terça-feira, 29 de abril de 2025

GRINGOS DE ABRIL: Uma viagem sonora pela Europa em novos álbuns e artistas do velho continente...


Chegamos com o nosso post gringo de Abril de 2025. Como já falamos, não vamos mais fazer playlists nos streamings. Isso mesmo, foda-se as plataformas. As mais populares pagam mal e mesmo assim não faz tanta diferença, já que boa parte dos sons gringos que falamos por aqui é esquisito, experimental, fora do escopo de interesse de quem usa essas plataformas normalmente.

Na capa deste post, o quadro “Passer's By Street Musicians” (1965), do pintor francês Jean Helion (1904 - 1987), que nasceu num mê de Abril.  Abaixo, os álbuns, EPs e um clipe que curtimos muito neste mês. Vários trabalhos foram lançados por esses dias.


Vale ler sobre eles e ouvir na íntegra, porque música se ouve na íntegra e não aos pedaços:


NuN's Chaostry - Tioweh (Álbum/ Polônia) Pelo que entendi, trata-se do primeiro álbum de um projeto eletrônico, ambient e instrumental do músico e produtor polones Kacper Graczyk. Tioweh apresenta 6 faixas bem pensadas e produzidas, cheias de efeitos e ambiências, combinando vozes ancestrais de xamãs do norte da Sibéria com texturas espaçosas e sobrenaturais. O álbum que está sendo lançado hoje em todos os streamings e também em LP pela Mindses Music, apresenta vocais sampleados de canções xamânicas e narrativas autênticas do Ártico Siberiano, mais especificamente no povo Nganasan — a cultura indígena mais setentrional da Eurásia. Tais vozes são entrelaçadas com o misterioso mundo sonoro ambiente característico do projeto. Ouça no seu streaming preferido ou no bandcamp:



Alex revox Jr - B77 (Álbum/ França)

Debute bem interessante deste jovem artista francês, voltado para a música eletrônica com uma pegada pop. B77 é um trabalho de 10 faixas, que homenageia os pioneiros do som eletrônico na França, mas que ao mesmo tempo mostra a voz distinta deste novo nome que surge. Texturas granuladas, padrões hipnóticos e referências claras a nomes como Pierre Henry, Kraftwerk, Philip Glass e outros, demonstram e constroem uma ponte sonora entre o passado e o presente, misturando estilos com uma experimentação interessante, boas técnicas e uma excelente produção e bom humor. O resultado é um som eletrônico artesanal e sutilmente vintage, moldado por uma produção meticulosa e uma sensibilidade musical diferenciada de alguém que parece ter se divertido muito fazendo este álbum. Ouça nos streamings ou abaixo:



MOVION - Vertice (Álbum/ Italia)

Trio instrumental formado em Turim no ano de 2012, com o compromisso artístico de combinar atmosferas sintéticas e paisagens sonoras acústicas através de uma narrativa sonora guiada pela emoção e pela psicodelia. Vertice é o terceiro álbum da banda, lançado em janeiro de 2025. O trabalho tem 9 faixas instrumentais que misturam elementos típicos do post rock com os da música eletrônica experimental, sempre recheado de psicodelia e uma forte carga de emoção, além do belo trabalho de composição e produção. Ouça nos streamings ou no bandcamp:



DR. Piankov - Mosaic (Álbum/ Rússia)

Projeto de um compositor russo que vive nos Estados Unidos. O trabalho do artista faz a fusão do jazz mais tradicional com sonoridades de diversos locais do mundo. Mosaic é seu quarto álbum, são 16 faixas, majoritariamente instrumentais, que misturam com maestria harmonias complexas e ritmos intrincados, mantendo uma acessibilidade notável que beira a música pop. Nem todas as faixas acertam, mas as que vão bem, valem por conhecer o álbum todo. O trabalho está em todos os streamings, ouça no youtube:



Maria Karakusheva - "The Wild Iris" (Clipe/ Bulgária)

Maria é uma compositora de música clássica nascida na Bulgária, criada na França e que atualmente vive na Holanda. "The Wild Iris", faz parte do novo álbum da artista, Forget Me Not, a ser lançado em breve. Inspirada na íris selvagem — uma flor que prospera mesmo nas condições mais adversas —, esta composição explora temas de feminilidade, resiliência e força interior. “Através de um trabalho de piano delicado, porém expressivo, convido os ouvintes a uma jornada de autodescoberta, abraçando a vulnerabilidade como fonte de poder”, explica a artista em seu release de apresentação. No clipe, a artista ao piano performa junto com um trio de compositoras nas cordas de violinos, bem bonito:



Curtiu os sons?! Espalha o post nas suas redes e pros seus amigs!!
Tags:  , , , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário