sábado, 27 de maio de 2023

GRINGOS DA SEMANA: Um passeio pelo mundo através das músicas estranhas que curtimos muito nesse mês de Maio.


Playlists Top 20 de Maio: Spotify | Deezer | Tidal (siga/follow)

Chegamos com o nosso post de Maio de 2023 dos GRINGOS DA SEMANA por aqui. O nome segue o mesmo, mas o post e atualização da nossa playlist de sons do mundo está na temporalidade mensal. Se aumentar a demanda, podemos virar quinzenal ou até voltar a ser semanalmente.

Abaixo, texto sobre os álbuns e EP, que curtimos bastante e resolvemos destacar aqui pra vocês conhecerem. Acima, os links para nossas playlists em 3 plataformas atualizadas com o Top 20 do mês pra vocês ouvirem. A playlist deste mês tem momentos de canções eletrônicas abstratas, presença marcante do jazz e momentos de música pop e eletrônica mais tradicionais, mas bem interessantes.

Vale destacar o som eletrônico com video abstrato do projeto/artista francês ADHOC. O trabalho de violão tradicional com experimento jazzístico do egípcio Wael Sami Elkholy, num EP bem interessante que colocou um som dele na playlist. E o novo single do projeto eletrônico retro futurista holandês K.K. Electronics, uma simbiose sonora com diversos elementos bem encaixados, tudo na nossa playlist.

Leia os álbuns em destaque abaixo, um deles nem tá na nossa playlist, mas é muito legal:

 Sacrobosco – IVXVI (Álbum/ Itália)

Projeto do artista sonoro italiano Giacomo Giunchedi. IVXVI foi lançado dia 5 de Maio e é o primeiro de 2 trabalhos que serão lançados pela gravadora italiana independente Trovarobato, de Bologna. O álbum apresenta 8 faixas instrumentais cheias de samples em referência a clássicos do jazz ou produzidos pelo artista. Para além dos samples e dos ruídos eletrônicos, o trabalho apresenta sons elétricos de guitarra e baixo com sujeira que resvalam no shoegaze e no noise e se misturam com synths e baterias eletrônicas. Todos os elementos processados em pré-amplificadores e compressores analógicos. "Eu brinquei muito com o uso de samples, trabalhando os sons com efeitos que simulam a saturação de fita. A distorção é o elemento central do registro e é a expressão ardente de uma tensão latente. É música que nasceu durante a minha vida diária, inspirando-se e respondendo às suas necessidades", comenta o artista.  Ouça ai no bandcamp do selo:


WAX - MOLLO (Álbum/ França)

WAX é um quinteto de experientes e ousados músicos franceses que se reuniram para surfar na crista da onda do jazz. Hora acústica, outras horas elétricas, “mas sem nunca ter medo do vazio”, eles dizem em seu release. MOLLO é o primeiro álbum da banda, são 9 faixas em sua maioria instrumentais, puro jazz fritado, em diversos momentos parece um grupo de amigos experimentando e curtindo um som juntos em um estúdio. Sentindo a vibe boa dos instrumentos e interagindo muito bem entre eles. Mas a produção do álbum eleva o trabalho, sem tirar a característica divertida do ato de tirar um som entre amigos. Funcionou muito bem, ligue o adblock e ouça ai:



carbeau - Madrugada (Álbum/ França/Itália)

Primeiro álbum do jovem artista nascido na França e de origem italiana, que morou no Rio de Janeiro durante alguns anos da infância. E isto explica o nome do álbum, Madrugada, com direito a algumas músicas em português com algum sotaque, outras em francês e até italiano, o trabalho surge após uma série de singles e EPs que vem desde 2020. A ideia é reverenciar o passado, sempre inovando com a música eletrônica. Vindo de culturas diferentes e crescendo parte da sua juventude no Brasil, a mescla soa como um trabalho pop, cheio de synths precisos e com boa produção, porém mantendo um certo ar de lo-fi. É um trabalho um tanto tropical e colorido, mas com momentos nublados interessantes ao longo de suas oito faixas. Como é de se esperar de um primeiro álbum, nem tudo é linear, alguns momentos soam mais interessantes que outros. Liga o adblock e cola ai nos vídeos com belas artes:



Antonin De Bemels - Retour des Confins (EP/ Bélgica)

Antonin é um artista de vídeo belga, que trabalhou durante anos com coreógrafos e artistas da música eletrônica, até começar a compor seus próprios sons. Retour des Confins é seu novo trabalho, um EP de 6 faixas que revisita "La fin des pseudonymes", álbum lançado por ele em 2020. O EP é o registro de 5 artistas parceiros do músico, da Bélgica, da Holanda e da França, remixando faixas extraindo sons originais, adubando outros ou recriando os sons do zero, sem usar nada da gravação do álbum original. Achei a ideia interessante e realmente, alguns sons soam totalmente diferentes da faixa original, este EP é bem mais tenso e experimental. Uma ideia interessante e um belo resultado, ouça ai:



Sun Ohm - Pendjari (EP/ França)

Projeto de um jovem produtor de música eletrônica francês, mas de família de origem cubana e que cresceu ouvindo música de ritmos afro-cubanos. Na infância e adolescência, estudou piano, guitarra, sax e logo adentrou o universo do jazz e música eletroacústica. Depois de anos de apresentações em bandas, duetos e trios de jazz, ele finalmente resolveu lançar seus trabalhos solos de música eletrônica. Pendjari é seu segundo EP, são 5 faixas majoritariamente instrumentais, com a presença de feats, que deixam o som ainda mais misturado em influências, por mais que definitivamente seja um trabalho focado nos beats e synths, além da qualidade na produção. Liga o adblock e ouça ai:



Curtiu os sons?! Espalha o post nas suas redes e ouça, siga e compartilhe a playlist com os amigos e ajude os sons a chegarem mais longe!
Tags:  , , , , , , , , , ,          

2 comentários:

  1. Boa tarde. Esse carbeau é muito bom!! Tomara que tenha mais coisas dele e possa compartilhar conosco... Abraços e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, ele é gringo né, dificil ter muito espaço por aqui, mas vale acompanhar ele nas redes e ouvir nos playlists gringas, vez por outra aparece.

      Excluir