domingo, 30 de março de 2025

GRINGOS DE MARÇO: Só som gringo louco e interessante pra você conhecer...


Chegamos com o nosso post gringo de Março de 2025. Como já falamos, não vamos mais fazer playlists nos streamings. Isso mesmo, foda-se as plataformas. As mais populares pagam mal e mesmo assim não faz tanta diferença, já que boa parte dos sons gringos que falamos por aqui é esquisito, experimental, fora do escopo de interesse de quem usa essas plataformas normalmente.

Na capa deste post, um zoom do clássico quadro “ A Noite Estrelada”, do pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890), que nasceu num 30 de Março.  Abaixo, os álbuns, EPs e até um curta metragem sonoro que curtimos muito neste mês de Março. Vários trabalhos foram lançados neste mês ou até nesta semana.

Vale ler sobre eles e ouvir na íntegra, porque música se ouve na íntegra e não aos pedaços:

Groove Xanadu - Groove Xanadu (Álbum/ Estados Unidos/França)

Projeto do cantor e compositor Michael D. Amitin, um expatriado americano que morava em Paris quando compôs as faixas deste primeiro álbum homônimo. Groove Xanadu tem 8 faixas, que misturam elementos de blues, funk, soul, jazz, rock e psicodelia, tudo de maneira bem produzida, o que dá aquele ar de sofisticação a mistura de estilos dos integrantes da banda. No release, Michael deixa claro que todos os integrantes convidados para o projeto contribuíram para a mistura sonora deste trabalho, que foi exaustivamente lapidado em estúdio nas várias sessões de ensaio. Gravado no QDS Studio em Paris, com overdubs do Isaackito, velho conhecido da casa, que já gravou e contribui com vários brasileiros expatriados na Europa, o álbum tem ao mesmo tempo uma sonoridade tropical e meio sombria (ou fria). Ouça no seu player preferido ou no bandcamp:



José Tomás Molina & Nil Elses - Arquitectura Espectral (EP/ Chile e Estados Unidos)

Este é o primeiro EP colaborativo entre o americano Nil Elses e o chileno José Tomás Molina. São 5 faixas que combinam paisagens sonoras eletrônicas ambientais, texturas neoclássicas e estruturas progressivas, de forma bem interessante e com boa produção. O trabalho convida os ouvintes a uma exploração da arquitetura sonora (dai o nome Arquitectura Espectral). Cada faixa constrói sua própria atmosfera distinta, criando experiências imersivas enraizadas na experimentação e introspecção, demonstrando uma sinergia bem bacana entre os produtores. O trabalho chegou neste mês de Março de 2025 em todos os streamings. Ouça no seu streaming usual ou no bandcamp abaixo:



Sunglow - Chocolate, Strawberry, and Pistachio (Álbum/ Estados Unidos)

Novo álbum repleto de feats do projeto do produtor e compositor americano Daniel Brady Lynch. Em Chocolate, Strawberry, and Pistachio, lançado neste mês de março de 2025, ele apresenta 9 faixas eletrônicas com pegada pop e lo-fi e diversas participações de artistas indies da cena de Chicago. Cada faixa tem um feat, menos a último, que é 100% instrumental. Gosto da presença dos synths e gosto das participações, que dão um tom diferente a cada uma das faixas com seus vocais e interpretações. É um trabalho não linear, então tem faixas mais interessantes que outras, mas é uma boa compilação sonora. Ouça nos streamings ou no bandcamp:



Daniel Coppens - After the End (Álbum/ Estados Unidos) 

Daniel é um experimente compositor e multi-instrumentista que vive na Carolina do Norte, e cria música impregnada de nostalgia e introspecção, misturando delicadas texturas eletrônicas e movimentos orquestrais modernos para criar paisagens sonoras envolventes. After the End foi lançado no fim de Março de 2025, é seu terceiro álbum em 5 anos, e apresenta 8 temas instrumentais longos, com belos sintetizadores suaves, melodias em camadas e texturas orgânicas carregadas de uma ambiência muito bem pensada. "Esta magnífica coleção é uma reflexão sonora sobre os momentos mais decisivos da vida: o que acontece depois da mudança, depois da perda, depois de tudo mudar?”, conta o artista no release. O trabalho está em todos os streamings e também no bandcamp:



𝒅𝒐𝒖𝒙 𝒈𝒆𝒐𝒓𝒈𝒆 - first time it happened (EP/ Curta metragem/ França)

Primeiro EP/ Experimento da compositora Chloé George. first time it happened apresenta 5 faixas e foi lançado em dezembro de 2023. A sonoridade mistura música eletrônica com certo ar ambient e pop e uma pegada lo-fi bacana e ecos de Hyperpop, com vocais cheios de efeitos feitos pela artista. No final de 2024, o trabalho foi ressignificado num curta metragem. O curta sonoro se chama “Lost in Alice's World”, produzido por Erogene e que conecta as faixas do trabalho em imagens interessantes e um tanto lisérgicas e melancólicas. Ouça e assista aqui:



Curtiu os sons?! Espalha o post nas suas redes e pros seus amigs!!
Tags:  , , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário