sábado, 29 de junho de 2024

GRINGOS DA SEMANA: A nossa compilação de Junho está on, misturando estilos sonoros e artistas de vários locais do mundo.


PLAYLISTS COM O TOP 20 DE JUNHO: Spotify | Deezer | Tidal | Youtube | Amazon (siga/follow)

 Chegamos com o nosso GRINGOS DA SEMANA de Junho. O nome segue o mesmo, mas o post e atualização da nossa playlist de sons do mundo está na temporalidade mensal. Na capa, a arte “The Violinist”, do pintor espanhol Ángel Botello, um dos artistas aniversariantes deste mês de Junho.

Acima, temos os links que levam para nossas playlists em 5 plataformas atualizadas com o Top 20 deste mês para vocês conhecerem. Muitos sons de trabalhos lançados neste ano, até nesse mês, numa mistura sonora bem louca! Tem momentos de canções eletrônicas, tem pitadas de jazz, post alguma coisa, música pop esquisita e muito mais pra vocês ouvirem.

Vale destacar a faixa rock jazzística com pitadas de eletrônico e folk do compositor israelense Pini Gurfil, que lançou um novo single com clipe em animação esquisita (acho que é IA). Outro som massa que entrou na playlist foi o belo trabalho lo-fi ao piano do holandes Basil Babychan, lançado esse mês. E o som pop com pegada folk da jovem cantora e compositora americana Adeline V. Lopez, que lançou um EP recentemente e uma faixa entrou na nossa playlist.

Esse mês chegaram alguns álbuns e EPs interessantes e sonoramente diferentes. Selecionamos 5 que achamos que vale a pena ouvir na íntegra e conhecer mais. Quase todos também têm sons na atualização da nossa playlist. Leia sobre os destaques ai:

C.O.M.F.O.R.T.A.B.L.E - Soundtracks For War Zones And Games (Álbum/ Austrália)

Essa sigla dá nome ao projeto de um produtor e músico australiano, que é bem low profile. Ele descreve a ideia do projeto como “Acordes e melodias formadas sobre texturas ricas tornam-se ecos luminosos”. Isso não quer dizer, mas ouvindo faz todo sentido. Soundtracks For War Zones And Games é o seu novo álbum. São 10 faixas que se conectam por beats e baterias orgânicas, teclados melancólicos e vocais falados ao longo de mais de meia hora de sons bem produzidos e calmos. “Este álbum é uma coleção de trilhas sonoras que vão desde drone, ambient, piano, palavra falada, glitch, experimental, eletrônica, baixo, batidas e tudo o mais que eu pudesse jogar no ar e vê-lo entrar em colapso em uma ordem musical”, descreve o artista. Em todos os streamings e ai:



Loud Art - Odd Times (Álbum / França)

Novo projeto eletrônico de um artista autodidata e independente que vive na França e adora filosofar sobre os mistérios da vida através dos seus sons. Odd Times é o segundo álbum do projeto. Apresenta 14 faixas com uma fusão de sons mundiais, fortes, modulados e eletrônicos. Em sua maioria instrumental, mas vez por outra usando a voz como instrumento e também no canto. Gostei bastante do trabalho de synths e o jogo com os beats e emulações ao longo de todo o trabalho. O projeto é recente (o primeiro lançamento é de 2022), mas parece ser feito por alguém que se dedica a estudar ou faz isso há muitos anos. O produtor avisa: "a música que você ouve de mim é um reflexo da minha jornada e emoções". Baita álbum eletrônico, ouça nos streamings ou ai:



Fitz - Time For Love To Win (Álbum/ Inglaterra)

Ok, esse aqui é um experimento em beats e samples de vozes do músico e produtor britânico Fitz. Time For Love To Win é seu terceiro trabalho lançado em parceria com a gravadora 108 Recordings. São 7 faixas eletrônicas, com certo ar lo-fi e vocais sampleados. O álbum é feito com material produzido durante a pandemia no lockdown e depois acrescentado os samplers de vocais.  Em geral é um trabalho interessante, gosto de álbuns beats e do caráter contemplativo do trabalho. Está em todos os streamings e ai:



Théo Perek - Breaches (EP/ França)

Théo é um jovem cineasta e compositor de trilhas sonoras, que passeia por vários estilos sonoros para compor esses ambientes cinematográficos. Breaches é seu primeiro EP com 7 faixas e se tornou uma oportunidade para o artista explorar um estilo mais intimista. Misturando sintetizadores analógicos, bateria baseada em samples alterados e espaços reverberados, ele constrói um EP eletrônico, com uma pegada pop e bom uso de voz, mas mantendo uma ambientação cinematográfica. Ouça nos streamings ou ai:



Electronic Ice Cream - Electronic Ice Cream Vol 1 (EP/ Estados Unidos)

Projeto de um músico e produtor de diferentes gêneros indie dos Estados Unidos, que é apaixonado por música eletrônica downtempo, sons meditativos, emocionalmente diversos, temperamentais e cinematográficos. Pelo visto o camarada também curte sorvete e avisa: “Cada música neste projeto tem o nome de um sabor de sorvete que eu gosto”. Electronic Ice Cream Volume 1 foi lançado em maio pela Yarner Records. São 3 faixas instrumentais, com beats suaves ao fundo bem na vibe meditativa, acima dos beats, camadas de vários instrumentos com um intencional ar lo-fi. Neste mês ele lançou o volume 2, mas ainda não o ouvi. Aconselho pra quem curte lo-fi e chill beats. Em todos os streamings e ai:



Curtiu os sons?! Espalha o post nas suas redes e pros seus amigos!!
Tags:  , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário