quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

GRINGOS DE FEVEREIRO: Nossa compilação não carnavalesca recheada com novos lançamentos de vários cantos do mundo...


Chegamos com o nosso post gringo de fevereiro de 2025. Como já falamos, não vamos mais fazer playlists nos streamings. Isso mesmo, foda-se as plataformas. As mais populares pagam mal e mesmo assim não faz tanta diferença, já que boa parte dos sons gringos que falamos é esquisito, experimental, fora do escopo de interesse de quem usa essas plataformas normalmente.

Na capa deste post, a obra “Blue Dance”, do pintor e compositor americano Tom Wesselmann (1931-2004), que nasceu neste mês de fevereiro.  Abaixo, os álbuns, EPs e até um vídeo que curtimos o som neste mês de Fevereiro. Uma vibe bem não carnaval, mas nem por isso ruim.

Vale ler sobre eles e ouvir na íntegra, porque música se ouve na íntegra e não aos pedaços:

Sairen - Penumbra (Álbum/ França)

Penumbra é o sétimo álbum do projeto de post-rock capitaneado pelo guitarrista Guillaume de Marqué. O trabalho apresenta 10 faixas instrumentais densas, elaboradas com andamento lento nos anos de 2023 e 2024, que convidam o ouvinte a profunda introspecção e exploração dos seus sentimentos. As faixas são inspiradas na técnica de pintura “chiaroscuro”, que trabalha o contraste entre a luz e a sombra para criar profundidade. As composições espelham esses contrastes através de mudanças tonais sutis, invocando uma profunda sensação de luz e escuridão. “A ideia original de uma música pode ser um riff de guitarra, uma frase melódica ou um padrão rítmico”, comenta Guillaurme no release. É mais um baita trabalho instrumental, com elementos de post rock/ metal e psicodelia, que chegou ao mundo neste começo de 2025 e acho que você deveria ouvir no seu player preferido ou aqui:



Diskcopy  - POP MOODS vol.2 (Coletânea/ Reino Unido)

Músico e compositor que vive escondido em um estúdio cheio de retro computadores e equipamentos MIDI. POP MOODS vol.2 é uma compilação lançada em 2024 pelo artista em todos os streamings, formada por faixas lançadas como demos entre 2020 e 2024 no soundcloud. É um trabalho fetichista pra quem curte sons e coisas antigas. "Todas as faixas foram executadas, sequenciadas, e projetadas usando equipamento MIDI da velha escola com SequencerOne PLUS”, avisa no bandcamp. É um belo trabalho utilizando teclados Rolland, numa pegada jazz instrumental colorida e suave, para relaxar de forma lisérgica. Ouça no seu streaming usual ou aqui:



Logica Abstracta - Headspace Station (Álbum/ Estados Unidos)

Novo trabalho do projeto de música ambiente do experiente produtor nova iorquino Vadim Militsin, Headspace Station apresenta 16 faixas instrumentais e foi lançado pelo selo OMNINORM em dezembro de 2024. O álbum oferece uma audição melancólica e experiência etérea, caracterizada por texturas flutuantes, experimentos granulares e profundas paisagens sonoras. Alguns títulos de faixas inspiram-se nos mapas da Lua e de Marte, enquanto outros foram produzidos usando um gerador de palavras fictícias, reforçando a sensação de outro mundo do álbum. Ao longo de mais de uma hora de beats e belos synths em faixas que se conectam e variam bem entre elas mesmas, o artista nos convida à abstração e a viajar pelo universo sem sair do lugar. Vale ouvir no seu player preferido ou abaixo:



Art Hour - Moonrise Surprise (Álbum/ França)

Novo álbum do projeto solo do tecladista, baterista e guitarrista parisiense Arthur W. Moonrise Surprise é o segundo álbum do multi-instrumentista, que acaba de ser lançado em fevereiro de 2025, levando a produção eletrônica um passo além de seu álbum de estreia. Fazendo uma fusão progressiva de Jazz com experimentações etéreas de psicodelia, rock e batidas eletrônicas, Art entrega um trabalho de 10 faixas instrumentais com paisagens sonoras cinematográficas. Segundo o artista, “o álbum leva você a uma jornada instrumental pelo espaço sideral em um ritmo em evolução sem fim”. Ouça no seu player preferido ou aqui no bandcamp: 



Matthew Mirliani - retail (EP/ Estados Unidos)

Matthew é um jovem produtor de música eletrônica de Nova Jersey. Ele começou a lançar em 2022, mas foi em 2024 que ele aumentou muito sua produção de lançamentos, com vários EPs. Um deles é retail, seu quarto lançamento que conta com 8 faixas em sua maioria curtas, que remetem a vinhetas e que misturam elementos de música eletrônica, pop, com sonoridade lo-fi típica de gravações caseiras. Ele descreve o trabalho como uma “exploração sonora da nostalgia milenar com influências de música ambiente e mallsoft” (Ou Mallwave, um subgênero do Vaporwave). Quando o artista se atém às faixas eletrônicas, o EP flui de forma mais interessante, mas vez por outra retalhos com vocais surgem aqui e ali. Porém, não deixa de ser um experimento interessante, conheça nos streamings ou aqui:



Agniy - "Sila Lěsa" (single video/ República Tcheca)

Normalmente não postamos videos e singles por aqui, mas gostei desse som deste produtor tcheco, que criou um alterego/personagem pra soltar seus trabalhos eletrônicos. Ele descreve Agniy como um bardo que usa uma pedra ametista mágica para criar música e restaurar a harmonia no mundo. “Sila Lěsa”, single lançado neste mês de fevereiro de 2025, mistura batidas hipnóticas com sons atmosféricos profundos e energia mística da floresta. Pelo menos é isso que o produtor diz no release que nos enviou. Gosto dos synths, gosto dos beats e dos elementos meio folks que remetem ao cinema em alguns momentos dos 7 minutos do som. Ouça vendo o video ai:



Curtiu os sons?! Espalha o post nas suas redes e pros seus amigs!!
Tags:  , , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário