terça-feira, 30 de abril de 2024

Hominis Canidae #167 - Abril (2024)...


Playlists de Destaques do Mês: Spotify | Deezer | Tidal | Youtube | Amazon Music


Download: Hominis Canidae #167 - Abril (2024).zip (Ou vá no bandcamp/archive acima)

 Ultimo dia do mês e com ele mais uma mixtape/ coletânea pra vocês. Desta vez, a nossa #coleta167, fechando abril de 2024 em grande estilo. O som inédito que abre a mix é o primeiro single da carreira do duo paulista de emo/ slowcore guandu. “vc me disse” tem uma introdução meditativa seguida por letra e voz com carga nostálgica e melancólica. A faixa chegou hoje em todos os streamings, saca ai:


A baita arte de capa foi feita pela jovem lustradora paulista Ketlyn Vitoria. Ela explicou a proposta para a arte: "Minha ideia para a criação foi três palavras chave: indígenas, cores do Brasil e musica. Basicamente fiz uma junção desses três elementos e achei que super combinou, peguei algumas referências no pinterest para a pose e pro estilo da indígena, sabemos que os indígenas não usam roupas, mechas, essas coisas, mas quis dar um ar diferente e manter o meu estilo de arte, que sempre tem cores como o rosa e acessórios. Podemos interpretar a arte como um dia ensolarado em que ela se senta em posição de lótus e começa a ouvir as mixtapes do Hominis Canidae, ao redor de uma bela natureza bem calma". Adorei a interpretação e a explicação da arte, e vocês?! Para além disso, que traço foda viu?! Vale colar no perfil da Ketlyn e acompanhar as várias outras artes que vão surgir clicando aqui.

Tai mais uma mixtape pra conta, são quase 14 anos (?) soltando uma todo mês! Ouça nossa coleta, dissemine com os amigos e se curte nosso trabalho, você pode nos apoiar ainda mais assinando nosso Apoia.se ou fortaleça através do nosso PIX que a chave é o nosso mail de contato: hominiscanidae@gmail.com

POR SINAL, EM JUNHO SÃO 15 ANOS DE BLOG E ESTAMOS COM UMA CHAMADA ABERTA PRA LANÇAR UMA MIXTAPE/PLAYLIST APENAS COM SONS INÉDITOS!! QUER PARTICIPAR? DE UM SALVE AI!

Continue indo aos shows, comprando merch dos artistas que curte e disseminando musica!
Tags:  , , , , , , , , , , , , ,          

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Guarda São Jorge - Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário (2024)...




Fundada em 1938, a Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário é um dos congados mais tradicionais de Belo Horizonte. A agenda anual da Irmandade contempla a realização da Festa de São Jorge, que acontece sempre em abril, na sede da Guarda, localizada no bairro Concórdia. Neste ano, a festividade conta com um adendo especial – o lançamento do disco “Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário”. Lançado nas plataformas digitais na última semana, o trabalho apresenta 32 canções gravadas em estúdio pelos reinadeiros e reinadeiras, com produção musical do cantor, compositor e instrumentista Sérgio Pererê... Continue Lendo no Jornal Voz Ativa
 

Tags:  , , , , , ,          

DUDA BEAT - Tara e Tal (2024)...




Perto do fechamento de Tara e Tal (2024, Universal), Duda Beat repete: “eu vou ficar na tua cabeça“. Ainda que fortemente relacionados aos temas românticos que embalam a composição de encerramento do disco, difícil não pensar nos versos detalhados pela pernambucana como uma manifestação do feito consolidado no terceiro álbum de estúdio, afinal, é praticamente impossível passar pelo material produzido em parceria com Tomás Tróia e Lux Ferreira e não sair cantarolando pelo menos uma das canções que integram a obra. E não poderia ser diferente. Depois de dois ótimos trabalhos de estúdio, Sinto Muito (2018) e Te Amo Lá Fora (2021), além de incontáveis colaborações com diferentes nomes da cena brasileira, a artista nascida Eduarda Bittencourt Simões parece ter alcançado o completo domínio sobre a própria criação. São faixas talvez consumidas pela previsibilidade dos temas, quase sempre mergulhadas em conflitos sentimentais, porém, moldadas de forma pouco usual, efeito direto do vasto catálogo de estilos adotados pela cantora... Continue Lendo no Música Instantânea

Tags:  , , ,          

domingo, 28 de abril de 2024

Trailerfuss - Roteiro Sem Final (2024)...




Download: Roteiro Sem Final (2024).zip (Ou Vá no bandcamp acima)

Trailerfuss é uma banda de rock alternativo carioca formada por Carol (vocalista), Leonardo (guitarra, violão, gaita e backing vocals), Lucas (baixo e backing vocals) e Bruno (bateria). A história da banda começa com os integrantes se conhecendo por meio de um curso de cinema e encontrando outra paixão criativa: a música. Juntos pela amizade e pela arte, eles apresentam uma nova perspectiva sobre o cenário musical dos anos 90, mesclada com cada uma de suas influências em “Roteiro Sem Final”, seu EP de estreia...

Tags:  , , , , ,          

sábado, 27 de abril de 2024

GRINGOS DA SEMANA: Mais uma gira pelo mundo, com vários sons loucos de mais de 10 países do mundo!


PLAYLISTS COM O TOP 20 DE ABRIL: Spotify | Deezer | Tidal | Youtube | Amazon (siga/follow)

Chegamos com o nosso GRINGOS DA SEMANA de Abril. O nome segue o mesmo, mas o post e atualização da nossa playlist de sons do mundo está na temporalidade mensal. Na capa, uma arte que envolve a música, feita pelo pintor Pablo Picasso, que faleceu num mês de abril muitos anos atrás.

Acima, temos os links que levam para nossas playlists em 4 plataformas atualizadas com o Top 20 deste mês para vocês conhecerem. Muitos sons de trabalhos lançados neste ano, até nesse mês, numa mistura sonora bem louca! Tem momentos de canções eletrônicas, tem pitadas de jazz, post alguma coisa,música pop esquisita e muito mais pra vocês ouvirem.

Vale destacar o novo single do produtor e beatmaker americano Synthetix, com bom uso de synths e breakbeats entre eles. Outro som massa que entrou na playlist foi um rock instrumental psicodélico do novo álbum do músico lo-fi britânico Matt Tracey, lançado esse ano.E a mistura de música européia jazzística com forró feita pelo grupo francês Javotte, que também tá na playlist.

Esse mês chegaram vários álbuns e EPs. Boa parte deles lançados no mês de Março deste ano. Selecionamos os 6 que mais curtimos para falar um pouco mais abaixo. Todos também têm sons na atualização da nossa playlist. Leia sobre os destaques ai:

Keller & Pohl - Live At Jazzhaus (Álbum/ Alemanha)

Registro ao vivo da dupla de Heidelberg, composto pelo versátil tecladista Martin Pohl, proficiente em todos os estilos, e Christof Keller nos sintetizadores modulares. Segundo release: “Nos shows combinam eletrônica e jazz, misturando músicas distintas motivos e improvisações em espaços sonoros sempre novos – harmonicamente excitante, experimental e ainda cativante”. O Christof (Keller) nos explicou que foi gravado em Novembro de 2023 e que originalmente nem iria ser lançado. “mas a gravação cresceu em nós ao longo do tempo e - com todas as suas arestas admitidas - tornou-se cada vez mais interessante para nós depois de ouvi-la novamente”, comenta. O lançamento é do selo Musikzimmer, baita experimento sonoro ao vivo. Vale o play e trip sonora no link abaixo:



The Carrie Armitage Quartet - The Carrie Armitage Quartet (Álbum/ Canadá)

Carrie Armitage é uma compositora e produtora de Toronto que após 4 trabalhos lançados, resolveu que era hora de mudar. “Eu me vi sentindo a necessidade de trazer nova energia para o meu trabalho”, escreveu ela na apresentação do álbum. Formado por Carrie no Piano, Synths & Vocal. Gary Craig na percussão e bateria. Mitch Starkman no baixo e 2 guitarristas no álbum: Bob McAlpine e Brian May, que eu procurei aqui e pelo visto é o BRIAN MAY mesmo, não um homônimo. Brian participou do primeiro álbum da Carrie em 1996 e fez participação nas gravações deste na guitarra de quase todas as musicas. Assim surgiu este quarteto (ao vivo) com uma excelente base de groove. Misturando rock, pop, jazz fusion e ambient, eles cruzam gêneros para apresentar esse primeiro álbum homônimo de 15 faixas de uma galera muito experiente nesse negócio de fazer música. Em todos os streamings e no bandcamp:



Wunderkammer - Tra fate, miracoli e crociferi (Álbum/ Italia) 

Projeto do pesquisador sonoro italiano Salvatore Montieri. O nome vem da expressão da língua alemã “câmara das maravilhas”, utilizada para indicar ambientes particulares nos quais, do século XVI ao século XVIII, os colecionadores guardavam objetos extraordinários. Tra fate, miracoli e crociferi foi lançado no começo de março e é o segundo álbum do projeto. O trabalho tem 15 faixas que misturam diferentes dimensões musicais e instrumentais, aliando a disciplina clássica à inspiração do jazz e da música rock/pop, e a procura de novos efeitos sonoros e percussivos para criar uma mistura de sonoridades únicas, originais e mágicas! Gosto do entusiasmo e tem vários momentos interessantes no álbum, que está em todos os streamings e no soundcloud: 



Hanging Fields - Pictures (Álbum/ França)

Novo álbum da nova banda de post-rock de Strasbourg, com influências de música ambient e metal. Pictures é o primeiro álbum lançado em LP, tem 7 faixas instrumentais e chega depois de um EP e vários singles. São vários bons momentos de guitarras suaves, aquela viagem cinematográfica com pitadas de rock mais pesado, como se numa viagem de carro para o interior. Rock Instrumental clássico dos anos 2000 ali, mas com faixas mais curtas que a galera daquela época. Difícil não gostar. Ouça ai:



Why England Slept - House of Pizza (Álbum/ Estados Unidos)

Primeiro álbum de um trio formado por 2 camaradas da cena roqueira de Boston: Bad Fogelberg e Don Hammontree, nos teclados, guitarra e baixo. Acompanhados por Eric Roebuck na bateria, acredito eu que seja de Salem, cidade que fica no mesmo estado de Boston e de onde diz ser a banda no bandcamp. House of Pizza é o primeiro trabalho do trio, tem 12 faixas instrumentais que não sei bem se conectam como álbum, mas tem momentos interessantes. Eu ia por um som na playlist, mas a descrição dos caras na apresentação é curiosa: “Imagine Vince Guaraldi, famoso por “Charlie Brown Christmas”, tocando com o Pink Floyd no espaço de ensaio do Radiohead. É assim que esperamos que soe em nosso álbum de estreia”. Eu acho que todos os citados podem estar juntos em alguns momentos do lançamento, em outros estão bem longe, mas é um trabalho de estreia divertido. Ouça ai: 



Javier Torrealba - Silla De Peltre (EP/ Venezuela/ Noruega)

Javier é um produtor e artista sonoro venezuelano que vive em Oslo. Desde 2021 ele vem lançando trabalhos que misturam eletrônica, ambient e muita experimentação. Em março deste ano, ele lançou Silla De Peltre, um EP com 3 faixas e seu quarto trabalho. Todas as faixas são instrumentais e foram gravadas em um único take e sem overdubs. O ar de improviso acompanha os synths e os beats ao longo das faixas, mas tudo parece ter seu lugar sonoro ao longo de todo o trabalho. Primoroso, ouça ai: 



Curtiu os sons?! Espalha o post nas suas redes e ouça, siga e compartilhe a playlist com os amigos e ajude os sons a chegarem mais longe!
Tags:  , , , , , , , , , , ,          

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Paula Cavalciuk - Pangeia (2024)...




A cantora e compositora Paula Cavalciuk lança no dia 04 de Abril seu mais novo disco de estúdio, Pangeia – ouça aqui. Com produção musical de Bruno Buarque (que já trabalhou com artistas como Criolo, Karina Buhr, Ney Matogrosso e Anelis Assumpção), o álbum traz 12 faixas autorais e recoloca Paula no radar das boas novas da música brasileira: Seu último disco, Morte & Vida, de 2016, foi um dos mais elogiados lançamentos da época e rendeu à artista uma indicação na categoria Revelação do prêmio APCA daquele mesmo ano. Além disso, ela também recebeu boas críticas do ícone Gilberto Gil a respeito de seu talento como compositora. Paulista, residente de Sorocaba, com este primeiro álbum Paula se espalhou pelo Brasil, por meio de giros de shows realizados em outros estados brasileiros... Continue Lendo no Boomerang Music

Tags:  , , , , ,          

Casapronta - Sete (2024)...



Download: Sete (2024).rar

 “Experiências e observações acerca do universo do candomblé e umbanda, diluídas em poesia, acordes e atabaques”. É assim que Casapronta, alcunha adotada pelo cantor e compositor baiano Pablício Jorge, define seu primeiro álbum solo, SETE. Lançado de forma totalmente independente, o trabalho traz uma mistura de rock, blues e influências da musicalidade afro-religiosa. Essa definição norteia todo o conceito do álbum, que é construído a partir de uma narrativa organizada através da sequência das músicas. O início trazendo os Exus, um feminino (“Dona Maria”) e outro masculino (“Capa Preta”), seguidos de ritos e costumes (“Mandinga” e “Oferenda”). Segue então com a reverência a uma deusa africana da cultura Bantu / Angola (“Matamba”), para destacar na sequência o Deus cristão sob um ponto de vista regional (“Deus é o Cão”). A última faixa apresenta uma reza, rodeada de ancestralidade, em forma de samba, que abraça todo o trabalho (“Reza”)... Continue Lendo no ElCabong

Tags:  , , , , ,          

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Diego Xavier - Trio (2024)...




Download: Trio (2024).rar

“Cabeça Quente” é apenas o nome da faixa de abertura do terceiro disco de Diego Xavier, mas poderia dar título ao álbum, de tão bem que resume o estado de espírito das suas oito faixas. É um disco sem meias palavras, em estado de tensão permanente, com momentos para explosão. O álbum, na verdade, se chama “Trio”, o que gera uma certa confusão, já que o trabalho em questão pode tanto ser entendido como um projeto solista ou uma banda chamada Diego Xavier Trio (ou simplesmente DX). Tendo o nome do guitarrista, vocalista e compositor à frente, seria fácil optar pelo primeiro caso, mas o próprio Xavier destaca a importância de Ricardo Garofalo (baixo) e Rodrigo Leal (bateria) nas canções. Seja como for, “Trio” é um álbum extremamente pessoal, em que Diego Xavier traz à tona toda a raiva, frustração e desesperança que vieram como consequência de uma turnê do BIKE pela Europa em 2019 – para quem não sabe, Xavier é um dos vocalistas e guitarristas da banda. Quem olha de fora e só escuta as histórias de decadência sexual e festas químicas pode até se deixar enganar pela mítica do rock’n’roll na estrada, mas qualquer um que já vivenciou uma turnê sabe que a realidade é bem diferente. Falta de sono, de dinheiro e de refeições decentes se misturam à pressão para que cada show seja “uma experiência”, e somados ao consumo desregrado de álcool e outras substâncias, resultam numa combinação cruel – e nem falamos dos perrengues de estrada, promotores picaretas e caloteiros, fãs sem noção, falta de público e outras coisas que costumam dar as caras em empreitadas deste tipo... Continue Lendo no Scream Yell

Tags:  , , , , ,          

Bruno Berle - No Reino dos Afetos 2 (2024)...





Para além de todas as limitações técnicas e questões orçamentárias que resultaram em uma atmosfera totalmente única, No Reino Dos Afetos (2022) é uma criação movida pelo desejo do próprio idealizador, o cantor e compositor alagoano Bruno Berle, em compartilhar seus sentimentos com o resto do mundo. O resultado desse processo está na entrega de um trabalho que transcende as fronteiras do quarto em que foi gravado e dialoga diretamente com o ouvinte por meio da força das emoções expressas em cada canção. Mas para onde seguir depois de uma obra tão sensível e que encontrou na própria captação caseira um charmoso componente estético? A resposta chega agora com a entrega de No Reino Dos Afetos 2 (2024, Coala Records / Psychic Hotline / Far Out Recordings). Segundo registro da colaboração entre o alagoano e o principal parceiro de criação, o produtor Batata Boy, o álbum de dez faixas é um trabalho talvez indeciso, mas que utiliza dessa aparente incerteza como um meticuloso componente de desenvolvimento criativo... Continue Lendo no Música Instantânea

Tags:  , , , , , ,          

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Papisa - Amor Delírio (2024)...




 Amor Delírio, de Papisa (Rita Oliva), sucede o excelente Fenda, de 2019. De lá para cá muita coisa mudou, mas a aura sonhadora que gira em torno da obra da artista continua a mesma. Desta vez, tudo é mais sucinto na temática e mais compacto no formato: o disco tem apenas 28 minutos de duração. Mas é um tempo tão bem gasto, que não há espaço para desperdício, mesmo na sua órbita de reconciliação entre os pares do passado e do presente no que se refere a este tipo de som na cena brasileira. Vale destacar também a forma como Papisa combina seus elementos-chave para dar vida às suas novas criações, como o violão sonolento de “Apesar”, e a produção empoeirada de “Melhor Assim”, “Vento” e “Fronteira”. Na faixa-título, “Amor Delírio”, Papisa canta sobre encontros, ao mesmo tempo em que se encontra com Luiza Lian para um dueto que exala paixão. Na música, as duas artistas uniram o melhor uma da outra, é mais que uma parceria: é o ponto alto do trabalho... Continue Lendo no Aquele Tuim

Tags:  , , , ,          

Brenu - Escama Trap (2024)...




Brenu, nascido e criado nas ruas do Recife, é uma das mais recentes revelações do rap nordestino. O rapper agora se prepara pra entregar seu novo projeto: a mixtape que consolida todo seu trabalho e empenho: ESCAMATRAP EscamaTrap é o ponto alto que consolida toda a trajetória de artista no ano de 2023, com forte influência da cidade do Recife, seus ritmos e essências, o rapper conecta ritmos populares como forró, bregafunk e manguebeat com o que há de mais moderno no rap mundial, surgindo assim novos ritmos como Detroit Brega, Jersey Brega e afins...

Tags:  , , , , ,          

terça-feira, 23 de abril de 2024

Materia Prima, Cizco - Rasante (2024)...

 

Ouça

Download: Rasante (2024).rar

Sempre inspirador, carregando a poesia em sua vida e com sua generosidade nos levando a ver a potência com que resiste em suas caminhadas. Produzindo olhares, signos imagéticos pelas ruas de BH, ou conteúdo lírico em seus momentos de introspecção poética, Matéria Prima lança Rasante (2024) com a produção do também mineiro Cizco. Composto por 4 faixas, o EPzinho é um recorte muito bem feito deste movimento de vida que o Matéria Prima segue imprimindo ao longo de mais de 20 anos de carreira no rap nacional. O que possuímos hoje em termos de Mainstream no rap nacional, não comporta o artista mineiro, pois o temos em geral é um punhado de artistas, homens e mulheres que possuem muito pouca coragem artística e se comprazem em rimar ou chavões antiracistas, antimachistas ou em fazer uma forte defesa da meritocracia. Essa tríade tem dado o tom da maior parte dos discos e projetos dos nomes mais consagrados do rap nacional. Em certa medida o nosso mainstream se transformou em um imenso “coach music”, ou quando muito, em letramento racial para baixinhos. E é neste sentido, que o MC mineiro Matéria Prima subverte sempre o esperado... Continue Lendo no Oganpazan

Tags:  , , ,          

Rubi, Thalin, Shirts - BLONDGYALS (2024)...




De uma frutífera e bem jovem cena de rap de São Paulo, surgem RUBI, Thalin e Shirts, três amigos que se conheceram pela música. Thalin e RUBI são amigos de longa data e sondavam a ideia de fazer um EP de grime, para compor o projeto convidaram Shirts, que havia apresentado seu trabalho para ambos via Instagram. O processo fluiu tão bem que o EP se tornou um álbum inteiro, extrapolando o grime e englobando diversos gêneros e ritmos. RUBI é MC e compositora, suas criações têm forte caráter subversivo, trazendo consigo o cômico, o errôneo e o belo, uma criatividade que vem de família, especialmente de sua mãe, Anelis Assumpção. Thalin é músico, ator e dançarino, conhecido por seu trabalho na DUPLA 02 e como baterista e percussionista nas bandas Os Fonsecas e Eiras e Beiras. Ambos confluem no uso da ironia e já trabalharam juntos em ‘’BALALAYKA’’, lançamento de RUBI e DUPLA 02. Agora se juntam a Shirts, um noviço e promissor produtor, beatmaker e DJ, em um trabalho irreverente e autêntico. ‘’BLONDGYALS’’ é um álbum de pouco mais de trinta minutos e 10 músicas. Em todas as faixas, com exceção da faixa título, RUBI e Thalin dividem versos, contando ainda com parcerias com Quiriku em ‘’CAMINHOS’’ e Kim Cortada em ‘’BRUXARIA’’. Todo o álbum tem batidas fortes, rimas aceleradas e instrumentais intensos que incentivam o ouvinte a bater cabeça e sair do chão. Mesmo centrado no grime, o trabalho explora diversos ritmos, como em ‘’BRAIN’’ que apresenta influências do screamo e de hard rock, ou na faixa título e em ‘’BRUXARIA’’ que contêm clara inspiração de funk brasileiro. Também são evidenciadas influências do trap e algumas passagens por referências nada óbvias, como BaianaSystem. Com capa assinada por Caio Gomes, ‘’BLONDGYALS’’ é um álbum criativo e coeso, fruto de experiência em lançamentos por parte de Thalin e RUBI, que lançam agora, junto a Shirts, o primeiro álbum de suas carreiras...

Tags:  , , , , , , , , ,          

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Rebeca - Espiral (2024)...




 A niteroiense Rebeca, ainda na pandemia, começou a aprofundar o traço autoral de sua carreira e, agora, lançou nos serviços de streaming seu segundo álbum solo, Espiral. O disco liberado através da Deck apresenta dez faixas e tem produção musical assinada pela própria artista em parceria com Rodrigo Martins, indicado ao Grammy Latino por seu trabalho com o cantor Rubel. Escrito em colaboração com Manny Moura, o material foi gravado entre idas e vindas de Rebeca por Niterói, Rio de Janeiro, São Paulo, Boston e Los Angeles nos últimos anos... Continue lendo no TMDQA

Tags:  , , ,          

Tela Azzu - Baleia Explode (2024)...





 Eis o primeiro álbum da banda paraibana Tela Azzu. "Baleia Explode" contém 7 faixas onde "misturam diversos gêneros musicais globais com a perspectiva, as referências rítmicas e culturais paraibanas e brasileiras, coisas como rock progressivo + baião, metal + samba, reggae + jazz e entre outras misturas, são características fundamentais do nosso trabalho, pois seguimos acreditando que "(...) Basta deixar tudo soando bem aos ouvidos (...)"".

Tags:  , , , , , , , , ,          

domingo, 21 de abril de 2024

Os Elefantes Elegantes – Rust (2024)...



Download: Rust (2024).rar

Tony Lopes, também conhecido como Reverendo T, além de músico, poeta, escritor, produtor cultural e compositor é uma verdadeira entidade do underground baiano com décadas de história e projetos musicais, desde Tony e os Sobreviventes e seu seminal álbum “De Quem é a Culpa?” de 1991, até os atuais Reverendo T e os Discípulos Descrentes, Cidade de Ateus, Os Reids e mais uma infinidade de participações em outros projetos. O sujeito continua incansável e emanando criatividade revelando a grande usina musical que é. Os Elefantes Elegantes talvez seja o projeto mais íntimo criado por Tony e mesmo sempre contando com diversas parcerias ao longo do tempo e flutuando livremente entre diversos estilos, a aura múltipla dos Elefantes é um reflexo da alma inquieta, livre e criadora do músico. O projeto foi iniciado há mais de 10 anos e tem uma discografia interessante e extensa, precisaríamos de um livro para detalhar tudo. Nesse novo EP chamado ‘Rust’, a convidada é a excelente cantora Karina Barbo, que tem uma voz que passeia do dark pop ao eletrônico experimental com uma leveza cativante, além de evidente técnica...

Tags:  , , , , , , , ,          

sábado, 20 de abril de 2024

Giovanna Moraes - Eu e Você Contra o Mundo (2024)...




 Em um país onde o cenário para artistas independentes é desafiador, Giovanna Moraes se destaca como uma figura que desafia normas e confronta ideias ultrapassadas através de sua música e atitude incisiva. Combinando rock’n roll e uma postura autêntica, a cantora aborda temas urgentes como autenticidade, igualdade de gênero e direitos das mulheres. Seu mais novo single, “Eu e Você contra o Mundo” chegou às plataformas digitais no dia 16 de abril. Com uma trajetória musical que teve início em 2017, a cantora oficialmente mergulhou no universo do rock em 2022 com o lançamento do álbum "Para Tomar Coragem". Desde então, seus singles têm cativado o público, com destaques para "Fala na Cara",  “As Mina no Poder” e “Bloquinho de Notas”. Agora, "Eu e Você contra o Mundo" prepara o terreno para o lançamento de seu próximo álbum, "Fama de Chata", previsto para este ano... Continue Lendo no R7

Tags:  , , , ,          

sexta-feira, 19 de abril de 2024

André Paixão - Fora do Ritmo (2024)...





Conhecido pela identidade de Nervoso, título conquistado pelo jeito frenético de tocar bateria, André Paixão atravessou o final da década de 1990 e início dos anos 2000 em uma sequência de projetos de enorme valor artístico para a cena alternativa do Rio de Janeiro. Do introdutório Beach Lizards, passando pelo colaborativo Acabou La Tequila, Lafayette & Os Tremendões, Matanza e até Los Hermanos, sobram momentos em que o percussionista deixou sua marca. Interessante perceber em Fora de Ritmo (2024, Super Discos), primeiro trabalho com o próprio nome, um acumulo natural de todas essas experiências. Concebido em um intervalo de mais de uma década, passando por 12 diferentes estúdio, Fora de Ritmo é um registro que, assim como o próprio processo de manufatura, exige ser absorvido aos poucos, sem pressa. Parte desse resultado vem não apenas do esforço do compositor em mergulhar em tormentos particulares, como na decisão em entregar a bateria, sua principal ferramenta de trabalho, nas mãos de diferentes nomes da cena brasileira. O resultado desse processo está na formação de uma obra marcada pelo forte aspecto contemplativo, como um passeio pelas dores, memórias e desilusões vividas por Paixão... Continue Lendo no Música Instantânea

Tags:  , , , , ,          

Demonia - atitude punk vol.1 (2024)...




Em tempos em que as informações se tornam cada vez mais voláteis, podem olhar para o trio Demonia e achar que elas sempre estiveram com essa formação. Mas lá em 2018, quando o single “Bebê do Miduei” foi lançado, a banda era formada por Karina (voz), Isa (guitarra), Karla (baixo), Nanda (guitarra) e Quel (bateria). Aquele single de estreia trazia uma sonoridade mais indie, com guitarras mais limpas e riffs mais dançantes. Em 2019, ainda como quinteto, lançaram o EP Achei Que Era Homem Mas é Só o Satanás com três músicas pelo Flecha Discos, onde “Capitalismo é um lixo” já fala no tal algoritmo que a cada dia comanda mais os dias. Seis anos depois, em formato de trio desde antes do período pandêmico, a banda lança o aguardado álbum de estreia, Atitude Punk vol.1. Em mais um momento de transição, na sonoridade e na formação, o disco é obra de Nanda, Karla e Quel. Mas no palco, o trio já não é mais esse.... Continue Lendo nO inimigo

Tags:  , ,          

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Mirela Hazin - Tanto pra Dizer (2024)...




O álbum é um grande desabafo de como foi lidar com as consequências de ter falado”, disse Mirela Hazin sobre o ‘Tanto pra Dizer’, seu primeiro álbum de estúdio lançado neste mês de abril. A cantora e compositora tem 20 anos, mora no Recife e conquista com sua voz gostosa de ouvir enquanto canta coisas bonitas da suas experiências (ou sua visão de como essas seriam) como uma jovem da geração Z com inseguranças e em constante evolução, mas repleta de vontade de se descobrir através da música. O projeto conta com 12 faixas, todas de composição de Mirela e produção conjunta da própria e seu amigo e parceiro profissional, Eutimyo. São canções que acompanham a cantora durante sua adolescência, porém refletem esse seu caminho de amadurecimento. É um diário pessoal com melodia, afinal ela diz que “sempre preferiu escrever do que falar”, e nada melhor do que compartilhar isso com outros jovens para sentirem as emoções, se identificarem e curtirem seu som.... Continue Lendo na Tag Revista

Tags:  , , , ,          

MNTH - Lume Púrpuro (2024)...





"Lume Púrpuro" é o resultado de um intenso processo criativo do projeto MNTH, no qual o artista paulista Luciano Valério se dedicou a repetidas práticas com a intenção de provocar sensações que atraia e envolva o ouvinte a um estado meditativo, abrindo novas percepções e caminhos singulares através de padrões quase primitivos. Nesse contexto, o ruído e suas texturas desempenham um papel tão vital quanto as melodias mais evidentes presentes no álbum...

Tags:  , , , , , , ,          

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Camus - Gigante Invisível (2024)...




A banda Camus passou por várias formações mas atualmente é formada por: Artur Guerra (Vocal, Guitarra, Violão, Produção Musical); Gabriel Bebici (Teclados, Violão, Produção Musical, Percussão), Vitor Gomes Lopes (Baixo) e Mateus Tavares Pimentel (Bateria). Os quatro membros são de Vitória/ES. O grupo possui dois álbuns de estúdio “Céu Verde em Cidade Deserta” e “Gigante Invisível” mas ainda pode ser considerada uma banda iniciante, que decidiu se profissionalizar e alçar voos maiores recentemente. O novo trabalho “Gigante Invisível” apresenta uma grande multiplicidade de estilos musicais e referências: Nota-se desde o Funk Rock, ao post-punk, a momentos de jazz e Rock Psicodélico...

Tags:  , , , , , , ,          

Beili - Como Respirar Embaixo D'água (2024)...




A talentosa artista Beili mergulha fundo em sua jornada de autoaceitação e expressão emocional no aguardado EP “Como Respirar Embaixo D’Água”. Composto e produzido em colaboração com NiC, este trabalho é uma ode à superação de inseguranças e à descoberta do próprio brilho artístico. Inspirado pelo amor compartilhado pelo R&B e influenciado por artistas renomados como Amaria, Erykah Badu e SZA, mas com uma abordagem inovadora em português, o EP mistura habilmente elementos de R&B, pop e indie. Esta fusão sonora cria um ambiente envolvente que cativa os ouvintes desde o primeiro acorde... Continue Lendo no ECult

Tags:  , , , ,          

terça-feira, 16 de abril de 2024

Tvkills - Manipulação em Massa (2024)...




 Todo mundo conhece algum programa de tv que se fosse possível espremer só sairia sangue. Parte desses programas são na hora do almoço, quando a população tem a tv como companheira para a refeição. Não é difícil achar os apresentadores como políticos após ganhar notoriedade através dos programas. Manipulação em Massa, novo EP da banda potiguar TvKills, aborda isso desde a arte que caracteriza o quarteto até a temática das músicas. Religião, ciência, politica e violência permeiam o trabalho. A banda tem tocado bastante desde que os shows voltaram, principalmente pela Cidade Alta, local de resistência da música e arte como um todo em Natal. Batemos um papo com Junior Santos, guitarrista da banda, que definiu o punk/hardcore da banda como um protesto... Continue Lendo nO Inimigo

Tags:  , , , ,          

Alfredo Dias Gomes - Tributo a Elvin Jones (2024)...




Acompanhado por um respeitável time de músicos (Jessé Sadoc, trompete e flugelhorn / David Feldman, piano / Jefferson Lescowich, baixo acústico), o baterista carioca Alfredo Dias Gomes comemora três décadas de carreira solo – e mais de uma dezena de discos lançados! –  com seu novo álbum “Tributo a Elvin Jones”. Gravado em seu próprio estúdio, na Lagoa, com o engenheiro de som Thiago Kropf, o disco chega às plataformas digitais a partir do dia 1 de março. “O fascínio pelo estilo de Elvin Jones é antigo”, conta Alfredo. “A primeira vez que o vi tocando foi em uma fita de vídeo VHS, ainda nos anos 80. Ele tocava jazz, mas de uma maneira diferente, com um estilo vigoroso, com uma pegada quase rock. Isso me fascinava, especialmente porque naquela época eu tocava fusion”. Desde então, a vontade de gravar Elvin Jones foi amadurecendo. Ao pesquisar sobre o baterista, Alfredo percebeu que em 2024 faz 20 anos de seu falecimento, ocorrido em 18 de maio de 2004. Foi então que decidiu fazer essa homenagem... Continue Lendo no Inted

Tags:  , , ,          

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Old Rust Apresenta - Hardcore Fun - A Melhor Forma (2023)...




“Hardcore fun – A melhor forma de se expressar” é o nome do mais novo trabalho da banda de punk/hardcore da baixada Paulista, Old Rust. O EP é uma releitura de um projeto anterior de membros da banda, que decidiu juntar a qualidade do trabalho antigo com os novos recursos tecnológicos, para apresentar ao mundo o “Hardcore fun”. Com cinco faixas, o EP tem composições de Luiz Fernando Ramos, Alex Silva, Patrick Aparecido, Fernando Jr. e Fernando Costa; produção musical de Mario Netto e Old Rust, mixagem e masterização de Mario Netto e Estúdio UMSÓ; ilustração/Capa por Leonardo Kleinowski e lançado pelo selo Rio do Meio Records... Continue Lendo no Laboratório Pop

Tags:  , , ,          

Conde & suave coisa nenhuma - Crisálida (2024)...




"Crisálida" é um EP instrumental. Parceria entre Conde e Samir (estreando o projeto “suave coisa nenhuma”) na união espontânea entre samples, beats e guitarras. São 4 faixas que exploram ambientes, sensações, texturas e timbres convidando à introspecção numa conversa que transgride a razão e a ordem. O trampo naturalmente traz influências dos dois artistas. Crisálida foi feito em fevereiro de 2023, em João Pessoa-PB e lançado no YouTube em março de 2024. Conde é Rapper e produtor, integrante do selo Cris.Records (RJ), com dois EPs solos lançados e assinando diversas produções, trás influências do rap dos anos 90, fusion jazz e rock progressivo. De São Paulo, SP, na Paraíba desde 2020. Samir é cantautor, compositor, intérprete e guitarrista, do interior de São Paulo. Tem trabalhos lançados em diversos projetos que vão do Folk ao Stoner...

Tags:  , , , , , , ,          

domingo, 14 de abril de 2024

Henrique Iwao & Mário Del Nunzio - Without the Beatles (2024)...



Download: Without the Beatles (2024).zip (Ou vá no archive acima)

Em 2007, Henrique Iwao, Mário Del Nunzio, Rafael Montorfano e Lucas Araújo se reuniram no auditório do instituto de artes da Unicamp, com a intenção de gravar um álbum de peças para piano, supostamente baseadas em músicas dos Beatles. Dezesseis anos depois, Henrique e Del Nunzio resgatam o projeto, concentrando-nos no que os dois havíam produzido. Apenas metade do material estava pronto e eles tiveram de mergulhar no passado a fim de compor e mixar o que faltava. Este é o resultado, aprecie...

Tags:  , , , , , ,          

sábado, 13 de abril de 2024

Sérgio Pererê - História do Mundo (2023)...




"Este álbum representa uma homenagem não a mim mesmo, mas à minha trajetória, à minha obra. E o que é minha obra? É o mundo através do meu olhar. É o momento em que eu paro e olho para mim, percebendo a partir de onde eu conto a história do mundo". Essa é a perspectiva de Sérgio Pererê sobre seu novo disco, "História do Mundo", que chegou nas plataformas digitais de streaming nesta quinta-feira, dia 30 de novembro. Lançado em disco de vinil, em setembro deste ano, o trabalho agora chega à internet trazendo como música bônus uma inspirada versão do artista para "Promessas do Sol", de Milton Nascimento e Fernando Brant. Fruto da parceria com o produtor musical Jongui, o álbum "História do Mundo" marca os 25 anos da carreira profissional do cantor, compositor, ator e multi-instrumentista Sérgio Pererê, compilando versões repaginadas de sucessos de sua prolífica caminhada, além de apresentar duas músicas inéditas. Décimo quinto registro fonográfico de Sérgio Pererê, o álbum é um marco simbólico de sua carreira. "É como um resumo das coisas que já escrevi, da minha visão de mundo através da arte", diz, ressaltando que o álbum conta com duas músicas inéditas, "Babá Obá" e "Onde Está Sua Fé" (com participação do rapper Luciano Zulu), além dos convidados Maurício Tizumba, em "Woman", e Ohana, em "Terra e Lua”... Continue Lendo no Jornal Voz Ativa

Tags:  , , , , ,          

sexta-feira, 12 de abril de 2024

SomoS2 - SomoS2 (2024)...




E aí, galera? Beleza? Hoje eu vou dar aquela pitada marota da série DICAS DO SAL para falar sobre uma novidade que tá rolando no pedaço e promete deixar a cena reggae brasileira ainda mais bacana. Tô aqui para “falar” do lançamento do primeiro álbum da dupla SomoS2, que chegou chegando com um som que tem tudo para conquistar a galera que curte um bom reggae. Bora mergulhar nesse som? Formada no início de 2023, essa dupla, composta pelos parças de infância Hugo Casaverde e Conrado Muylaert, já chegou mostrando a que veio. Após lançarem cinco singles que ficaram na boca do povo, agora eles soltam seu primeiro álbum, que já nasceu maneiríssimo, saca? O Hugo, que já era da galera do reggae com a banda Tribalion, e o Conrado, que mandava ver no indie rock com os Playmoboys, resolveram juntar as vibes em um duo que é puro suingue e amor pela música. O disco, que carrega o mesmo nome da dupla, abre com o trampo “A vida é um sopro”. Já de cara, essa música mandou mais de 50 mil plays pra conta e garantiu um espaço de respeito nas playlists regueiras mais badaladas da internet. Isso sem falar nas outras tracks, como “Meu canto”, que é um hino pra quem vive e respira música, e outras pérolas como “No mesmo bar”, “Eu não vou chorar” e “Parar pra ver”, que vão direto no coração de quem curte o reggae com aquele tempero brasileiro... Continue Lendo no Pitadas de Sal

Tags:  , , ,          

Escadacima - Esperar Cansa? (2023)...




 Formada em 2021, em Belo Horizonte, a Escadacima é uma banda de rock alternativo que surgiu com a reabertura das casas de show na cidade após a pandemia. Diante do desejo mútuo de criar músicas, os 5 membros se aproximaram com o propósito de formar a banda, tendo todos vindo de trajetórias e contextos musicais muito fortes, porém diferentes. Disponível a partir do dia 7 de Dezembro de 2023, “Esperar Cansa?” será a primeira etapa do projeto mais ousado da banda até agora. O lançamento conta com duas músicas inéditas, “BH é Uma Canção” e “Contratempo”...

Tags:  , , , , ,          

quinta-feira, 11 de abril de 2024

Mariano Tavares - The Blue Prince (Remixes) (2023)...




O EP The Blue Prince (Remixes) chegou a todas as principais plataformas de streaming via Selo DoSol, através do projeto Incubadora DoSol. Trata-se do segundo volume de remixes de seu trabalho mais recente, Forte Como Fogo, lançado em julho, no qual Mariano Tavares propunha uma aproximação entre instrumentos puramente acústicos, basicamente o piano e o violão, costurados por elementos que ecoassem a música eletrônica. Agora o foco é precisamente a música eletrônica, reconstruindo e remodelando a canção original, The Blue Prince, desta vez com remixes criados pela rapper, DJ e produtora musical Jennify C., e pelo baterista e sound designer Yves Fernandes, além do fonograma original. “Ao pensar nas canções de Forte Como Fogo que poderiam funcionar melhor como remixes, The Blue Prince me pareceu a escolha mais óbvia, pois a própria letra da canção utiliza recursos comuns ao artesanato dos remixes e da música eletrônica como o fragmento, o recorte, a sombra e a transfiguração, tendo sido escrita como em diálogo mais ou menos direto com obras de dois poetas dos quais sou leitor devoto: Jorge Luis Borges (A Un Gato) e Emily Dickinson (I Sing To Use The Waiting)”, argumenta Tavares... 

Tags:  , , , , ,          

Jota.pê - Se o Meu Peito Fosse o Mundo (2024)...




Após muita expectativa, Jota.pê liberou através da Som Livre o álbum completo Se o Meu Peito Fosse o Mundo. O segundo trabalho solo do cantor, compositor e violonista paulistano apresenta dez faixas, sendo cinco inéditas, já que o artista havia antecipado metade do álbum, que ganhará uma edição especial em LP em breve. Nas gravações, Jota.pê contou com a parceria dos músicos João Cavalcanti (Caminhos), Rafa Castro, Nina Oliveira e José Gil, que aparece com os Gilsons na música “Feito a Maré”. O álbum, que você pode ouvir ao final da matéria, teve também a participação de Xênia França na canção “Naíse”. A repercussão do disco tem tudo para ser grandiosa... Continue Lendo no TMDQA

Tags:  , , , ,          

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Antonio Leoni - Ciclos e Portais (2024)...



O cantor e compositor Antonio Leoni acaba de lançar seu primeiro EP, “Ciclos e Portais”, que conta com seis canções escritas por ele entre seus 13 e 23 anos. O EP tem a produção em parceria com o músico Gabriel Amorim. Os dois são amigos de infância. Apesar de já caminhar sozinho, Antonio é filho do cantor e compositor Leoni. E não apenas isso. Seus primeiros passos, como não poderia deixar de ser, foram dados ao lado do pai. E, apesar de mostrar uma clara influência aqui e ali dele, sua música já traz uma personalidade forte. Seu som é inescapavelmente pop. E isso fica claro nas influências que ele diz ter. Antonio é fã das composições de Hebert Vianna e Cazuza, artistas contemporâneos do pai. Ao mesmo tempo, afirma se interessar por artistas que, assim como ele, produzem as próprias gravações, como Lulu Santos, Ana Frango Elétrico e Tyler The Creator... Continue Lendo na Revista Forum

Tags:  , , ,          

Artur Miranda - Aquela Noite Passou Como um Instante (2024)...





 Com apenas 20 anos de idade, o músico Lageano Artur Miranda lança, na sexta-feira (26), seu segundo trabalho autoral: o álbum ‘’Aquela Noite passou como um Instante’’. Assim como fez em seu álbum de estreia (‘’Fuja de Si Mesmo e Não Volte Nunca Mais’’, de 2022), Artur compôs, gravou e produziu sozinho todas as faixas deste novo lançamento – tendo tocado todos os instrumentos presentes no mesmo. Ele, porém, define os seus dois trabalhos como Lo-Fi (abreviação de Low-Fidelity: ‘’Baixa Fidelidade’’, em inglês), pelo fato de que os mesmos não seguem padrões profissionais de captura de som, optando por uma produção minimalista e mantendo traços mais caseiros e imperfeições como estéticas sonoras. Os dois álbuns foram gravados no quarto de Artur, e não em um estúdio profissional. Entretanto, o músico reconhece que este novo trabalho é bem superior ao seu antecessor em questões de mixagem e masterização de áudio, e alega que vem buscando evoluir como produtor musical... Continue Lendo no Folha da Serra

Tags:  , , , , , ,          

terça-feira, 9 de abril de 2024

A Banda Que Nunca Existiu & Do Culto ao Coma - Quem É a Doença? Quem É a Cura? (2024)...




Depois da união bem sucedida que culminou com o single Todo Mundo Foi Embora?, os grupos paulistas A Banda Que Nunca Existiu e Do Culto Ao Coma se juntaram novamente, mas, agora, para a criação de um EP. Intitulado Quem É A Doença? Quem É A Cura?, o material teve início nos idos de 2022 e conta com composições da ABQNE e interpretações da DCAC. É curioso e estranhamente contagiante. Seu sonar inicial traz uma interessante mistura de comicidade e imaturidade. É como se um aroma jovial, pré-púbere e ingênuo pairasse pelo ambiente e embriagasse o ouvinte com seu toque despreocupado, mas hilariante. Vislumbre é um prelúdio que consegue funcionar como uma espécie de trilha sonora teatral, um abre-alas fora do padrão, mas cuja estrutura sonora consegue capturar a atenção do ouvinte. Contudo, Vislumbre é também experimentação. Experimentação de sons, texturas e harmonias que a torna um produto instrumental enigmático, para dizer o mínimo. Com tais testes, a canção consegue ser cômica, infantil, doce, teatral e ligeiramente épica. Vislumbre é um verdadeiro guia que surge para acompanhar o ouvinte pelas aventuras através dos confins de Quem É A Doença? Quem É A Cura?... Continue Lendo no Site do Diego Pinheiro

Tags:  , , , , , ,