sábado, 26 de agosto de 2023

GRINGOS DA SEMANA: Vários novos sons do Mundo pra vocês conhecerem nos nossos destaques de Agosto!


PLAYLISTS COM O TOP 20 DE AGOSTO: Spotify | Deezer | Tidal (siga e curta/follow and like)

Chegamos com o nosso post de Agosto de 2023 dos GRINGOS DA SEMANA O nome segue o mesmo, mas o post e atualização da nossa playlist de sons do mundo está na temporalidade mensal. Se aumentar a demanda, podemos virar quinzenal ou até voltar a ser semanalmente.

Abaixo, texto sobre os álbuns e EP, que curtimos e resolvemos destacar aqui pra vocês conhecerem. Acima, os links para nossas playlists em 3 plataformas atualizadas com o Top 20 do mês pra vocês ouvirem. A playlist deste mês é a mais diversificada dos últimos tempos, tem momentos de canções eletrônicas, tem post alguma coisa, pitadas de jazz, música pop e momentos voltados para o hip hop, com vários novos artistas pra vocês conhecerem.

Vale destacar a união do produtor eletrônico americano Bobby Blakdout, com Dabow, um dos pioneiros do trap americano. A baita faixa com elementos Dark eletrônicos, ótimos synths e experimentações eruditas da artista finlandesa Yolisa e o eletrônico suave e lo-fi, com alguma coisa de study beats da produtora francesa LEJB, todos na atualização da nossa playlist.

Leia os álbuns em destaque abaixo, vários novos lançamentos do mundão procês: 


ladyybirdd - Tomorrow's Yesterday (Álbum/ Estados Unidos)

Projeto da artista e flautista Gina Rizzo, que vive em Nova Iorque. A ideia é “apresentar música original enquadrando a flauta por meio de reverbs, sintetizadores e efeitos”. E ela faz isso muito bem em Tomorrow's Yesterday, seu primeiro álbum solo, com 13 faixas instrumentais cheias de experimentação e muito bem amarradas por uma ótima banda que acompanha a artista. Apesar de ser o primeiro álbum solo, Gina já gravou com vários novos nomes da música instrumental contemporânea e nos palcos mais respeitados do jazz americano. O vídeo de apresentação do álbum fala que as músicas foram criadas em estúdio a partir de ideias da Gina, mas com a participação de todos os integrantes da banda, das participações especiais e do produtor do trabalho. O resultado é bem interessante, com alguns momentos únicos, principalmente na flauta, instrumento da artista, que brilha bastante. Vale ouvir:
 


Ink Element - ISLANDS (Álbum/ Hong Kong)

Projeto de um produtor francês que vive em Hong Kong, a ideia é produzir histórias digitais através da música eletrônica, que reflitam sua vida como europeu que vive no continente asiático. Para isso, usando o house como base e com bom uso de synths, o artista produz pedras e mais pedras cheias de beats e uma pegada old school dançante de música eletrônica. ISLANDS é seu primeiro álbum, após um EP e vários singles. São 8 faixas, misturando alguns sons instrumentais com vários vocais cheios de efeitos. As faixas não seguem uma linha linear, usando o house e a música eletrônica como norte, o artista parte para diversas vertentes sonoras, sempre pensando em animar festas. Serve bem pra pista, mas também serve para outros momentos cheios de energia. Ouça ai:



Pedro Gonzalez-Fernandez - The Ghosts of Handsome Skin (Álbum/ Estados Unidos)

Pedro é um compositor, produtor e instrumentista de Washington, com mais de 20 anos de experiência, se apresentando com uma enorme variedade de conjuntos musicais e na composição de trilhas sonoras para filmes e videogames. Desde 2020, ele vem apresentando trabalhos solos, explorando vários estilos sonoros e sempre experimentando mantendo um certo ar lo-fi. The Ghosts of Handsome Skin é seu quarto trabalho (entre álbuns, EPs e vários singles), tem 9 faixas, incluindo 2 versões demos de faixas que também estão no trabalho. A impressão que o álbum passa é que o artista está preso em um estúdio, experimentando os mais vários instrumentos, formas de composição e gravação, estilos de vocais, se divertindo da mesma forma que uma criança deve se divertir quando fica presa em uma loja de brinquedos. Mas existe aquela tensão de estar preso, sozinho, por mais divertido que possa ser. “é um conjunto de canções inspiradas na prosa/poesia de Pablo D'Stair com foco agudo na ansiedade, projeção e isolamento”, explica o artista em seu bandcamp. Ouça ai 



Audiospa - Surface Synthetics (Álbum/ Estados Unidos)

Projeto Synthwave ambient do produtor e músico Chip Scott. Tenho pouca informação sobre o trabalho, mas pelo que vi nas plataformas, desde o começo do ano ele vem lançando vários trabalhos, sempre nessa linha ambient e instrumental. Surface Synthetics é seu oitavo lançado este ano, entre álbuns e EPs, fora os singles. São 7 faixas instrumentais cheias de elementos etéreos e abstratos ao longo de longos synths. Serve para meditar, relaxar talvez, é um som quase onírico e difícil de explicar. Conheça ai:



Jon Thorstensen - Down Under (EP/ Noruega)

Jon é um professor, pianista e guitarrista de Fredrikstad, com larga experiência no jazz, blues, rock e outros estilos contemporâneos. Ele já tocou com vários nomes do seu país e vem lançando sons solos desde 2021. Apesar do pouco tempo, a produção foi constante, com vários singles, um álbum e 2 EPs.  Down Under é seu segundo EP, pelo menos nos streamings. São 5 faixas instrumentais, que dialogam, mas também vão por caminhos diferentes. É jazz, mas também é paisagem sonora. Óbvio que a guitarra tem certo protagonismo, mas tem outros instrumentos com bons momentos no trabalho. Ouça ai:



Curtiu os sons?! Espalha o post nas suas redes e ouça, siga e compartilhe a playlist com os amigos e ajude os sons a chegarem mais longe!
Tags:  , , , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário