sábado, 31 de agosto de 2024

Hominis Canidae #171 - Agosto (2024)...



Ouça a mixtape no Youtube (Você acha também no YT Music)


Fechando este longo mês de Agosto com mais uma mixtape cheia de música pra vocês. A nossa #coleta171, chega com 17 faixas, sendo 16 de trabalhos postados no blog ao longo deste mês que finalmente chega ao fim e uma faixa inédita. O som que abre a mix é uma das faixas do novo trabalho do projeto goiano Alphayatch e o produtor e compositor paulista Bernardo Pacheco. "Corte B" é um dos sons do álbum "Corte & Costura", que chega em todos os streamings em Setembro. Uma faixa guiada por uma guitarra e cheia de samplers e elementos extras interessantes ao redor. Saca ai...


A bela arte da coleta foi feita pelo compositor, produtor e arteiro paulista T. Greguol, que além de ter feito a capa, também emplacou um som na mixtape. Ele explicou a ideia pra arte:

"Agosto é o mês do cachorro louco. Então fiz um cachorro comum, bem doido, esperando pra pagar a conta. Esperando pra pagar a conta pq quando for publicado o mês já estará de saída. Uma ideia simples pra brincar com esse mês maluco."

Curtimos a ideia e temos mais um doguinho pra nossa coleção (são várias capas com canideos). Tem mais algum cachorro louco por ai? Fica calminho ouvindo os sons aqui (ou mais alterado). O camarada tem uma infinidade de trabalhos, projetos e muita arte no site dele, vale conferir os sons também, cola aqui.

Agora o de sempre: essa mixtape não deve ser comercializada, sim disseminada e espalhada livremente na internet para cada vez mais gente conhecer o que há de novo na #musicabr. É pra animar seus passeios de bike, seu dia a dia no lotação, etc. Tai mais uma mixtape pra conta, são 14 anos soltando uma todo mês em mais de 15 anos de blog! Ouça nossa coleta, dissemine com os amigos e se curte nosso trabalho, você pode nos apoiar ainda mais assinando nosso Apoia.se ou fortaleça através do nosso PIX que a chave é o nosso mail de contato: hominiscanidae@gmail.com (AJUDE A MANTER A FIRMA!).

Continue indo aos shows, comprando merch dos artistas que curte e disseminando musica!
Tags:  , , , , , , , , , , , , , ,          

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

#GRINGOSDASEMANA: Novos Sons Gringos de 15 países do mundo, álbuns em destaques e playlists atualizadas para você curtir os sons de agosto.


PLAYLISTS TOP 20 DE AGOSTO: Spotify | Deezer | Tidal | Youtube | Amazon (siga/follow)

Chegamos com o nosso GRINGOS DA SEMANA de Agosto, totalmente fora do dia, mas ainda assim dentro do mês. O nome segue o mesmo, mas o post e atualização da nossa playlist de sons do mundo está na temporalidade mensal. Na capa, a arte “Blues”, do Robert Crumb, uma das artistas aniversariantes deste mês de Agosto.

Acima, temos os links que levam para nossas playlists em 5 plataformas atualizadas com o Top 20 deste mês para vocês conhecerem. Todos os sons de trabalhos lançados neste ano, até nesse mês, numa mistura sonora bem louca! Tem momentos de canções eletrônicas, tem pitadas de jazz, post alguma coisa, música pop esquisita e muito mais pra vocês ouvirem.

Vale destacar o som experimental do compositor americano Cochrane, que lançou um novo álbum e colocou um som doideira na playlist. A mistura de clássico, eletrônico e pitadas de metal do som cinematográfico do compositor cambojano Pavel Lipski. Outro som bacana que figura na nossa playlist é uma das faixas do novo EP da artista francesa IRIS, com elementos de pop e música eletrônica, entre outros sons da nossa mixtape.

Mais um mês em que chegaram poucos álbuns, mas separamos três bem interessantes pra vocês conferirem. Eles também estão com sons na nossa playlist atualizada, que conta com sons de artistas de 15 países do mundo. Ouça a playlist acima e leia sobre os sons ai:

Stamor - The Absurd (Álbum/ Eslovênia)

Projeto do músico e produtor Jan Bajc Funa. Este é o primeiro álbum e introduz o Absurdo. "O título remete à visão absurda do mundo tão bem explicada por Albert Camus”, comenta Jan no release. O álbum apresenta 11 temas instrumentais e está cheio de guitarras melancólicas, sintetizadores profundos e alguns instrumentos étnicos de sua região. É um belo registro experimental do momento que o artista estava passando. Acho que é um álbum mais de guitarra que qualquer outra coisa, mas tem bons momentos de synths e outras sonoridades. Ouça nos streamings ou no bandcamp ai:



Low Communication - We Should Leave The Earth (Álbum / Ucrania)

Novo álbum do projeto eletrônico do jovem produtor Bohdan Linchevskіy, da cidade de Cherkasy. A ideia é mistura diversas influências eletrônicas, do ambiente ao krautrock e do lo-fi ao orquestral, com o objetivo de evocar emoções específicas. E acredito que ele faz isso muito bem ao longo das 8 faixas instrumentais de We Should Leave The Earth. São composições em várias camadas com batidas interessantes e melodias gostosas de ouvir. O artista avisa: “Este álbum explora a jornada de duas pessoas que se apaixonam e inicialmente se sentem deslocadas na Terra. Depois de muita deliberação, eles decidem deixar o planeta. Eles sobem ao céu e escapam da órbita da Terra, apenas para descobrir que o espaço é um ambiente assustador e desconhecido”. Para saber o resto, dê o play no trabalho abaixo: 



Frolin - Wish (EP/ Noruega)

Curando as pessoas com sons diretamente da cidade de Haugesund, o compositor já apareceu por aqui algumas vezes e reaparece com Wish, novo trabalho 100% instrumental em suas 7 faixas suaves e cativantes, cheias de elementos que vão do violão ao piano, com algumas ambiências eletrônicas (bem tranquilas) e outros instrumentos. A ideia aqui é contemplar o infinito, meditar e acalmar o coração. “Através da sua música, Frolin convida os ouvintes a juntarem-se a ele na celebração da resiliência do espírito humano e das infinitas possibilidades para um futuro melhor”. E nesse trabalho ainda tem uma produção eletrônica mais elaborada que os anteriores, então se você tá nessa vibe positiva e a fim de relaxar, dê o play:



Curtiu os sons?! Espalha o post nas suas redes e pros seus amigos!!
Tags:  , , , , , , , , , , ,          

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Roger Menn - Depois Do Prazer / Pra Sair Deste Planeta (2024)...





O músico e cantor Roger Menn amplia seus horizontes musicais com o lançamento de seu novo EP, que traz uma releitura de "Depois do Prazer" e a faixa pop reggae, reflexiva, "Pra Sair Deste Planeta". Em "Depois do Prazer", um clássico originalmente lançado pelo grupo Só Pra Contrariar (SPC), Roger Menn reinventa a música ao introduzir batidas de trap e arranjos pop contemporâneos, oferecendo uma nova perspectiva para este ícone do pagode dos anos 90. Com a produção habilidosa de Érico Theobaldo e Roger, a faixa ganha uma nova vida, mantendo-se fresca e relevante. Já em "Pra Sair Deste Planeta", um introspectivo pop reggae, Roger Menn conta com a participação especial do talentoso cantor e compositor Márcio Werneck. A letra sugere uma jornada em busca de algo melhor, simbolizada pelas estrelas e pelo espaço sideral, transmitindo uma mensagem de esperança e perseverança diante das adversidades. Além de sua contribuição vocal, Márcio Werneck adiciona texturas à faixa com sua destreza na guitarra Wah-Wah e nas Congas. A produção, de Roger (guitarras, teclados, voz) e Érico Theobaldo, (baixo, teclados e synths), que também divide a faixa com os cantores, complementa perfeitamente a atmosfera reggae, criando uma experiência auditiva memorável. Este EP é mais uma prévia do álbum completo "Um Hit Que Toque", com lançamento completo previsto ainda para 2024, pelo selo Backing Stars e distribuição pela renomada Ditto Music...

Tags:  , , , , ,          

N.I.X MACHINE - A Evolução do DRILL (2024)...




 A N.I.X Machine é uma MC de Arcoverde, cidade do interior de Pernambuco. Misturando elementos de hip hop, trap, drill, animes e referências sertanejas. Ela apresenta seu primeiro EP nos streamings com 3 faixas que mostram porque ela é uma das MCs de destaques da nova cena, se apresentando e ganhando batalhas ao redor do estado. O EP foi lançado no formato visual primeiro, então vale ver os clipes no canal da artista...

Tags:  , ,          

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Aurata - .Osme Vol1 - o Céu Nesse Instante (2024)...





Ainda com uma última obra do primeiro ciclo de 12 discos em produção, Aurata, o principal projeto do artista natural de Salvador-BA Ramon Gonçalves, inicia um novo percurso com o trabalho “AURATA.OSME vol.1”. Pensado como um duplo de sua narrativa sonora principal, o álbum marca o começo da nova série de trabalhos, desenvolvidos em volumes “.OSME”. O artista, assim, estrutura uma plataforma para conduzir obras múltiplas e descompromissadas com a construção principal do projeto. Essa inquietação criativa não é novidade à carreira do artista, já que possui mais de 10 trabalhos, além de singles e trilhas sonoras para teatro, fora de seu projeto principal, os quais lançou sob seu próprio nome, Ramon Gonçalves. Este primeiro volume carrega uma assertividade e incisão, tanto nas melodias de voz, quanto na sua instrumentação, contraponto significativo às nebulosas e tortuosas propostas sonoras usuais de álbuns da narrativa principal. “O duplo OSME como guia é atravessado pelo vazio e experimentalismo numa espécie de ‘pop afogado’”, define o artista...

Tags:  , , , , , , ,          

Fúria - PILULA DO DIA SEGUINTE (2024)...




 Cantor e compositor, Fúria é um dos nomes emergentes no cenário do rap e se destaca com sua musicalidade aberta a novas possibilidades, navegando por diferentes sonoridades do gueto como o rap, trap, R&B, house, afrobeat, drill, jersey e muitos outros. Explorando seu lado romântico, Fúria prepara o lançamento de “Pílula do Dia Seguinte”, seu trabalho mais próximo do R&B, sonoridade que também é parte da identidade do artista. Alice Baia, Gunê e Jovem Sam estão entre as participações do melodioso EP que traz as complexidades e as delícias do encontro com outra pessoa, sejam aqueles duradouros ou mesmo de uma única noite bem aproveitada... Continue Lendo no Celebs

Tags:  , ,          

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Urumbeta Do Espaço - Urumbeta Do Espaço (2024)...




Na era da informação, na qual a música e outras formas de arte são produzidas por inteligência artificial a todo momento, a banda de post-rock goiana Urumbeta do Espaço vai na contramão desse movimento e lança um álbum gravado totalmente ao vivo e com uma sonoridade orgânica e essencialmente humana. A característica que garante a identidade da banda está na experimentação dos efeitos de sintetizador, sempre marcante em todas as músicas, explorando timbres e efeitos que fogem do convencional e que realmente parecem ter vindo de outro mundo. Além disso, a banda conta com a cozinha sólida de Iann e Renato (ex-banda Sixxen), que tocam juntos há mais de dez anos. As linhas de guitarra melódicas e etéreas, assim como os longos solos, complementam a viagem sonora que os músicos se propõem a fazer. A identidade visual do álbum foi elaborada pelo designer Augusto Zimiani que usou como referência quadrinhos antigos clássicos de ficção cientifica dos anos 50. Além disso, o artista acrescentou elementos típicos do cerrado goiano, como a flor do pequi, fazendo referência a terra natal da banda...

Tags:  , , , , ,          

Mundo Video - HORA DAS REVELAÇÕES (2024)...




 O duo carioca Mundo Video, composto por Gael Sonkin e Vitor Terra, apresenta seu novo EP “A Hora das Revelações”. Já está disponível nas plataformas digitais via Balaclava Records, o EP “A Hora das Revelações” inclui os singles “FESTA NO ALÉM!” e “SOZINHOS: O Desafio”, consolidando uma estética eletrônica abrasileirada na discografia da dupla radicada em São Paulo. Foto com crédito de Karina Yamane A sonoridade pop lo-fi característica do Mundo Video é influenciada por temáticas televisivas, filmes, reality shows e videogames, resultando em narrativas bem-humoradas e paisagens eletrônicas distópicas. O EP, com suas seis faixas, apresenta inspirações que vão do duo canadense Crystal Castles ao rockeiro brasileiro Júpiter Maçã, refletindo um cenário da MTV... Continue Lendo no Minuto Indie

Tags:  , , , , , , ,          

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Velho Amarelo - Infinito Ao Vivo (2024)...




A banda Velho Amarelo tem o prazer de anunciar o lançamento do seu novo álbum "Infinito Ao Vivo", uma emocionante extensão do EP "Infinito", lançado em março de 2023. Este novo trabalho não apenas traz releituras vibrantes das músicas do primeiro EP, mas também apresenta lançamentos inéditos que prometem encantar os fãs e conquistar novos ouvintes. O projeto "Infinito Ao Vivo" foi um dos premiados pelo EDITAL No 007.2023 CULTURA LIVRE - APOIO À PRODUÇÃO ARTÍSTICA 2023 da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP). Este apoio foi fundamental para a realização da gravação ao vivo, que captura a energia e a essência das apresentações da banda. A gravação ao vivo do show, realizada no SESC Castanhal, proporcionou aos fãs uma experiência imersiva, transportando-os diretamente para o palco junto à banda. Cada faixa do álbum foi cuidadosamente selecionada para mostrar a evolução musical da banda, assim como sua habilidade em reinterpretar e renovar suas próprias composições...

Tags:  , , , , ,          

Quarto Quarto - Sorte (2024)




Entre acordes complexos, um toque de Milton Nascimento e a energia de uma banda de garagem, Quarto Quarto apresenta a primeira parte de seu álbum conceitual “Sorte/Revés”. O trio paulistano liderado por Thi Romanelli lança o EP “Sorte”, recheado de temas como introspecção, amor e incertezas da vida cotidiana. O álbum é o disco de estreia do trio e será lançado em duas partes, de acordo com a temática antagônica de sorte e revés que permeia todo o projeto. Quem nunca sentiu que a vida mais parece um jogo de sorte ou revés, passando por altos e baixos sem fim? O grupo paulistano Quarto Quarto explora exatamente essa sensação, através do lançamento de seu álbum Sorte/Revés, dividido em dois EPs de mesmo nome, respectivamente. O primeiro EP, Sorte, é voltado para aqueles momentos em que a gente se sente lá em cima, em que tudo parece perfeito, de pura alegria. Já o segundo EP, Revés, é mais adequado para se ouvir quando você estiver naquela fossa, acreditando ser a pessoa mais azarada do mundo...

Tags:  , , , ,          

domingo, 25 de agosto de 2024

Diana - Diana (Flor Selvagem) (1978)...




Em 1977 Diana desembarca de mala e cuia na RCA Victor, em 78 gravou um disco um tanto quanto obscuro, até no nome, em muitos lugares creditado simplesmente como "Diana", em outros como "Flor Selvagem" ou até como "Campo verde flor selvagem", enfim, escolha você o melhor título. É provavelmente o disco mais autoral da cantora, mas, o único destaque foi uma regravação de Odair José, no caso "Vida que não para", música até que coaduna com a temática do disco de falar de assuntos mais complexos, fugindo completamente do estilão romântico popularesco de outros anos, algo que voltaria, visto a irregular década de 80 na carreira da cantora... Via Brega Blog


Nota do editor: o álbum conta com participações dos integrantes da banda Black Rio e Azymuth, além da cantora Bianca. 
Tags:  , , , , , , ,          

sábado, 24 de agosto de 2024

Meyot - Sopa Primordial (2024)...




Download: Sopa Primordial (2024).zip (Ou beto o mail no bandcamp acima)

 As inconstâncias da vida moderna, a desconexão com o mundo externo, o tédio, o papel do trabalho, a sensação de não pertencimento e até as investidas supremacistas que dominam os embates políticos. Está tudo presente no intenso álbum da banda Meyot, “Sopa Primordial”, uma estreia que apresenta sua sonoridade expandida e desafiadora dos gêneros e convenções musicais. O álbum é uma exploração lírica e sonora de temáticas atuais e uma tradução dos delírios e dilemas de toda uma geração. Polirrítmica, Meyot ressignifica o mundo lá fora com um olhar de quem se recusa a conformar. Os ritmos se quebram, os tempos se misturam, os compassos se descompassam... Continue Lendo no Parana Shop

Tags:  , , , , ,          

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Jovem - Tu, You-You (2024)...




 Calcado no synth pop, quarto álbum do projeto solo do baixista do Falcatrua apresenta canções que têm como letras os poemas ácidos e críticos de Sezostre Os synths eletrônicos espaciais atuam como buracos negros imperdoáveis. Os violões de aço dançam em harmonias construídas em labirintos e a poesia musicada, com expressões ácidas e mordazes, confere o tom satírico de um disco sem meias palavras. É com a coragem de um músico fora de qualquer caixa que o artista Danilo Guimarães, mais conhecido pela alcunha de Jovem, lança o quarto álbum da carreira solo. “TU, YOU-YOU” reúne dez músicas criadas a partir de poemas do mineiro Djami Sezostre, que tecem críticas diretas à condição humana, aos dogmas de sociedades de consumo e ao ego...

Tags:  , , , , ,          

Subversivos - Afronte (2024)...




Formado em 1997, a banda pernambucana Subversivos sempre utilizou a música como ferramenta de protesto, denunciando as mazelas da sociedade capitalista e defendendo uma ordem social mais justa, o poder popular e o socialismo. Em 2024, após anos de trabalho e inúmeros obstáculos, a banda lança seu quinto álbum chamado de “Afronte”, sendo um testemunho de resistência e renovação da cena do Punk Rock pernambucano. Resultado de um processo criativo intenso e desafiador, o disco apresenta 10 faixas que mesclam composições antigas, repaginadas e com novas canções. Matheus Abreu, guitarrista e back vocal da banda, afirma que o disco estava sendo trabalhado desde a pandemia da Covid-19 e vários percalços surgiram no caminho até chegar na conclusão da obra... Continue Lendo no A Verdade

Tags:  , , , ,          

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

F.O.C.A. - Jovelho (2024)...




Batemos um papo rápido com Anderson Foca que completa 50 anos de vida e 30 de carreira. Ele celebra as datas com o lançamento do álbum Jovelho e colecionando bandas e atividades sem fim a frente do combo DoSol junto com Ana Morena. Não vamos aqui botar a ficha corrida do produtor/músico/compositor porque ele sempre aparece por aqui em algum momento como em um dos episódios do nosso podcast. O disco lançado com 8 músicas, e composto em várias parcerias – Felipe S (Mombojó), Lucas (Maglore), Lipe Tavares (SeuZé), Loreb, Barro, Luiz Gadelha e Igor Fortunato – tem uma pegada mais pop, mais MPB, que passeia por muitas influências. Mas também tem peso como em “Uma Nova Era” que é quase como uma vinheta no meio do disco. Na feitura da sonoridade as parcerias foram com Yves Fernandes na bateria e na mixagem, Tiago Andrade no baixo e guitarras e participações de Silvio Franco, Ana Morena e Daniel Jesi... Leia o Papo no Site da Revista O Inimigo

Tags:  , , , , ,          

Rachel Cossermelli - Fractal Feminino, Vol.1 - Dolores Duran (2024)...




Tempos atrás, lembro bem, revelei o que voltarei a dizer agora. Refiro-me à satisfação de perceber que o primeiro disco de uma novata ou de um novato me comoveu, me deixou feliz por tê-la ou tê-lo ouvido e, segundo meus critérios, ter percebido que ali estava um nome a ser conhecido e curtido pelo grande público, aquele que ama a música brasileira. Hoje eu tenho o contentamento de lhes trazer o primeiro álbum de Rachel Cossermelli, "Fractal Feminino Vol. 1: Dolores Duran" (independente). É com prazer que lhes apresento a jovem Rachel: bacharela em canto popular pela Faculdade Santa Marcelina, ela participa ativamente do circuito musical independente paulista. Após três anos na graduação de arquitetura e urbanismo, optou por seguir na música. Neste ofício, descobriu sua paixão por desvendar o papel feminino na música do século XX, que desembocou no projeto Fractal Feminino, que procura atender mulheres que se aventuram na indústria musical... Continue Lendo no Correio da Manhã

Tags:  , , , , ,          

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Hermeto Pascoal - Pra você, Ilza (2024)...





Reconhecido no mundo inteiro como um dos grandes gênios vivos da música, gravado até por Miles Davis e recém condecorado com um título honoris causa pela prestigiada Juilliard de Nova York, Hermeto Pascoal anuncia “Pra você, Ilza”. O álbum de inéditas ganha o mundo pela gravadora carioca Rocinante no dia 28 de maio. Aos 87 anos, ostentando saúde e vigor, o “bruxo” dedica este trabalho à memória de sua esposa Ilza da Silva, com quem viveu 46 anos e teve seis filhos. O álbum surge 24 anos após a partida de Ilza, “a morena linda da foto, filha do violonista regional Romualdo Miranda”, com quem Hermeto morou quando se mudou de Lagoa da Canoa, Alagoas, para Recife. “Tudo o que eu fiz, tudo o que eu faço, tudo o que eu continuo fazendo, a Dona Ilza está presente, maravilhosamente presente. A Dona Ilza sempre esteve presente para mim, para me ajudar de todas as maneiras. Que maravilha e graças a Deus estou aqui. E ela está lá onde Deus a levou. (…) O nosso amor, o nosso espírito, a nossa alma continua junto. Todos continuam desabando”, reflete Hermeto... Continue Lendo no Midia Ninja

Tags:  , , , , , ,          

Gals - Gals (2024)...



Download: Gals (2024).rar

Gals traz 5 músicas cheias de balanço. Comece com um reggae cativante de “Cada Vez Menos”, depois surpreenda-se com a música escolhida para ser o single do EP intitulada “Jeito”, trazendo uma letra provocativa que acaba sendo uma homenagem ao “jeitinho” brasileiro. Uma batida forte, funkeada, uma bela melodia na voz e um solo de guitarra eletrizante que vai elevar o espírito das pessoas. o EP segue com “Muito Mais Além”, uma homenagem em forma de música em um arranjo que transcende... Continue Lendo no Portal CyberPop

Tags:  , , , ,          

terça-feira, 20 de agosto de 2024

João Albino - Entre Lados (2024)...




Nesta terça-feira, o músico de Bauru João Albino lança o álbum “Entre Lados”, que marca a estreia da carreira solo. Dançante e com a estética brasileira, o trabalho reúne oito faixas autorais com produção musical de Cauê Gifalli. Segundo João, o álbum traz referências da própria criação musical – especialmente da música brasileira a partir dos anos 60, samba rock e soul funk – e da MPB pop atual no estilo de Rachel Reis e Gilsons. “Entre Lados” representa também o sonho dele de ter um trabalho solo. Compositor desde os 15 anos de idade e integrante da banda Os Últimos Escolhidos do Futebol, Albino sente como o álbum próprio reflete a essência como artista... Continue Lendo no Social Bauru

Tags:  , , , , , , ,          

Innk - GUERREIRO INNK (2024)...




 Natural de Brasília, o rapper INNK acaba de lançar o álbum “Guerreiro Innk” no qual aborda músicas com temáticas sociais e de reflexão. O álbum vem com 8 faixas, todas produzidas e compostas pelo rapper INNK. Juntamente com o álbum, o rapper lançou o videoclipe da música: Guerreiro Gladiador que está disponível no canal do artista no Youtube. Além de músico, o rapper é idealizador do projeto 1deNois, que fornece alimentação para a população em situação de rua. Sua motivação para desenvolver seu lado artístico é inspirar outras pessoas a fazerem parte de seu projeto, que visa, inicialmente, transformar a vida de quem sobrevive nas ruas... Continue Lendo no Correria RAP

Tags:  , ,          

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

ALEX TEX - TEX (2024)...



Download: TEX (2024).rar

Na verdade nunca é tarde para se aventurar. Se tratando de arte então, aí que idade não é problema. Alex Tex é potiguar, 32 anos de idade e frequentador da cena eletrônica de Natal. Em 2019 armado de um caderno vermelho, uma caneta vermelha e do Fruity Loops, começou a compor e pré-produzir as faixas que do projeto Vermelho Sangue que sai em setembro. O aperitivo é o EP Tex lançado hoje com três músicas. Batemos um papo com Alex para entender todo esse processo criativo que demorou a vir ao mundo... Continue Lendo na Revista O Inimigo

Tags:  , , , , ,          

Febem, CESRV - ABAIXO DO RADAR (2024)...




 "Abaixo do Radar " é o mais recente lançamento do MC e "poeta de camiseta de time" Febem, em parceria com o produtor CESRV. Com mais de 10 anos de carreira, o artista chega ao seu 6º álbum com participações de Luccas Carlos e do cantor Smile. Febem, nascido Felipe Desiderio, é de São Paulo, mas morou em várias cidades do estado. Do bairro da Vila Maria, na zona norte de São Paulo, foi para o município de Diadema, depois passou um período em Itanhaém, no litoral. Lá, inclusive, foi onde ganhou o apelido, dado por um inspetor de escola com quem tinha uma convivência diária no ensino fundamental. Ter morado em vários lugares trouxe uma bagagem cultural impressionante. Desde sua passagem pelo grupo underground ZRM, que ele fundou com Felipe Flip e DJ Sleet, Febem sempre mostrou amplitude musical: funk —com o qual ele se conectou na época da Baixada Santista—, eletrônico, dancehall, soul, disco music e rap - com o qual se aproximou mais com as aulas e a vivência na Casa de Hip Hop de Diadema, com o pai da cultura hip hop, Nelson Triunfo. Além das vertentes da música rap, como o drill e o grime, que ele carrega por conta da sua pesquisa incessante como amante da música e como DJ… Veja mais no Splash

Tags:  , , ,          

domingo, 18 de agosto de 2024

marimbondo - tchau obrigado? (2024)...




Download: tchau obrigado? (2024).zip (ou vá no bandcamp acima)

MARIMBONDO (Campinas – SP) de repente publicou o seu novo álbum chamado "tchau obrigado?". Inspirado pelo trabalho de artistas como Dean Blunt e Elysia Crampton, o projeto constitui-se de uma série de experimentos sonoros desenvolvidos com o uso da colagem de samples, remontagens de clássicos da música brasileira e alusões às sonoridades de múltiplos gêneros da música eletrônica e do rock alternativo. Todo o caos incitado é controlado pela sintetização extrema dos sons roubados desses diferentes universos musicais e serve para desenvolver uma narrativa contemporânea que parte de conflitos relacionais, representados pela primeira metade do álbum, e finda em reflexões gerais sobre as soluções de tais conflitos, representadas pela segunda metade. Ao longo de quatorze músicas, sons do passado e do presente se fundem num espaço de audição afetiva e se tornam irrastreáveis ao mesmo passo em que se mostram cada vez mais familiares...

Tags:  , , , , , ,          

sábado, 17 de agosto de 2024

Raul Misturada - Pangaré (2024)...




 O novo disco de Raul Misturada, “Pangaré” (2024), obra que encerra a trilogia precedida por “Equilibradamente Insano” (2016) e “Tudo Começa Quando Explode” (2021), chega ao mercado fonográfico no próximo dia 12 de julho, com lançamento pela Cafezinho Edições. “(…) Se olhares demasiado tempo dentro de um abismo, o abismo acabará por olhar dentro de ti” – Friedrich Nietzsche, Além do bem e do mal ou Prelúdio de uma filosofia do futuro. César Lacerda “Pangaré” (2024), novo disco de Raul Misturada, tem a virtude de, logo nos primeiros segundos de sua execução, sustentar uma fermata sobre nossa atenção. E nesse estado de coisas, de um tempo suspendido, o artista faz uso de sua lupa. Dispõe-na sobre a vida e os dias de hoje, e então, nos convida a olhar através dessa lente para a face do mundo. Um mundo à beira do abismo, por onde ele passeia, mercador de sonhos, cartógrafo das memórias, sustentando hasteada a bandeira do amor. E isso não é pouco, tampouco é pueril: vivemos a radical era do individualismo. E o que se ouve na voz desse cantador-cantautor, que veleja entre o mais recôndito passado e o mais indistinto futuro, é a sabedoria de quem mirou os olhos do abismo. E sorriu para ele... Continue Lendo no Site da Radio Lisipio

Tags:  , , , , ,          

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

André Prando - Iririu (2024)...




 “Iririu” é uma palavra mágica do Brasil. Um cumprimento, um código. Essa é a definição do cantor e compositor capixaba André Prando sobre o título do seu novo álbum, lançado nesta sexta-feira (12). Com 11 faixas, o disco é um passaporte para uma viagem com destino a intimidade do artista, repleta de emoções e sentimentos. Sempre quis que as pessoas me entendessem como artista na sua pluralidade, na sua liberdade. Quando comecei a compor as músicas deste disco já pensava que ele pudesse ser mais dançante, mais popular. Eu queria ser mais claro nessa poesia, que as pessoas sentissem que o meu trabalho refletisse a minha pessoa. Eu sou viciado em viver Ao mesmo tempo que Prando soa como um legítimo artista brasileiro, o ouvinte também é surpreendido com influências do exterior. As músicas passam livremente por reggae, baião, bossa, tango, blues, congo, balada, dub e rock. É uma explosão de ritmos e combinações únicas que só o capixaba de 34 anos - completados no dia 8 de julho - consegue fazer... Continue Lendo no A Gazeta

Tags:  , , , ,          

Jennify C. - Atmosfera (2024)...




Um dos talentos nascidos da fervilhante nova cena alternativa natalense, a rapper, DJ e produtora Jennify C. lançou nas plataformas seu primeiro álbum autoral, “Atmosfera”, com distribuição pelo selo Dosol. O disco reúne as diversas facetas da artista em 11 músicas autorais, lapidadas ao longo dos últimos quatro anos, período em que ela ganhou os palcos de festivais e eventos protagonizados pela comunidade LGBTQIA+. Jennify é mais conhecida na noite underground da capital potiguar pelos seus DJ sets cheios de energia, peso e groove, mas em “Atmosfera”, a levada é outra. No álbum, beats secos e sintéticos emolduram a densidade dos pensamentos e letras da performer, uma artista trans preta gênero fluído, com muitas histórias para extravasar. Segundo Jennify, o processo foi gradual, e representa um movimento de amadurecimento, um desejo sincero de transparecer sua essência... Continue Lendo na Tribuna do Norte

Tags:  , , ,          

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Adorável Clichê - sonhos que nunca morrem (2024)...




Sonhos Que Nunca Morrem (2024, Balaclava Records) é um desses discos que engolem você. Verdadeiro catálogo de emoções, o segundo e mais recente trabalho de estúdio da banda catarinense Adorável Clichê segue de onde o quarteto formado por Gabrielle Philippi (voz e guitarra), Marlon Lopes (guitarra e voz), Gabriel Geisler (baixo) e Felipe Protski (teclado) parou no antecessor O Que Existe Dentro De Mim (2018), porém, potencializa esse resultado de forma a destacar ainda mais a grandeza dos versos e sentimentos. “É difícil aceitar / Que somos feitos de coisas que deixam cair por aí / Fico catando as sobras e usando pra me alimentar / Eu finjo, mas não finjo bem”, confessa Philippi em Amarga, composição em que trata sobre dependência emocional e a sensação de ser apenas uma alternativa secundária na vida de outra pessoa, mas que sintetiza de maneira preciosa a forte carga sentimental que consome o trabalho. São temáticas e versos talvez desgastados pela própria banda, vide músicas como Papel de Trouxa e Traços, entretanto, utilizando de uma visceralidade e entrega poucas vezes antes percebida nas criações da Adorável Clichê... Continue Lendo no Música Instantânea

Tags:  , , , ,          

ATR - Mutante (2024)...




 “Tudo muda, a única coisa permanente é a mudança”, a frase de Heráclito define bem o espírito que permeia o quarto álbum do ATR - que também acumula 3 EPs, 1 compacto em vinil e uma trilha original para o filme O Encouraçado Potemkin - providencialmente chamado de Mutante. Tal nome não simboliza apenas as transformações musicais e geográficas que o ATR surgido em 2008, como uma banda de rock instrumental em São Carlos-SP, passou até a configuração atual, como um projeto solo do músico e produtor Juliano Parreira que hoje vive em Florianópolis-SC. O conceito apareceu como resposta às incertezas que pairavam sobre o ATR depois dos anos da pandemia e da saída do baterista Eddu Porto e do guitarrista Gustavo Koshikumo para se dedicarem a outros projetos. Como resume Juliano, “O nome tem a ver com o momento do projeto, com as dúvidas que surgem nesse momento em que eu me vi sozinho tendo que decidir se seguia com o ATR. Aí eu saquei que ele nunca foi fechado, que as mudanças de formação e de som sempre aconteceram e o projeto seguiu Mutante”. A mutação também é presente nas próprias composições, tanto na sua audição, em que elementos se repetem, sobrepõem e se transformam, muitas vezes de forma sutil como a paisagem de uma estrada ou abruptamente como um salto no hiperespaço. Além disso, as 8 faixas de Mutante foram produto de constante transformação ao longo de 2 anos. Seis delas começaram a ser compostas ainda como um duo em 2022, com Juliano e Gustavo. No segundo semestre de 2023, Juliano revisitou o que já estava gravado re-criando as músicas que ganharam novos contornos com participações presentes em todas as faixas, com exceção de Banzeiro. Como o disco foi gravado todo remotamente, essas participações também sofreram mutações e ressignificações na edição e mixagem final em um apurado trabalho de bricolagem. Apesar de ser criado em um processo de estúdio, de forma “sequenciada", o próximo passo das músicas de Mutante é ganhar os palcos em um formato de banda, incluindo improvisos e novos arranjos em uma mutação que está para acontecer...

Tags:  , , , , , , ,          

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Karim Al Karim - Mais um Sol (2024)...





Karim Al Karim é um novo artista recifense que busca trazer no EP M∆ÏS ŪM SØL شمس أخرى músicas homenageando suas principais referências locais - sem se ater apenas ao gênero Hip-Hop - pretende na verdade juntar o aspecto de denúncia e desabafo do rap a essas homenagens à artistas renomados, sempre comprometido com a autenticidade lírica para estar entre os grandes rimadores da cidade...

Tags:  , , , , ,          

Caio Bars - Corações Imaginários (2024)...





 O cantor, compositor e músico Caio Bars lança hoje seu primeiro disco solo, Corações Imaginários, nas principais plataformas digitais. Baseado no conceito de mixtape, o disco possui apenas duas faixas – “Lado A” e “Lado B”, cada uma com seis canções embutidas, uma na sequência da outra. A proposta de Caio com o novo álbum é convidar o ouvinte a apreciar um disco no modo analógico, como se fosse uma fita K7 dos anos 90, onde você montava o repertório de suas faixas favoritas uma na sequência da outra, separando-as em dois lados da mesma fita. Essa ideia veio do próprio Caio, que além de artista e radialista, sempre foi um grande pesquisador e entusiasta da música. Fissurado por fazer mixtapes, ele passou a tomar gosto pelas seleções musicais e decidiu fazer de seu disco de estreia um exercício de aplicação desse modo completamente analógico de consumo de música, mas por meio das plataformas digitais... Continue Lendo no Site da Revista O Grito!

Tags:  , , , ,          

terça-feira, 13 de agosto de 2024

hoovaranas - Três (2024)...




Download: Três (2024).rar

 Já faz alguns anos que estamos acompanhando o trabalho do Hoovaranas, banda de Ponta Grossa (PR) que faz um som instrumental excelente. Composto por Rehael Martins, Jorge Bahls e Eric Santana, o segundo disco deles, “Alvorada” (2022), já demonstrava uma evolução musical fantástica para três jovens que mal tinham entrado nos 20 anos de idade. Agora a banda nos apresenta “Três”, título mais que apropriado para o terceiro álbum de um trio, e dão um salto qualitativo ainda mais expressivo. Tanto nas músicas em si quanto no capricho da produção do álbum, à altura do esmero sonoro que a banda se propõe a abraçar. Com oito faixas e breves 32 minutos, “Três” tem um som mais pesado, mas mantém a complexidade que já era comum nas composições da banda. Destaque, como sempre, para os efeitos e pedais utilizados no baixo, que muitas vezes soa como qualquer coisa, menos um baixo. Se for ouvir apenas uma faixa, vá direto para “Solitude”... Continue Lendo no PopLoad

Tags:  , , , , , ,          

Duo Vera Cruz - Duo Vera Cruz (2024)...





O flautista André Siqueira e o pianista Matheus Ribeiro, que formam o Duo Vera Cruz, lançam primeiro trabalho homônimo. O álbum traz o resultado do mergulho autoral do primeiro álbum dos instrumentistas mineiros, gravado entre 2019 e 2023, contando com as participações de Toninho Horta, da cantora chilena Claudia Manzo (BaianaSystem), da percussionista Natália Mitre, do trompetista português Diogo Duque e de Artur Andrés (flauta), membro fundador do Uakti, referência do duo. O instigante universo criativo da dupla teve produção de Alexandre Andrés, elevando o trabalho a um patamar de grande acuidade técnica, em diálogo com a rica música instrumental contemporânea. “Vejo o Duo como uma união muito feliz do André e do Matheus. Eles carregam e honram influências que transmutam para a música deles com frescor, excelência nos seus instrumentos, criatividade musical e artística muito grandes”, analisa Alexandre Andrés. Instrumentistas de destaque na cena belorizontina em projetos diversos na última década, o flautista e o pianista gestam em suas composições e performances uma paisagem sonora de imagens líricas e experimentais, por vezes minimalistas, mas de grande potência interpretativa, explorando tempos musicais complexos. Dentre as dez faixas estão três releituras, revisitando temas de Toninho Horta, Alexandre Andrés e Debussy. O Duo Vera Cruz surgiu em 2013, quando André e Matheus eram colegas na Escola de Música da UEMG, em Belo Horizonte. A escolha do nome buscou remeter às origens do Brasil e à emblemática canção de Milton Nascimento – ponto de interseção musical fundamental dos parceiros. Junto a releituras e projetos diversos de música brasileira, eles começaram a se aventurar nas composições autorais, sobretudo de Matheus inicialmente. “Isso inclusive me incentivou a criar as minhas composições”, relembra André... Continue Lendo no Jornal O Tempo

Tags:  , , , , ,          

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Diomedes Chinaski - Coração Partido Vol. 2 (2024)...




 No começo de 2024, o MC pernambucano Diomedes Chinaski dropou o volume 2 da sua mixtape romântica chamada "Coração Partido"...

Tags:  , ,          

Beeguas - Festa ao Acaso (2024)...




 O rock psicodélico caipira do agora quinteto Beeguas está de volta com três faixas gravadas nos primeiros meses de 2024 no concorrido estúdio Lab Sound, em Piracicaba (SP), terra natal da banda. Festa Ao Caso traz influências do rock alternativo dos anos 90 e do pós-punk, com letras do cotidiano em uma cidade do interior. Beeguas optou por uma proposta diferente para lançar Festa Ao Caso, o quarto da carreira de sete produtivos anos, mesmo com um breve hiato. Na versão do audiovisual, a banda aparece em takes na ilha de gravação e em outros espaços do estúdio, entre cenas reais e encenadas... Continue Lendo no Disconecta

Tags:  , , , , ,          

domingo, 11 de agosto de 2024

Partido da Classe Perigosa - Samba do delinquente (2024)...



Download: Samba do delinquente (2024).zip (ou vá no bandcamp acima)

 O Partido da Classe Perigosa anuncia com grande satisfação a escolha do seu samba-enredo oficia! "O Samba do Delinquente Partes 1 e 2" captura a busca por diversão em meio a uma realidade de exploração ou seja,  é a trilha sonora perfeita para enfrentar o transporte público lotado, que ultrapassa os limites do razoável e toma horas na vida do trabalhador. "Samba do Delinquente" tem a participação especial de Miçanga e seu cavaquinho psicodélico... Via Cultura Pop a Rigor

Tags:  , , , , , , ,          

sábado, 10 de agosto de 2024

bruxa do mangue - marianna and j​ú​lia (2024)...




"a história de amor de duas vampiras. marianna nasceu assim nos anos 90, enquanto júlia foi convertida por ela. esse álbum mostra, em três atos, um pouco de suas vidas", avisa a bruxa do mangue de Sergipe...

Tags:  , , , , , , ,          

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Acácias - Portátil (2024)...




 Depois de ter lançado o EP “Portátil”, a banda Acácias anuncia que seu show de lançamento, o evento acontecerá no dia 24 de agosto, no Palácio da Música, às 20h. E a banda pretende surpreender o público. Segundo a banda, o novo trabalho é uma fusão de ritmos e influências que guiam a banda, além disso os músicos não escondem a raiz da “brasilidade” que vem como base para esse novo trabalho,  ou seja,  eles resolveram misturar ritmos e estilos que vão desde a MPB, brega,  indie rock, pop, até os ritmos latinos. Atualmente a Banda Acácias é formada pela cantora Aívlis Amorim, pelo guitarrista João Brandim, no baixo tem o músico Amadeu Alencar e no teclado Cássio Carvalho... Continue Lendo no Geleia Total

Tags:  , , ,          

PALU - Teiurutau (2024)...




Quatro canções e uma música instrumental compõem Teiurutau, novo EP do Palu.  A palavra título do trabalho é um neologismo composto pelas palavras Teiú e Urutau. Teiús são répteis de hábitos diurnos e Urutau designa um grupo de aves de hábitos noturnos. Os dois animais, muito presentes no interior do estado de São Paulo, simbolizam dois polos de realidade: ave e réptil, ar e terra, noite e dia, polos que permeiam as peças sonoras do álbum na tendência de aproximar realidades distintas: os procedimentos da música experimental  junto a canção; a música com ritmos fortes junto a gravações de ambientes acústicos; os  sons de viola caipira encontram os sintetizadores e a guitarra elétrica, as letras remetem a elementos do mundo rural, o universo caipira interiorano tem seu toque de psicodelia. Em Teiururau, Palu reforça o experimentalismo com canções, já presentes no trabalho de 2020, “Exoesqueletos, sampledelia e criaturas rurais”: o experimental incide tanto na mistura de timbres, na forma e na estrutura das canções. Neste trabalho Palu também define melhor a sonoridade da estética do seu “agrofuturismo” - termo usado em seu EP de 2016 “Agrofuturiste”  -, um retorno aos cenários do interior paulista para propor uma música caipira contemporânea, com ruídos, paisagens sonoras, viola caipira e sintetizadores...

Tags:  , , , , , ,          

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Juão Nyn - NHE’ETIMBÓ (2024)...




 Como um contrafeitiço musical, o álbum de estreia do cantor e compositor potiguara Juão Nÿn é apresentado. O primeiro disco do artista é intitulado “NHE’ETIMBÓ", a partir do conceito original de “VOZ, FUMAÇA DE CORPO”, que é subtítulo e livre interpretação do neologismo Nhe’etimbó, uma elaboração de que voz é corpo para devolver no canto dignidade ao próprio recorte indígena, revalorizar o sagrado nativo e deixar um material artístico e criativo da própria cultura étnica, sendo um bom ancestral. Ao longo de 9 faixas cantadas em Tupi, um prólogo e um epílogo com ruídos baseado no Grito/Canto dos Anjos (som relatado pelos colonizadores, que os Potiguaras faziam ao serem executados queimados pelo calor de uma fogueira, amarrados de cabeça para baixo sobre elas), Juão apresenta uma pesquisa pela cultura do próprio povo, em uma obra que entrelaça a riqueza cultural indígena com sons contemporâneos e dançantes. “KARAIMONHANG” é a canção-foco do projeto e traz a palavra como portal, como um pedido de benção sendo colocado na boca do público... Continue Lendo no Correio do Povo

Tags:  , , , , , , ,