Bixarte, Gabrunca, que também canta em uma das faixas do álbum... VIA
Tags:  , , ,          

Clara Lima - SELFIE (2019)...




Se faz necessário valorizar e, principalmente, respeitar as mulheres do RAP. Sabe-se que mesmo dentro da cultura Hip Hop, que tem a inclusão como um de seus pilares, as MCs ainda não recebem a devida atenção. E não é por que estão fazendo trabalhos ruins, pelo contrário. Esse não reconhecimento acontece pelo simples fato de serem mulheres. Isso fica evidente nos line-ups de festivais e da reação de boa parte do público quando se destacam nos rolês – como aconteceu no Festival Batuque de 2017 (leia AQUI). Mas apesar dessa “invisibilidade”, elas continuam mostrando que têm potencial para estar no mesmo patamar de qualquer artista. A Clara Lima é uma delas. Freeslyleira nata, a MC se tornou a primeira mulher a representar Minas Gerais em 2015 no Duelo e na Batalha do Conhecimento. No ano seguinte, Clara venceu o YO Music Brasília. Essa consolidação nas batalhas abriu portas. “Transgressão”, de 2017, fez sua estreia. Agora, ela sobe mais alguns degraus com “Selfie”... VIA
Tags:  , ,          

domingo, 15 de dezembro de 2019

DJ MixXxuruca - Bebê Android E.T. do Mal (2019)...



Download: Bebê Android E.T. do Mal (2019).rar (ou vá em ouça)

Bebê Android E.T. do Mal, é um dos álbuns mais antigos que comecei a produzir como Dj MixXxuruca, creio que o início foi em 2006 e capa foi desenhada antes mesmo em 2001. Por isso há um sentimento mais rústico e simplista nas produções. Todo o álbum gira em torno de um único tema, a cultura POP, e que hoje em dia chamamos de “Cultura Nerd”. Literatura fantástica, podcast, Space Opera, Desenhos Animados, Radionovela, Super Sentai, Mega Drive, Roberto Bolaños e Anime. Tudo é permitido, canibalizado e regurgitado para fazer esse disco...
Tags:  , , , , ,          

sábado, 14 de dezembro de 2019

Frank Lips - Fuck Frank Lips (2019)...


franklips.bandcamp.com

Download: Fuck Frank Lips (2019).zip (ou vá no bandcamp acima)

Frank Lips é uma bana de indie rock de São Paulo. Este é o primeiro EP deles...
Tags:  , , , , ,          

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Bike - Quarto Templo (2019)...





A criativa colisão de ideias que toma forma logo nos primeiros minutos de Divinorum, faixa de abertura de Quarto Templo (2019, Quadrado Mágico), funciona como um indicativo claro do experimentalismo adotado para o quarto álbum de estúdio da banda paulista Bike. São guitarras carregadas de efeitos, ruídos e interferências eletrônicas que sutilmente afastam a banda formada por Julito Cavalcante (voz, guitarra e violões), Diego Xavier (voz, guitarra, baixo e violões) e Daniel Fumega (bateria) do ambiente etéreo detalhado no antecessor Their Shamanic Majesties’ Third Request (2018).Parte dessa propositada mudança de direção vem da escolha do grupo em colaborar com os produtores Apollo 9 (Planet Hemp, Rita Lee) e Renato Cohen, ampliando os limites da obra dentro de estúdio. Exemplo disso está na derradeira Boca do Sol. São pouco mais de seis minutos em que o trio preserva a essência lisérgica do inaugural 1943 (2015), porém, se permite provar de novas possibilidades, mergulhando na mesma psicodelia urgente detalhada pelo Primal Scream em obras como Vanishing Point (1997) e XTRMNTR (2000)... VIA
Tags:  , , , , , ,          

Dj Caique - Coligações Expressivas 5 (2019)...




Nascido em São Paulo, Caique Benigno mais conhecido pelo nome artístico DJ Caique, iniciou sua carreira no rap como DJ em 2000 e em 2003 começou a fazer seus primeiros beats. Produziu artistas como Projota, Rodrigo Ogi, Rashid, MV Bill, Edi Rock e os norte-americanos Creative Juices Crew, grupo de Nova Iorque do qual faz parte. "Coligações Expressivas" é a mixtape de compilações de sons lançados pelo Dj Caique em parceria com vários rappers, mcs e produtores. O quinto volume conta com as participações de:  Edi Rock, GOG, Mc Guime, Rashid, Luccas Carlos, Pk, Pedro Qualy, Dalsin, Leal, Derek, Deleve, Kamau, Fael, Mz, Mundo Segundo, Maze, Estraca, Vado Más Ki Ás, Nego Max, Kayode, Mr. Dreka, Tubaína, Max B.O., Rodrigo Zin, Markão DMN, Godô, A Firma, Abronca, Zeus, Nairóbi, Nel Sentimentum, H.E., Jamés Ventura, Seiva Roxa, Mascote, Slow da BF, Dory de Oliveira, Daniel Shadow, Arnaldo Tifú, Thestrow, Roko, Rato54, Jiló e Don Gerson...
Tags:  , ,          

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Zé Maholics - Macaco Politizado (2019)...





A banda capixaba Zé Maholics é filosofia de barzinho pra dançar pensando, um som que passeia pelo "Funky Rock Devasso Brasileiro" traz a poesia do cotidiano embalada num groove consistente, que te chama para dançar. O EP "Macaco Politizado" surge com a intenção de descontruir barreiras que impeçam de alcançar nossa verdadeira realização, ja que vivemos em uma sociedade que nos impõe formas de como devemos pensar, sentir e viver...
Tags:  , , , , ,          

Froid & Cynthia Luz - Sol (2019)...



Download: Sol (2019).zip

Chegou às plataformas digitais o novo álbum de Froid e Cynthia Luz, “Sol”. O disco colaborativo entre os artistas discute ideais a respeito do amor, sexo e do calor em todos os sentidos. Todas as faixas tiveram produção por Froid e as gravações realizadas em seu estúdio, ALASKA, com exceção da faixa-título “Sol”, produzida por Mojjo.O álbum conta com a participação de dois instrumentistas, Rafael Cabelo (pianista) e Tom Suassuna (violinista), mixado por Arthur Luna e masterizado pelo norte-americano Vlado Meller. A última faixa do disco “A Ilha” conta com participação especial do grande nome da MPB, Zeca Baleiro... VIA
Tags:  , , , ,          

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Heitor Vallim - L.O.S.T EP (2019)...




A mudança não foi de uma hora para a outra, mas veio aos poucos, com muita segurança. Heitor Vallim começou sua carreira em 2016, influenciado pelo folk estadunidense e a MPB, e hoje, a sua sonoridade conversa com o soft e o indie rock. Com três faixas, é no EP “L.O.S.T” que Heitor parece se encontrar, usando a arte para ser livre, ser ele mesmo.“O novo EP mostra uma sonoridade completamente diferente dos outros trabalhos. Uma nova maneira de compor também foi adotada, onde experiências pessoais foram deixadas mais de lados e as letras se tornaram mais amplas”, revela Heitor Vallim... VIA
Tags:  , , , , ,          

Jamés Ventura - Espelho (2019)...




Jamés Ventura atingiu mais do que a maturidade em "Espelho". Ele afiou as facas e o foco está muito definido. O novo disco do rapper do condado Glicério-Cambuci é pesado, sujão, dando a real do jeito mais eficiente possível. Com beats azeitados do Pizol, Jamés trouxe toda sua influência gangueira para a cabine. Confira esse mini-doc que eu e Toni Laet fizemos sobre esse mano que trouxe um dos projetos mais especiais do rap nacional em 2019 – e isso quer dizer muito num ano que Emicida, Black Alien, niLL e Coruja lançaram disco.... VIA
Tags:  , ,          

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Lia de Itamaracá - Ciranda Sem Fim (2019)...




Patrimônio cultural pernambucano e brasileiro, a cirandeira Lia de Itamaracá está de volta, aos 75 anos, com o CD Ciranda sem Fim, incrementado por produção eletrônica/manguebit de DJ Dolores e Ana Garcia.“Eu amo a falta/ de silêncio/ do mar/ Odoyá/ na maré cheia/ eu canto/ pra levantar/ na maré seca/ eu deito/ Odoyá”, começa a faixa “Falta de Silêncio”, um canto de trabalho praieiro de grande impacto, composto pela pernambucana Alessandra Leão. O ritmo da ciranda, nos moldes da mitológica “essa ciranda quem me deu foi Lia/ que mora na ilha de Itamaracá”, domina faixas como a marinha “Ciranda sem Fim para Lia”, a climática “Lua Ciranda” e o pot-pourri “Vem pra Cá Morena/ Santa Tereza/ Despedida”. A moderna “Peixe Mulher” (“eu sou menina/ a vida inteira/ estou na beira/ de me jogar”) brinca de ciranda, sem ser ciranda... VIA
Tags:  , , , , , ,          

Meu Funeral - Tira-Gosto (2019)...




Pulsante e irônico, intenso e satírico, o EP “Tira-Gosto”, da banda Meu Funeral, chega para encerrar 2019 como um retrato desse ano – um caos ao qual somente sobreviveremos com irreverência. O trio entrega seu segundo EP com quatro faixas embaladas por referências do hardcore, punk e ska, mas incorporando também reflexos da música pop nacional – de Papatinho a Baco Exu do Blues, de Anitta a Emicida. Essa mescla de sonoridades já está disponível nas principais plataformas de streaming e chega acompanhada de um vídeo ao vivo para a canção “94“.Meu Funeral é um contrassenso. Por trás do nome macabro, a sonoridade é rápida, instigante, com letras que refletem o caos urbano sem cair em uma narrativa pesada. O peso vem das cordas enérgicas do baixo de Dan Menezes e guitarra nervosa de Pepe, em contraponto ao vocal malemolente do vocalista Lucas Araújo. O resultado são faixas de cerca de dois minutos que refletem sobre a tristeza generalizada (“Ninguém Mais Ouve Ska”), convivendo com diferenças (“94”), mediocridade (no single já revelado “Queimando a Mufa”) e a passividade diante da sociedade atual (“Eu Tô Meio Podre”) – tudo servido com leveza e descontração. Nas músicas do Meu Funeral, os clichês do indie rock se misturam à cadência do reggae, indo de provocações a respeito e empatia...VIA
Tags:  , , , , ,          

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Lori - Vênus em Virgem (2019)...




A cantora ítalo-brasileira, Lori traz em seu recém-lançado EP Vênus em Virgem, composições que refletem as incertezas, angústias e descobertas de um jovem. Com cinco faixas, os versos que compõem o trabalho, são resultados das experiências pessoais da cantora, acompanhados por um sonoridade que traz como base a música eletrônica mesclados em sonoridades orgânicas. Trazendo o conceito de criar uma trilha sonora da noite paulista, a cantora também entrega como inspiração a astrologia, evidente pelo título.“Esse é o EP que mostra minha identidade artística e sonora, que me apresenta ao mundo com minhas diversas facetas. Vênus em Virgem é o meu nascimento como artista, mas também como ser humano. Um processo muito pessoal de descoberta, crítica e amadurecimento”, conta Lori... VIA
Tags:  , , , ,          

Amiri - O.N.F.K. (2019)...




Eu, como todos vocês, estava esperando há muito tempo por esse disco do Amiri e, como era de se supor, ele não deixou a desejar. Pelo contrário, poucas vezes eu senti algo parecido ao ouvir um disco pela primeira vez; talvez quando ouvi Ordem de Despejo ou Non Ducor Duco. Para dar vida a essa obra prima Amiri se aliou ao produtor e beatmaker Deryck Cabrera, colaborador de longa data, à cantora Lilly B que imprimiu uma voz linda nos refrãos de Não Mete o Louco e Se eu Morresse Hoje, dois dos pontos altos do disco, e à MUDROI, da qual um dos sócios é o MC, beatmaker, produtor e dono dos meus ouvidos, Parteum. Como resultado dessa parceria ficamos todos nós que ouvimos o disco sorrindo ao mesmo tempo.Algo que precisa ficar claro no início dessa resenha é que em nenhum momento vocês verão uma afirmação minha de que o Amiri lançou o melhor disco do ano, o melhor disco da década ou o melhor disco desde Nó na Orelha. Pra mim, arte não se resume a técnica ou a características mensuráveis que possam servir como parâmetro de comparação entre as obras. Pra mim a arte possui aspectos de identificação, conteúdo e catarse que não são quantificáveis ou comparáveis. Acho que essas classificações, rankings e etc. funcionam bem para produtos, mas para uma obra como essa do Amiri e como tantas outras lançadas esse ano não cabe esse tipo de comparação. Dito isso, ao meu ver O. N. F. K possui três dimensões muito importantes que serão o foco dessa resenha. A primeira é o impacto que essa obra produz nos ouvintes negros, a segunda dimensão é o impacto que ela pode causar na cena de rap atual e a terceira vem no final da resenha... VIA
Tags:  , ,          

domingo, 8 de dezembro de 2019

Born to Freedom - Time to Change (2019)...



Download: Time to Change (2019).zip (ou bote o mail no bandcamp acima)

A banda potiguar de Hardcore Melódico Born To Freedom lançou seu segundo álbum, intitulado Time To Change, no último dia 14 de novembro. O disco conta com 10 músicas e traz como novidade parte das letras compostas em português, coisa inédita para o grupo.As novas músicas retratam em suas letras diversas faces e níveis dos processos políticos que estamos inseridos como, por exemplo, a disputa e a cisão social no período do golpe de 2016 (impeachment), e também questões mais amplas em que esse quadro está inserido como a intensificação da precarização das relações de trabalho e o consequente adoecimento endêmico fruto desses processos. Diálogos sobre a ocupação da cidade e questões existenciais sobre nossa relação com o tempo e com nós mesmos também fazem parte do disco, juntamente com a discussão sobre pós-verdade que tem ganhado tons eleitorais no mundo todo... VIA
Tags:  , , ,          

sábado, 7 de dezembro de 2019

Paquetá - Tropical Noir (2019)...




Download: Tropical Noir (2019).zip (ou vá no bandcamp acima)

"Tropical Noir" é o terceiro EP da banda Paquetá. Essas quatro músicas foram gravadas ao vivo, em oito horas, em um domingo no Tung Studio, por Stenio Zanona, em Porto Alegre/RS. A mixagem e masterização foram realizadas por Jonas Adriano (que toca nas bandas The Completers e Conflito). A arte da capa é obra do nosso guitarrista Daniel Hogrefe. No sábado, dia 7 (ou seja HOJE), tem show de lançamento na Casa Obscura (Rua Garibaldi, 776 - Porto Alegre). O evento inicia às 17h e a entrada é gratuita. Também tocarão EX (Porto Alegre) e Geisterschiff (que fará sua estreia)...
Tags:  , , , , ,          

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Gloria Groove - ALEGORIA (2019)...




No dia 12 de novembro, Gloria Groove divulgou seu mais novo EP “Alegoria”, que surgiu com uma baita produção visual e a coroando um dos grandes nomes do pop no Brasil. O material conta com um total de quatro canções.Gloria inicia com a faixa “Mil Grau“, que já no começo faz uma referência à Lady Gaga e um de seus hits. Um pop bem dançante é o segredo da melodia chiclete e agitada, se apoiando também na letra que enaltece presenças que fazem a temperatura subir. Já mostrando a diversidade e extensão do que consegue fazer, na faixa “Magenta Ca$h“, Gloria aposta num som mais trap e desta vez o recado é direto para a turma do “pink money” (artistas que apenas usam a comunidade LGBTQ para conseguir dinheiro)... VIA
Tags:  , , , , ,          

Marina Iris - Voz Bandeira (2019)...




No ano passado, Marina Iris levantou bandeiras em álbum, Rueiras (2018), que pediu passagem para essa cantora carioca já conhecida e prestigiada em rodas de samba do Rio de Janeiro (RJ), cidade onde nasceu há 35 anos.Consciente da veia militante da artista, o carnavalesco Leandro Vieira sugeriu batizar o terceiro álbum de Marina Iris com o título de Voz bandeira. Até porque o engajamento é o mesmo.Em fase de gravação, o disco Voz bandeira – cuja capa terá arte criada por Vieira, carnavalesco campeão da escola de samba Mangueira – vai defender o Brasil de Ágathas, Lecis, Jamelões e Marielles em gravação do samba-enredo História pra ninar gente grande (Tomaz Miranda, Deivid Domênico, Mama, Márcio Bola, Ronie Oliveira, Danilo Firmino e Manu da Cuíca, 2018), clássico instantâneo do gênero que ajudou a Mangueira a ganhar o Carnaval carioca neste ano de 2019... VIA
Tags:  , , , ,          

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Vivian Kuczynski - ictus (2019)...



Download: ictus (2019).zip

Umas das maiores surpresas na música brasileira desde ano, a jovem cantora Vivian Kuczynski, lançou recentemente seu primeiro álbum de inéditas. Intitulado Ictus, o disco sucede o EP Sonder (2017) e conta com a distribuição do selo Balaclava Records. Trazendo canções em português, a cantora e compositora entrega uma abordagem sonora não muito convencional e pouco visto no cenário musical brasileiro, mas que faz todo sentido, além de resultar em uma bela harmonização graças ao timbre marcante da jovem curitibana.Com composições bem pessoais, o disco também encontra espaços para críticas em relação a situação sociopolítica brasileira. O disco contou com a produção de Gustavo Schrimer, responsável por produzir o disco Violeta da banda paulistana Terno Rei, um dos melhores discos lançados este ano... VIA
Tags:  , , , , , ,          

Gilsons - Várias Queixas (2019)...




A música faz parte da vida dos Gilsons desde que nasceram. José é filho de Gilberto Gil e Francisco e João são netos. A influência familiar foi essencial para a criação do grupo, do qual o nome foi ideia de Preta Gil, mãe de Francisco. Mesclando uma sonoridade que vai de influências da MPB, passando por suas raízes baianas e com uma pitada de swing carioca, por morarem atualmente no Rio de Janeiro, o trio lança o EP “Várias Queixas”. Este é o maior projeto da carreira dos Gilsons, que começou há pouco mais de um ano com apresentações no Rio e São Paulo. O lançamento é pela Fluve, plataforma de distribuição de conteúdo da Som Livre.A partir desta sexta-feira (22), o EP “Várias Queixas” estará disponível em todas as plataformas de música. São ao todo cinco faixas, onde as autorais “Vento Alecrim”, “A Voz” e “Cores e Nomes” são inéditas. As já lançadas “Love Love” (autoral) e “Várias Queixas”, esta uma regravação em homenagem ao Olodum, também fazem parte do projeto. Carregando o nome do EP, a faixa “Várias Queixas” ganha clipe filmado na comunidade carioca da Tijuquinha, protagonizado pelos dançarinos Hiltinho e Jeniffer Dias – confira... VIA
Tags:  , , , ,