sexta-feira, 29 de novembro de 2024

#GRINGOSDASEMANA: O mundo é grandão e cheio de sons esquisitos e interessantes. Se tu não acredita, saca isso aqui...


PLAYLISTS TOP 20 DE NOVEMBRO: Spotify | Deezer | Tidal | Youtube | Amazon (siga/follow)

 Chegamos com o nosso GRINGOS DA SEMANA de Novembro. O nome segue o mesmo, mas o post e atualização da nossa playlist de sons do mundo está na temporalidade mensal, MAS DEVE MUDAR EM BREVE. Na capa, a arte “The heart of the matter”,do pintor belga René Magritte (1898 –19673), que nasceu no dia 21 de Novembro.

Acima, temos os links que levam para nossas playlists em 5 plataformas atualizadas com o Top 20 deste mês para vocês conhecerem. Acho que iremos encerrar as playlists e pensar um pouco diferente nossos posts gringos. Quase todos os sons de trabalhos lançados neste ano, até nesse mês, tem uma mistura sonora bem legal!


Esse mês chegaram alguns bons trabalhos. Um exemplo é o último single que antecede o novo álbum da dupla de compositores Córdoba (da Dinamarca) & Ciurkot (Da Alemanha). A mistura de música clássica e eletrônica do novo single do compositor americano Michael William Gilbert. Outro som massa que chegou esse mês foi a música eletrônica ambient pra acalmar do produtor egipcio Hammad Jr. todas presentes na atualização da nossa playlist.


Abaixo os álbuns que achamos que seria legal você ouvir na integra, além de uma premiere mundial de um som eletrônico foda. Ouça a playlist acima e leia sobre os sons ai:


Michele Bertoni - Sounds for Films of Sicily and Sardinia (Álbum/ Itália)


Michele nasceu em Veneza e desde os anos 1990 está envolvido com a música em seu país. Sounds for Films of Sicily and Sardinia é o 20º projeto musical que ele desenvolve nestas três décadas de carreira. Foi lançado em setembro deste ano e apresenta 11 faixas instrumentais, cheias de synths e ambiências sonoras que estão estritamente ligados ao álbum de fotos de Daniele Marzeddu de mesmo nome.”As fotos de Daniele eram pontos fixos que nortearam o processo de sedimentação dos sons e o desenvolvimento de massas sonoras que elaborei tocando sintetizadores, percussões, violão, bandolim e baixo”, comenta o artista. É pra quem curte som abstrato, que poderia ser trilha sonora de filme de arte. ouça aqui:




Violetera - How A Clock Becomes A Ruler (Álbum/ Estados Unidos)


Trio de rock instrumental da cidade de Portland. How A Clock Becomes A Ruler é o terceiro trabalho da banda, está sendo lançado pela Etxera Records (inclusive em fita k7). São 7 faixas instrumentais que misturam elementos de post rock, hardcore e metal. O trabalho captura a evolução da banda ao longo de um década, equilibrando composições complexas com energia visceral. “O álbum convida os ouvintes a um jornada sonora que transcende o gênero, oferecendo uma experiência coesa, porém imprevisível, que desafia as convenções”, explica a galera no release.Ouça nos streamings ou no bandcamp do selo abaixo:




Sergey Khomenko - From Mars to Victoria (Álbum/ Ucrânia-Itália)


Sergey nasceu na Ucrânia e vive na Itália desde os anos 2000. Utilizando uma gama de instrumentos e estilos sonoros, ele vem lançando vários trabalhos instrumentais ao longo dos últimos anos, que figuram em séries de TV no seu país de origem. Hora mais conectado com a música clássica, em outros momentos abraçando o jazz, sempre misturando referências e estilos. From Mars to Victoria é seu álbum de 2024. São 9 faixas instrumentais que podem ser vistas como uma compilação, mais que como um álbum. Isso exatamente porque o compositor mistura as suas mais diversas influências, vivências e conhecimentos sonoros em cada uma das faixas. Tudo com muita qualidade. Ouça no seu streaming preferido ou aqui:




Nest - Kites (Álbum/ Israel)


Trio instrumental da cidade de Tel Aviv, Kites é o primeiro álbum do projeto, que anteriormente lançou um EP. São 9 faixas instrumentais, que seguem a ideia de criar paisagens sonoras intrincadas que transportam os ouvintes em uma jornada evocativa. fundindo os sons do pós-rock com um toque psicodelia. Acho que eles atingem bem o objetivo, por mais que veja a guitarra como um elemento muito mais presente que os outros ao longo de todo o álbum, sempre naquela alternância nas melodias e ritmos, fazendo as canções passarem de interlúdios serenos a crescentes e poderosos, convidando à introspecção e à conexão. Ouça nos streamings ou no bandcamp abaixo:



Angelo Camasso - Resonace (EP/ Itália)


Angelo é do sul da Itália, filho de músico, descobriu sua paixão pela bateria aos 5 anos de idade e vem se dedicando a isso desde então. Além de muito estudo, que já rendeu prêmios individuais, o artista tocou com uma galera e agora finalmente apresenta seu primeiro trabalho “solo” ou assinando as faixas. Resonance é um EP instrumental de 4 faixas, lançado neste mês de novembro, que mistura uma fusão de estilos modernos que se conectam através do jazz, sempre com a bateria como instrumento principal. “Cada faixa deste EP reflete um período diferente da vida do autor, captando momentos de alegria, euforia, tristeza, incerteza e saudade. Angelo expressa essas emoções através da língua que ele conhece melhor: música”, explica o release. Ouça no seu streaming preferido ou aqui:



E um single foda, só porque a galera escolheu não lançar nos streamings, apenas no soundcloud, então não tenho como por na playlist:

fectoper, Tatiana Korkach - Wagging Tails (Single/ Zimbábue & Alemanha)


Ok, este é um som eletrônico e experimental na linha do downtempo, abstrato e bem interessante. Pelo que entendi fectoper é o produtor e beatmaker do Zimbábue que em Wagging Tails conta com a participação da artista alemã Tatiana Korkach cantando e emulando vários efeitos vocais. É tudo muito suave, bem produzido, aquele som que te faz sentir alguma coisa. Ouça no soundcloud (Pelo visto só saiu por lá):



Curtiu os sons?! Espalha o post nas suas redes e pros seus amigos!!
Tags:  , , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário